Unidade de disco RP06

Fabricante: Digital Equipment Corporation – DEC

Ano de fabricação ou época: 1975

Função: armazenamento de dados do computador central (mainframe) em disco magnético.

Os discos usados nessas unidades eram feitos de alumínio revestidos por 20 superfícies magnéticas de gravação, como se fossem uma série de discos unidos por um cilindro central. A primeira superfície e a última somariam mais duas superfícies mas, entretanto, não eram utilizadas.

Esse formato deu origem ao símbolo usado para representar unidades de disco e armazenamento: o cilindro.

[Clique nas fotos para ampliá-las]

Os discos eram sensíveis à poeira e o ambiente dos centros de computação da época exigiam ar limpo e temperatura controlada. A diferença para os HDs (discos rígidos) dos computadores atuais, que em breve também deverão ser apenas peças de museu pois serão substituídos gradativamente pelos SSDs, é que a mídia é hermeticamente fechada nas atuais unidades de disco, e não removível como nessas unidades RP06.

A unidade de disco RP06 acelerava o disco a milhares de rotações por minuto de forma a expelir qualquer partícula de sujeira e a criar um “colchão” de ar, permitindo que as cabeças de leitura “voassem” rente à superfície de leitura, mas sem tocá-la. A figura abaixo mostra a precisão exigida e a necessidade de um ambiente livre de poeira.

headcrash

Deixe um comentário