PROFOP
PERFIL
1 – Público Alvo:
– O Programa Especial de Formação Pedagógica, destina-se a profissionais portadores de diploma de nível superior, em cursos relacionados com a habilitação pretendida.
2 – Ao término do Programa:
– Será Capaz de exercer a profissão de professor, de acordo com os princípios psicopedagógicos, empregando de forma adequada os recursos tecnológicos, no processo educacional e de gestão do sistema escolar;
– Será capaz de articular os conteúdos curriculares, sua organização, avaliação e integração com outras disciplinas, os métodos adequados ao desenvolvimento em pauta, bem como sua adequação ao processo de ensino-aprendizagem;
– Será capaz de enfrentar os problemas concretos do cotidiano escolar a partir de diferentes perspectivas teóricas, por meio de projetos multidisciplinares, com a participação articulada das várias disciplinas do programa.
OBJETIVO
– Habilitar portadores de diploma de grau superior, para o exercício de magistério em disciplinas do currículo que integram Ensino Fundamental II, Ensino Médio e educação profissional em nível médio nos diferentes Sistemas de Ensino.
Gerais:
O Programa Especial de Formação Pedagógica apresenta uma proposta estruturada na forma de quinze disciplinas, que abrangem diferentes áreas do conhecimento, visando assegurar um currículo integrado, propiciando ao professor a formação adequada.
As disciplinas selecionadas têm também como propósito atender os princípios da resolução nº 2, do CNE, que estabelece a estruturação curricular, articulada nos seguintes núcleos : núcleo contextual, núcleo estrutural e núcleo integrador.
Essas disciplinas permitirão ao educador construir os conhecimentos e habilidades necessários á sua formação, possibilitando o desenvolvimento articulado da teoria com a prática, ultrapassando, os modelos tradicionais de formação, onde as disciplinas fragmentam o conhecimento em compartimentos estanques.
Entende-se que o educador só compreenderá e transformará a realidade do contexto em que está inserido, se todas as disciplinas propostas forem trabalhadas com a participação do mesmo em oficinas, seminários e estágios. Estes últimos deverão ocorrer concomitante aos princípios teóricos que forem sendo desenvolvidos.
O núcleo contextual deverá propiciar a compreensão de todos os mecanismos que envolvem a organização e estruturação de uma instituição de ensino nos seus diferentes níveis; desenvolver o processo gerencial das relações humanas e profissionais que se desenvolvem nas instituições, bem como avaliar o papel da instituição de ensino como agência de transformação da realidade na qual está inserida.
O núcleo estrutural por sua vez desenvolverá disciplinas, cuja principal finalidade é oportunizar ao professor a aquisição á sala de aula; a compreensão do seu papel de agente de transformação de sua prática pedagógica e responsabilidade no desenvolvimento de pesquisa educacionais.
O núcleo integrador será desenvolvido por meio do planejamento multidisciplinar objetivando uma visão global da realidade na qual está inserida a prática do educador, tendo a interdisciplinaridade como elo articulador das diferentes áreas do conhecimento. Cada disciplina proposta deverá ficar sob responsabilidade de um professor que terá como incumbência o organizar, planejar e desenvolver de forma harmoniosa os conteúdos estabelecidos, podendo valer-se de palestras, seminários, workshop, grupo de estudo, entre outras, possibilitando ao educador uma ampla visão da interação teórica e prática sob diferentes enfoques.
Nesta nova abordagem o conhecimento adquire um novo significado, ou seja, deixa de ter a função informativa para ser uma experiência de formação e reconstrução, auxiliando efetivamente o educadora apreensão e transformação da própria prática. Neste contexto, o processo de avaliação deverá ser planejado de forma que o educador possa ser avaliado sob diferentes perspectivas, ou seja, como elemento responsável pela gestão escolar, como facilitador do processo ensino-aprendizagem e como pesquisador de sua própria prática pedagógica, além de sua atuação em sala de aula.
Caberá á coordenação do Programa orientar os docentes responsáveis pelas diferentes áreas temáticas, no sentido de tornar o ensino mais dinâmico , mais realista e menos formal, de modo a atender os princípios norteadores do projeto.
Certificado:
Será conferido Certificado de conclusão, que permitirá o registro profissional equivalente á Licenciatura Plena conforme estipula o Art. 10 da Resolução Nº 2/97 do CNE, após aprovação do Relatório Final do Programa pelo COGEP.