A animação, assim como todo o segmento audiovisual faz parte da indústria criativa (UNESCO, 2013) que está em plena expansão e constante mudança (JEFFCUTT; PRATT, 2002). No que tange a animação, diferente de muitos polos produtivos, o Brasil se destaca pela produção criativa de conteúdo autoral. Além do aumento da produção da animação brasileira (SEBRAE, 2014; GAMA, 2014), a qualidade e a criatividade do conteúdo desenvolvido estão recebendo cada vez mais importância e reconhecimento externo (ANNECY, 2018). Entretanto, há uma carência de iniciativas e investimentos para o desenvolvimento de novas pesquisas que abordam estas questões. Com isso, pretende se discutir cenários de transição, as formas de produção do saber e o desenvolvimento de novas tecnologias que podem ser advindas destas práticas e abordagens.
OBJETIVO GERAL:
Prover conhecimento sobre as cadeias produtivas nacionais das indústrias criativas, em específico a de animação. Neste caso, será usado o design de narrativas visuais para pensar o futuro da indústria criativa.
“Sem dúvida, na mente dos educadores do futuro, o desenho animado será o instrumento mais dócil, mais ágil e mais estimulante de ensino (…) A migração dos povos, a estrutura das sociedades, os princípios filosóficos, o conhecimento das matemáticas, as correntes marítimas, as novas leis eletrônicas, poderão ser tratadas em filme de animação e poderão tornar-se mais claras para todos”. (Walt Disney, 1948, prefácio do livro de LoDuca)
Entretanto, nem a animação, nem a divulgação científica são completamente imparciais. É interessante lembrar que Walt Disney fez a citação acima logo depois de colocar seu estúdio à serviço das forças armadas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial. O objetivo dessa pesquisa é portanto investigar as estratégias utilizadas pela animação para a criação de um imaginário propício para a difusão de assuntos científicos, encontrando filmes de caráter científico e confrontando-os com os contextos socio-tecno-políticos e culturais das épocas em que foram criados.
Esta tese trata de filmes de animação, a partir da teoria de Teresa de Lauretis sobre tecnologia de gênero: o cinema não apenas reflete a sociedade, mas é uma tecnologia que constrói subjetividades, como gênero e sexualidades. Onde estão as mulheres lésbicas no cinema? Os filmes de animação, ainda que destinados a entretenimento, acabam por ensinar reações e produzir comportamentos sociais, e assim defender discursos que, por meio de imagens e textos, foram intencionalmente escolhidos para comporem narrativas. O objetivo desta investigação foi encontrar e analisar de forma interdisciplinar as sexualidades femininas dissidentes / heterodiscordantes em desenhos animados ocidentais desde a década de 1990.
Um dos grupos que estudei no doutorado foram os Irmãos Wagner, pioneiros da animação em Curitiba/ Paraná! No meu estágio de pesquisa eu mediei a doação dos direitos de exibição dos filmes que o grupo fez nas décadas de 1970 e 80
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O projeto de extensão, vinculado ao projeto de pesquisa Cadeias Produtivas da Animação, tem por objetivo: investigar e divulgar as novidades e tendências da animação brasileira nas áreas de educação, eventos, processo produtivo e técnicas, bem como registrar e divulgar a animação latino-americana, em especial a brasileira.
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