Seanima 2020 online: Um evento prá lá de animado!
A UTFPR, por meio do Núcleo de Design de Animação da UTFPR, acolheu o Seanima 2020. Estamos muito felizes em contribuir na organização da versão online do evento, colaborando com a equipe de professores de diversas universidades do Brasil. Foram alguns meses compartilhando conhecimento técnico e questões administrativas! Claro que, contando sempre com a ajuda de voluntários e estagiários incríveis que fizeram toda a diferença!!!!
O evento foi dividido estrategicamente em Esquenta Seanima, Seanima Convida e agora, o Seanima Apresenta. Apesar de muitas incertezas trazidas pela pandemia, a equipe do Seanima se dedicou com muito amor para tudo isso acontecer! O evento está lindo, cheio de participações e trabalhos incríveis na área de animação!
Participe!!!
Acesse a programação completa e os trabalhos na íntegra aqui: http://seanima.org/content/seanima-apresenta/
O Cinema de animação se estende em diversas áreas e cada vez mais tem ocupado diferentes mídias para além do cinema tradicional. A pesquisa tem como objetivo caracterizar o impacto da COVID-19 na produção e exibição de animação. Os dados encontrados apontam para o fortalecimento de tendências pré-existentes e também para a adaptação de eventos e festivais do setor audiovisual à nova realidade.
Mini Bio:
Profa. Dra. Elisangela Lobo Schirigatti, Designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Atualmente coordena o Núcleo de Design de Animação da UTFPR e o projeto de pesquisa sobre Cadeias produtivas da Animação.
Camila Kutiski, graduanda em Tecnologia em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e voluntária de Iniciação à Pesquisa no projeto de pesquisa Cadeias produtivas da Animação.
Acesse aqui e assista a apresentação.
Grande produtora mundial de séries de animação, a virada francesa aconteceu nos anos 80 com diversos fatores, entre eles, a expertise japonesa. Mas essa virada não aconteceu sem interesse político, valorizando a ciência a França entra na corrida espacial. Muitas séries dessa época abordam a ficção científica. Apresento assim esse emaranhado de fatores e a importância das parcerias franco-japonesas.
Mini Bio:
Marcelo Abílio Públio é Professor na UTFPR. Faz doutorado na UPJV/França sob direção de Sébastien Denis. Estuda as políticas francesas de desenhos animados ao mesmo tempo divertidos e educativos. Estuda também os interesses políticos dos desenhos animados na televisão francesa. Possui mestrado em Desenvolvimento econômico pela UFPR (2001) e graduação pela ESPM São Paulo (1997).
Acesse aqui e assista a apresentação.
Durante a pandemia do Covid-19 o Núcleo de Design de Animação na UTFPR teve um novo desafio em seus encontros: continuar a fomentar a animação em modo remoto. Nessa fala iremos expor os aprendizados desse processo, retomando e indicando o formato que usamos para construir Os Momento Animação, o qual obteve a presença e a ajuda de vários voluntários palestrantes em diferentes áreas.
Mini Bio: Profa. Dra. Elisangela Lobo Schirigatti, Designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Leciona as disciplinas de fotografia e animação para os cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico. Atualmente coordena o Núcleo de Design de Animação da UTFPR e o projeto de pesquisa sobre Cadeias produtivas da Animação, onde estuda as competências dos profissionais de animação.
Bruno Azzani Braga é graduando em Tecnologia em Design Gráfico pela UTFPR e técnico em Design de Jogos Digitais. Foi membro fundador/ voluntário do projeto de extensão Design em AnimaJogos Digitais. Foi membro fundador/ voluntário do projeto de extensão Design em Anima–Ação na UTFPR. Ação na UTFPR. Atua como Motion Designer no estúdio Smart Diseños.
Acesse aqui e assista a apresentação.
Esse projeto trata de um modelo de boneco articulado para stop motion com materiais alternativos. Através de pesquisa e estudos anatômicos foram identificados os principais tipos de articulação, e simultaneamente a uma análise das necessidades de aprendizagem do público-alvo, foi desenvolvido um modelo, que atualmente está em fase de testes de validação estrutural e mecânica
Mini Bio: Barbara Valente, graduada em Tecnologia em Design Gráfico pela UTFPR e animação pela Emily Carr University of Art + Design, entusiasta do cinema de animação stop motion e estudos de materiais, com participação em dois curtas internacionais: Aguacero e Creamers.
Acesse aqui e assista a apresentação.
Em um cenário de forte concorrência dos grandes players do mercado de animação e de dificuldade de inserção de obras por parte de países que não tem tradição no setor, incentivos voltados para o fortalecimento da indústria de animação se fazem relevantes. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa visando criar um panorama com tais iniciativas, com foco nos principais polos da União Europeia.
Mini Bio:
Profa. Dra. Elisangela Lobo Schirigatti, designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Atualmente coordena o Núcleo de Design de Animação da UTFPR e o projeto de pesquisa sobre Cadeias produtivas da Animação.
Georgia Jahnke Galvão é graduanda em Bacharelado em Design pela UTFPR e bolsista voluntária do CNPq, onde pesquisa a indústria de animação nacional e internacional. Atua como designer gráfico na empresa Favretto Painéis.
Acesse aqui e assista a apresentação.
Após uma análise do mercado de animação do motion graphics brasileiro percebeu-se a falta de diversidade nele. Apurando a história e interseccionando as questões de raça, classe e gênero propomos uma metodologia colaborativa para se produzir uma série de animações ajudando na reflexão dessa problemática. Esse vídeo demonstra as questões técnicas da produção.
Acesse aqui e assista a apresentação.
Mini Bio:
Bruno Azzani Braga é graduando em Tecnologia em Design Gráfico pela UTFPR e técnico em Design de Jogos Digitais. Foi membro fundador/ voluntário do projeto de extensão Design em AnimaJogos Digitais. Foi membro fundador/ voluntário do projeto de extensão Design em Anima–Ação na UTFPR. Ação na UTFPR. Atua como Motion Designer no estúdio Smart Diseños.
Yan Braga é Músico e violonista a mais de 8 anos, com 12 anos entrou o no conservatório de MPB de Curitiba. Aos 17 começou a tocar violão e cantar em bares da região metropolitana de Curitiba onde tocou por mais de 1 ano. Aos 20 anos entrou na FAP (Faculdade de Artes do Paraná) onde permanece, e iniciou como professor de violão atuando na prefeitura municipal de Quatro barras.
Acesse aqui e assista a apresentação.
No Esquenta SEANIMA #1 a professoras Carla Schneider e Elisangela Lobo Schirigatti ressaltam a importância dos voluntários em projetos acadêmicos
Acesse aqui e assista a apresentação.