Pessoas ainda passam fome?
Cerca de 821 milhões de pessoas no mundo passam fome (ONU, 2018). Maior ocorrência na América do Sul e na maior parte de África.
Segundo dados da FAO (2013), um terço de todo alimento produzido no mundo perde-se ou é desperdiçado, um custo de mais de dois trilhões de dólares por ano. Além disso, estima-se que o mundo produz alimentos suficientes para alimentar a todos, contudo uma pessoa em nove sofre de fome crônica (FAO, 2018).
O que é desperdício de alimentos?
Entende-se por desperdício de alimentos o descarte de alimentos com propriedades nutritivas e que estejam bons para o consumo humano, ou ainda, qualquer uso destes alimentos de forma que não seja a alimentação (FAO, 2017).
Ou seja, o desperdício se refere a todos os alimentos que se encontram em bons estados para consumo e que não cumpriram e não vão cumprir com a função da alimentação humana.
Quando ocorre o desperdício?
O desperdício acontece durante todos os processos da cadeia de produção e distribuição dos alimentos. Representa também, o desperdício de recursos, tanto financeiros como naturais, utilizados na sua produção como por exemplo água, terra e energia, bem como o aumento dos gases de efeito estufa (FAO, 2017).
É um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que objetiva divulgar informações sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo e incentivar boas práticas para evitar o desperdício de alimentos.
Através do desenvolvimento de produtos visuais e audiovisuais e a organização de eventos/encontros
Ícones da ODS que representam o enfoque do projeto
Em 2017 foi criado o projeto de extensão Vai uma dica aí? fruto de uma parceria do Departamento de Design da UTFPR com o Slow Food Brasil, por meio do convívio Coré Etuba. A partir dele, foram organizadas palestras e exposições para os alunos da universidade e comunidade externa. Essas exposições foram elaboradas pelos estudantes de Design na disciplina de fotografia (mais tarde envolveu também as disciplinas de animação e audiovisual) com o desafio de propor abordagens visuais com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos. Esse material foi utilizado no evento Disco Xepa (realizado pelo Slow Food Brasil) e em várias outras exposições.
Você pode conferir a matéria feita pelo site do Slow Food Internacional sobre nossa exposição no mercado municipal em 2019 aqui.
Apresentação do Artigo científico intitulado “Produção de material audiovisual como meio de conscientização contra o desperdício de alimentos” no Simpósio Mundial de Sustentabilidade – Conferência Internacional Bridge 2019, em 19 de setembro de 2019.
Acesse os anais do Simpósio pelo link: http://www.unisul.br/simposio-mundial-de-sustentabilidade-conferencia-internacional-bridge-2019/
Os encontros presenciais não eram mais uma realidade em 2020, mas isso não impediu que nossos objetivos fossem cumpridos. Reinventamos nossa identidade, demos continuidade às palestras, de modo virtual, e focamos na nossa presença nas redes sociais com o propósito de expandir a divulgação de nosso trabalho e abordar esse tema tão importante de novas maneiras. Conheça nosso perfil no Instagram (@projeto.aproveita) e fique por dentro de todas as novidades que temos planejadas para esse ano!
Além disso, em nosso canal do Youtube, você pode assistir as duas lives que a equipe realizou com o intuito de desenvolver assuntos na área e o projeto.
Palestra online sobre os desafios do Projeto Aproveita, os princípios e ações do Slow Food. Ação realizada no curso de extensão MUDA na PUCPR, em 23 de outubro de 2020.
Conjunto de posts para o feed e stories sobre o resgate histórico e novos desafios do Projeto Aproveita. Ação realizada no Instagram e Facebook do Projeto Aproveita, em Janeiro e Fevereiro de 2021.
Foi adotado o nome fantasia “Aproveita” para trabalharmos nessa nova fase, por ser um nome curto as pessoas se lembram dele e conseguimos trabalhar melhor. Aproveita remete ao nosso objetivo principal, o reaproveitamento de alimentos e o fim do desperdício.
Para a criação da logo, transformamos o símbolo da reciclagem na letra “A” (inicial do nome do projeto). E adaptamos algumas das cores utilizadas nas latas de lixo reciclável para criar a paleta.
Gostou do projeto e gostaria de participar?
Se tornando voluntário você ainda garante horas complementares! Se inscreva pelo link: https://forms.gle/RTt3jZqfMKfPChcr6