Processo Produtivo

Desafios da produção de animação no Brasil: considerações com base nos relatos de experiências de profissionais

por Flávia Resende Lacerda

A animação é segmento do audiovisual, no entanto essa indústria se difere muito das produções de filmes live-action. O surgimento de novas tecnologias, particularmente, teve grande impacto no processo produtivo de animações. Portanto, esta pesquisa tem como foco o processo de produção de uma obra de animação com o objetivo de identificar as contribuições dos trabalhos científicos publicados sobre o tema. Por meio do site do Núcleo de Design de Animação pretende-se compartilhar o que se encontrou com a pesquisa com outros interessados pelo tema.A indústria de animação cresce no Brasil e tem potencial de maior geração de renda, empregos e valor

cultural. Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais tecnologias contribuem para o desenvolvimento

da indústria de animação quando empregadas como estratégias de superação de desafios na cadeia

produtiva, em especial na animação 2D digital. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo realizada a

pesquisa bibliográfica e a transcrição em língua portuguesa do relato de profissionais que atuam na

produção e gestão de equipes de animação no Brasil. Os desafios identificados foram: a insuficiência ou

inadequação das etapas de pré-produção; a limitação nos orçamentos para a produção; dificuldades em

seguir cronogramas. Os resultados mostram que muitos desafios de produção têm sido contornados com a

experiência dos profissionais e são amenizados com a implementação de modelos de gestão que foram

sendo aprimorados empiricamente. Por fim, fica evidente a necessidade de ampliar o emprego de métodos

sistematizados de etapas de produção, bem como o registro dos conhecimentos de produção de animação.

PALAVRAS-CHAVE: indústria criativa; mercado de animação; processo produtivo.

Referências bibliográficas

ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação. CARTILHA: Questões frequentes relativas a projetos de animação. 2021

BARDIN, Laurence. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

CHONG, Andrew. Animação digital. Porto Alegre: Bookman, 2011.

GORGULHO, Luciane Fernandes et al. A economia da cultura, o BNDES e o desenvolvimento sustentável. 2009. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1961> Acesso em: out. 2021

NIKO, Diego; ZENDRON, Patrícia. O mercado consumidor de animação no Brasil.

BNDES Set., Rio de Janeiro, v. 25, n. 49, p. 7-27, mar. 2019. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/16961 >, 2019.

PANDOLFI, Fabiano; BRANCO, Marsal Alves; PINHEIRO, Cristiano Max. Estudo do processo de realização da produção de animação em longa-metragem do filme “Até que a Sbórnia nos Separe”. Freevale GamePad, v. 20, 2015.

SCHIRIGATTI, Elisangela Lobo; AVRICHIR, Ilan. Processo de produção de uma animação: Uma abordagem teórica. Diálogo com a Economia Criativa, v. 4, n. 11, p. 32-55, 2019.

SCHIRIGATTI, Elisangela Lobo; AVRICHIR, Ilan; KASPRZAK, Luis Fernando. A produção de animação no Estado do Paraná/Brasil com base no uso de recursos públicos e privados. In: Congresso Internacional de Administração, 15., Sucre/Bolívia. Anais…Sucre:ADM, 2018

TSCHANG, Feichin et al. Production and political economy in the animation industry: Why insourcing and outsourcing occur. 2004.

UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT – UNCTAD.

Creative Economy Report 2008, Gevene, 2008. Disponível em <http://www.unctad.org/en/docs/ditc20082cer_en.pdf>

WINDER, Catherine; DOWLATABADI, Zahra; MILLER-ZARNEKE, Tracey. Producing animation. Routledge, 2012.

YOON, Hyejin; MALECKI, Edward J. Cartoon planet: worlds of production and global production networks in the animation industry. Industrial and Corporate Change, v. 19, n. 1, p. 239-271, 2010.