Dados da obra
Título: Xuê – Participação, Interação & Computação: Reflexões de uma década.
Organização: Leander Cordeiro de Oliveira, Larissa Paschoalin, Marília Abrahão Amaral e Leonelo Dell Anhol Almeida.
Publicação: Novembro de 2024.
Revisão Geral: Cindy Gleyce Santos Luiz, Leonelo Dell Anhol Almeida e Marília Abrahão Amaral.
Projeto Gráfico: Helen Vanessa Melezinski, Larissa Paschoalin, Leander Cordeiro de Oliveira, Letícia Gondo Chinen e Maíra Fernandes Costa.
Projeto Editorial e Diagramação: Larissa Paschoalin e Leander Cordeiro de Oliveira.
Curadoria de Imagens: Pessoas participantes do Grupo Xuê.
Apresentação
Durante esta década de existência, o Grupo Xuê – Participação, Interação & Computação tem se envolvido em pesquisas de diversas naturezas e propósitos. Estas pesquisas acontecem em diferentes âmbitos, como a graduação e a pós- graduação, e, também, considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) como espaço de sua sede-estúdio.
O Xuê tem como principais interesses os estudos das interações e participações mediadas por tecnologias, principalmente as computacionais e informacionais. Compreende-se, nestas concepções que os computares se dão sempre de maneira situada e circunstanciada em sociedade, o que exige abordagens diversas e interdisciplinares para a compreensão da pluralidade destes contextos e destas implicações.
Neste livro estão contadas algumas das muitas histórias que passaram pelo Xuê. Tais histórias jamais caberiam em sua completude nestas páginas e são contadas em um processo de construção coletiva que envolveu pessoas de diferentes comunidades, pessoas estudantes, pessoas pesquisadoras, pessoas extensionistas. Muitos desafios estão colocados em uma construção coletiva nestas configurações, a começar pela reunião de todos estes sujeitos e resultando também em relatos que são contextualizados e concretizados justamente neste encontro.
As páginas que seguem apresentam momentos do processo de construção do Xuê.
Inicialmente temos um resgate dos diferentes momentos do grupo com uma entrevista feita com o professor Luiz Ernesto Merkle e apresentada no Capítulo 1 – Prolegômenos ao Xuê. Diversas participações ocorreram no âmbito do Xuê, considerando grupos e intituições, e algumas delas são apresentadas no Capítulo 2 – Diálogos com a Comunidade. Muitas pesquisas e formações se consolidaram durante estes 10 anos e estão apresentadas no Capítulo 3 – Coaxares. Registros fotográficos estão presentes no decorrer de todo o livro, mas elaborada uma seleção de um conjunto de imagens de reuniões, encontros, ações do grupo que estão compiladas no Capítulo 4 – Xuê Cenas. O livro se encerra com algumas reflexões sobre os próximos momentos do Xuê, com projetos, ações, colaborações e participações no texto escrito pela professora Marília Abrahão Amaral e professor Leonelo Dell Anhol Almeida no Capítulo 5 – Esperançar.