A animação sempre teve uma dimensão educativa bastante saliente. Segundo o próprio Walt Disney:
“Sem dúvida, na mente dos educadores do futuro, o desenho animado será o instrumento mais dócil, mais ágil e mais estimulante de ensino (…) A migração dos povos, a estrutura das sociedades, os princípios filosóficos, o conhecimento das matemáticas, as correntes marítimas, as novas leis eletrônicas, poderão ser tratadas em filme de animação e poderão tornar-se mais claras para todos”. (Walt Disney, 1948, prefácio do livro de LoDuca)
Entretanto, nem a animação, nem a divulgação científica são completamente imparciais. É interessante lembrar que Walt Disney fez a citação acima logo depois de colocar seu estúdio à serviço das forças armadas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial. O objetivo dessa pesquisa é portanto investigar as estratégias utilizadas pela animação para a criação de um imaginário propício para a difusão de assuntos científicos, encontrando filmes de caráter científico e confrontando-os com os contextos socio-tecno-políticos e culturais das épocas em que foram criados.