Grupo de Pesquisa
O Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente foi cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (Diretorio CNPq) em novembro de 2010 e surgiu com a criação de um grupo de estudos composto por professores da instituição e professores convidados a discutir a questão da formação dos professores em exercício de uma universidade tecnológica.
Esta universidade tem uma trajetória histórica significativa no contexto educacional brasileiro por inúmeros fatores e os principais deles são que esta instituição completou 100 anos de fundação em 2009; e oferta cursos técnicos em nível médio, tecnólogos em nível superior, bacharelados, pós-graduação lato e stricto sensu, além das recém criadas licenciaturas, tornando a comunidade escolar bastante diversificada em relação à sua trajetória histórica. De uma pequena Escola de Aprendizes, para o Liceu Industrial de Curitiba, Escola Técnica, Centro Federal de Educação Tecnológica e, atualmente Universidade Federal Tecnológica do Paraná, esta conta com mais de 1400 docentes, modificando, definitivamente o seu perfil. A partir deste novo contexto, surgiu à necessidade rever a proposta de formação de professores e a criação do Departamento de Educação, DEPED, em julho de 2009, concretizou esta intencionalidade.
A contratação, em regime efetivo, de profissionais para o DEPED demonstra que o enfoque da universidade está em busca do aprimoramento do seu processo de ensino e aprendizagem, já que as atribuições destes envolvem, além da docência, a responsabilidade pela formação continuada de docentes em exercício. O grupo de pesquisa surgiu no conjunto destes fatores e a busca pelo entendimento sobre o trabalho destes docentes envolverá os investigadores em inúmeras pesquisas para compreender tal propósito, justificando a criação do grupo pelos envolvidos nesta tarefa. Desde 2015, com o amadurecimento do grupo e das pesquisas o grupo passou a ser denominado TRANSMUTARE.