Equidade

Projeto Equidade

Desde o segundo semestre de 2015 a UTFPR foi convidada pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba a participar do Projeto Equidade adotando uma escola. As escolas que participam do projeto foram avaliadas pela SME e possuem necessidades diversas não só na área específica da educação, mas também nos aspectos estruturais dos prédios, no envolvimento com a comunidade e com o processo educativo dos estudantes, dentre outros aspectos.

Desde então o Departamento de Educação – DEPED vem dialogando com a coordenação do Projeto Equidade da SME e de acordo com as aspirações de ampliação do Campus Curitiba, intencionou-se adotar uma escola que fosse próxima à sede Neoville. A SME sugeriu a Escola Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, dirigida pela Professora Margarete Ribeiro. Ainda em 2015, a Professora Maria Silvia Bacila Winkeler (DEPED-CT) realizou uma visita a fim de iniciar do diálogo com a escola, conhecer as necessidades e estabelecer parcerias.

No mês de fevereiro de 2016, durante a Semana de Formação Docente da UTFPR, foram ofertadas duas oficinas dirigidas pela Professora Maria Silvia aos professores da UTFPR que optassem em participar do referido projeto. A diretora e a vic-diretora participaram trazendo a realidade vivenciada em seu cotidiano escolar, permitindo aos professores da universidade maior compreensão do projeto e das necessidades da escola em questão.

No dia 14 de março as professoras Marielda Pryjma (DEPED) , Flavia Dias de Souza (DEPED), Edna (DAMAT) e Lindamir (PPGTE), juntamente com a Professora Maria Silvia participaram de uma visita à Escola Nossa Senhora da Luz dos Pinhais com o objetivo de aproximar os professores da universidade aos professores da escola e dar a possibilidade de ambos falar e ouvir suas demandas, pra então, delinearmos alguns projetos.

Foi possível observar algumas demandas: a necessidade de trabalhar com a diversidade; a possibilidade de desenvolver um projeto de leitura envolvendo agentes comunitários; há demandas muito específicas para a área de informatização da escola, especialmente na secretaria; desenvolver projetos de planejamento colaborativo e seu registro em ambientes de acesso e consulta; oficinas envolvendo a participação de pais e estudantes. Ainda há a demanda da participação de projetos com música e teatro.

O projeto encontra-se em andamento e as ações devem ser ampliadas com o envolvimento de mais professores.

Alguns registros em imagens:

Projeto Equidade