Disciplinas

Conheça as Disciplinas do Curso de Especialização MBA em Gestão de Servições e Telecomunicações e suas respectivas ementas e cargas horárias:


Visão Geral de Telecomunicações e Radiodifusão

Ementa: Introdução; Conceitos de Telecomunicações; Composição dos Sistemas de Telecomunicações; Padrões; Tecnologias de Telecomunicações; Redes de Telecomunicações; Serviços de Telecomunicações; Soluções em Telecomunicações; Aplicações; Visão Geral de Radiodifusão; Mídias e Veículos; Market-Share; O Espectro de Frequências; Introdução ao Vídeo; Áudio; Radiodifusão Sonora; Televisão Aberta e TV Por Assinatura; Surgimento e Evolução do Rádio e da TV; Modelos de Negócio; Broadcasting; Internet; Telecomunicações; Mídias Tradicionais x Novas Mídias; Novos Negócios; Convergência.


Serviços, Regulamentação e Políticas em Telecomunicações

Ementa: Estrutura do Setor de Telecomunicações Brasileiro; Lei Geral de Telecomunicações; Lei do Cabo; A Agência Reguladora; Privatização e Competição; Outorgas e Contratos; Serviço de Telefonia Fixa Comutada; Serviço Móvel Pessoal; Remuneração pelo uso de Redes do STFC E SMP; Outros Serviços Privados de Telecomunicações; Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa; Universalização, PGMU e FUST; PGMQ e Direito dos Assinantes; Plano Geral para a Atualização da Regulamentação no Brasil; Estudo de Casos: carga Tributária; Projeto de Lei 29; TV Móvel e TV Portátil; Numeração e Portabilidade; Interconexão; Neutralidade de Redes; Plano Nacional de Banda Larga.


Marketing e Vendas

Ementa: Conceito de Produtos; Ciclo de Vida; Tipos de Produtos; Clientes; Segmentação; Penetração de Serviços; Audiência; Receitas Publicitárias; Posicionamento da Marca; Comunicação; Cauda Longa; Novas Mídias; Inovação e Planos de Negócio; Vendas no Contexto de Marketing; Revendo Estratégias e Objetivos; Vendas: Visão Passada e Visão Atual; Habilidades do Profissional; Plano de Ação; Estratégias de Vendas; Modelo de Cliente em Ação; Relacionamento; Ética em Vendas.


Concorrência na Prestação de Serviços

Ementa: Conceitos Básicos e o Cenário Brasil; Mercado para o Serviço de Telefonia Fixa; Mercado para o Serviço Móvel Pessoal; Mercado de Acessos Fixos Banda Larga; Mercado de Acessos Móveis Banda Larga; Mercado para o Serviço de Comunicação Multimídia; Mercado para o Serviço Móvel Especializado; Mercado para o Serviço de TV por Assinatura.


Serviços de Valor Agregado

Ementa: Definição de SVA; Mobile Internet: Banda Larga Móvel e Wireless Aplication Protocol (WAP); Mobile Messaging: Voice Mail/Unified Messaging; Short Message Service (SMS); Multimedia Messaging Service (MMS); Sistemas de Apoio: Location Based Service (LBS); Mobile Device Management (MDM); Service Delivery Platform (SDP); Serviços 3G/4G – Novas Tecnologias – Tendências e Demandas.


Economia e Finanças

Ementa: Matemática Financeira; Fluxo de Caixa; Valores Equivalentes; Juros; Valores Presente e Futuro; Anuidades e Perpetuidades; Análise de Viabilidade Econômica de Projetos; VPL; TIR; Payback; EBITDA; Margem EBITDA; Lucro; Margem de Lucro; EVA; Estruturação dos Custos e Receitas Mercado Comunicações/Convergência Digital; Preços e Tarifas; Elasticidade; Formação de Preços; Descontos; Promoções; Impostos Mercado Comunicações/Convergência Digital; Estudos de Casos.


Gestão Empresarial, Arquitetura de Negócios, Modelos e Processos

Ementa: Gestão Empresarial; Definições e Conceitos; Objetivos e Metas de uma Empresa; A Importância dos Processos; Visão Geral de Framework para Empresas de Comunicação; Modelos de Processos e suas Dimensões; Documentação de Processos; Visão Geral dos Padrões de Mercado (COBIT, ITIL e outros); Arquitetura de Negócios Empresarial (EBA) e suas relações com BPM e BRM; Natureza Estratégica da Informação; A TI na Gestão da Empresa; Cenários e Tendências no Domínio Corporativo; Organização do Sistema de Informação; Frameworks; Metodologias e Práticas; Processo de Implementação de Sistema de Informação; Gestão e Qualidade da Informação; Governança de TI; Visão Sistêmica do Negócio.


Estratégia Alinhada ao Operacional

Ementa: O Planejamento Estratégico; Fundamentos conceituais de estratégia empresarial; Fundamentos conceituais do planejamento estratégico; Planejamento estratégico passo a passo; Implementação e controle estratégico.


Sistemas de Transmissão

Ementa: Conceitos de Digitalização; Multiplexação por Divisão de Tempo; Hierarquia PDH e SDH; Modulações Digitais; Acesso ao Canal de Comunicação; Meios de Transmissão; Comunicação sem Fio; Redes de Acesso em Banda Larga (xDSL, HFC, PLC, Ethernet-intheLoop, WiMAX, Wi-Fi); Backbone; Televisão; Sistemas via Satélite; Órbitas e Lançamento; Propagação e Antenas; Modulação e Codificação; Segmento Espacial; Enlace Terra-Satélite; Parâmetros de Sistema; Técnicas de Múltiplo Acesso; Satélites Geoestacionários; Satélites Não-Geoestacionários; Óptica; Fibras Ópticas; Dispositivos; Fontes de Luz; Diretores e Acoplamentos; Características e Evolução dos Sistemas Ópticos; Características das Fibras Ópticas; Conversores Eletro-Ópticos e Amplificadores Ópticos; Cabos Ópticos; Sistemas de Transmissão por Fibra Óptica; Sistema de Supervisão em Redes Óptica; Novas Tecnologias.


Sistemas de Comunicações móveis Avançados

Ementa: Introdução; Fundamentos de Serviço Móvel Celular; Roaming; Interconexão; Técnicas de Múltiplo Acesso; Sistemas de Segunda Geração; – Sistemas GSM; Sistemas CDMA; Core Network; Evolução para os Sistemas 3G e 4G / Sistemas Heterogêneos – Novas Tecnologias – Tendências e Demandas; CDMA 2000 1xRTT e 1xEV-DO; WCDMA GPRS; EDGE; UMTS; HSDPA; IP Multimedia Subsistem(IMS); Arquitetura; Topologia; Principais Elementos; Interfaces e Protocolos.


TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica

Ementa: Visão Geral de uma Emissora de Rádio e Televisão; Radiodifusão Sonora AM em OM; OC e OT; Radiodifusão Sonora FM; Radiodifusão Comunitária; TV Aberta em VHF e UHF; Retransmissão e Repetição de TV; Características Gerais da TV Digital; Qualidade; HDTV; EDTV; SDTV e LDTV; Mono e Multiprogramação; Mobilidade e Portabilidade; Middleware; Interatividade; Tecnologias para Transmissão de TV Digital; ISDB-T & ISDTV; Implantação da TV Digital no Brasil; Equipamentos das Emissoras e de Usuários; Radiodifusão de Áudio Digital via Terrestre; TV Digital via Satélite; Contribuição e Distribuição; Enlaces Estúdio/Emissora; Radiodifusão de Áudio Digital por Assinatura via Satélite; TV Digital via MMDS; WIMAX & Wi-Fi Multimídia; TV Digital por Cabo.


Internet, Redes Digitais e Telefonia IP

Ementa: Introdução à Internet e ao TCP/IP; Endereçamento Internet; Protocolos Inter-redes; Roteamento na Internet; TCP/IP; Serviço de nomes na Internet (DNS); Conexão à Internet; Segurança na Internet; Conceitos de Intranet e Extranet; Protocolos de Roteamento; Segurança; O Comércio Eletrônico; Unicast; Multicast e Broadcast; Cybercast; Webcast e PODCAST; Redes de Distribuição de Conteúdo; Servidores e Streaming de Vídeo e Áudio; Portais de Vídeos Compartilhados; Rádios e TV´s na Web; Principais Players; Operadoras; Provedores e Fornecedores; Limitações; Vantagens e Desvantagens de cada Alternativa; Noções de Preços; Prazos e Condições Gerais (Estudos de Casos); Situação Atual no Brasil e no Mundo; Introdução às Redes Telefônicas Avançadas; Sinalizações Telefônicas; Redes Corporativas; Noções de Rede Inteligente e Serviços Telefônicos; Relatórios de Telefonia; Noções de Tráfego Telefônico (Estudos de Casos); Introdução ao VoIP; Sinalizações em VoIP; Codecs; Dimensionamento de Banda em Redes IP; QoS e SLA; Aspectos Estratégicos; Aspectos Legais.


IPTV e TVs por Assinatura

Ementa: Definições e Conceitos; Histórico; Visão Sistêmica; Características; Arquiteturas; Tecnologias e Padrões Utilizados nas Redes IPTV e de TV por Assinatura a Cabo; Via Satélite; MMDS e TVA; Equipamentos; Interfaces; Conexões e Portadoras no Forward Link e no Canal de Retorno; Estrutura de Headends; Redes de Transporte e de Acesso; Tipos de Set Top Box; Controles Remotos; Novas Facilidades e Aplicações; VoIP; Acesso em Banda Larga à Internet; HDTV e Interatividade no Contexto Triple Play; Quad e Multi Play; Visão da Implantação; Ativação; Operação; Manutenção; Monitoração; Controle e Gerencia das Rede; QoS; Teste; Desempenho e Metas de Qualidade no Conceito de Triple Play; TI em IPTV e TV por Assinatura; Principais Players; Vantagens e Desvantagens de cada Alternativa; Preços; Prazos e Condições Gerais (Estudo de Caso); Situação Atual no Brasil.


Redes de Nova Geração em Ambiente de Convergência

Ementa: Conceitos de Convergência; Next Generation Network: Definição e Características; Arquitetura NGN; Serviços na NGN; Tendências de Serviços; Mobilidade; IPv6 NGN; Interfaces; Protocolos NGN; Redes MPLS (Multiprotocol Label Switching); Redes Metro Ethernet; Plataforma IMS (IP Multimedia Subsistem); Interação entre NGN e Ambientes não NGN; Modelo de Negócios na NGN; Tendências e demandas; Estudo de Casos.


Metodologia de Pesquisa

Ementa: O conhecimento e a Ciência; Características; Métodos Científicos; Conceitos; Classificação; Técnicas; Pesquisa: Conceito; Objetivo/Finalidade; Planejamento da pesquisa; Tipos de pesquisa; Tipos de abordagens; Pesquisa quantitativa; Pesquisa qualitativa; Pesquisa bibliográfica; Textos científicos; Normas da ABNT; Trabalhos científicos em geral; Pré-projeto; Monografias.


Gestão do Conhecimento

Ementa: A Sociedade da Informação e do Conhecimento; Diferenciando o dado, a informação, o conhecimento e a inteligência; Organizações do Conhecimento; Fundamentos e objetivos de processos de Gestão do Conhecimento (GC); Dimensões da GC; Gestão do Conhecimento (SGC); Ferramentas; Concepção e implantação de um SGC.


Gestão da Inovação tecnológica

Ementa: Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Modelos de Mudanças Tecnológicas; Estratégias de inovação das empresas; Formas de acesso à tecnologia; Cooperação entre produtores e utilizadores do conhecimento; Planejamento de Tecnologia. Avaliação Tecnológica; Proposições para uma empresa inovar; Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação.


Administração e Empreendedorismo

Ementa: Principais conceitos; O que é empreendedorismo; Conceitos básicos do planejamento de negócios e a elaboração de planos de negócios; Tópicos básicos de administração; Empreendedorismo e as características do empreendedor; identificação de oportunidades; estudo de mercado; etapas para a elaboração de um plano de negócios; engenharia econômica com ênfase em análise de investimentos; técnicas sofisticadas e não sofisticadas para avaliação de projetos.


Gestão Integrada da Informações na Cadeia de Valor

Ementa: Cadeia de valor e cadeia de valor expandida; Jogo da cerveja; O efeito Forrester (efeito chicote); Clientes e fornecedores: parceiros ou inimigos?; O dilema make or buy?; A concentração nas competências centrais; O modelo de venda direta e suas vantagens; Estruturas verticais integradas x horizontais modulares; JIT, JIT II, sequenciamento modular, condomínios industriais e consórcios modulares; Integração virtual.


Palestras e Seminários

Ementa: Clima Organizacional; Gestão de Pessoas; Confiabilidade Humana ; Fomento; Relações Interpessoais nas Atividades Profissionais.