A inovação e o compromisso ambiental dos nossos alunos de Arquitetura e Urbanismo foram reconhecidos nacionalmente! Uma equipe do campus Curitiba da UTFPR conquistou uma Menção Honrosa no 17º Concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), um dos mais importantes do setor no país.
Sob a orientação dos professores Karina Pimentel, Thais Saboia e Rodolfo Tessari, os estudantes Camila Brocardo, Brenda de Almeida, Fábio Auffinger e Gabriel Luiz Tiepermann desenvolveram o projeto “Complexo Arandu”. A proposta é uma solução inovadora para a preservação dos manguezais de Vila Velha, no Espírito Santo.
O projeto se destaca por ser um espaço que conecta ciência e natureza para mitigar os impactos climáticos. Ele inclui quatro estações — Periantã, Matupá, Apoena e Museu Porto do Sal — cada uma com um papel específico na proteção do ecossistema e com foco na economia de recursos. O uso do aço na estrutura do complexo demonstra a versatilidade do material para a criação de soluções sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
Essa conquista é um reflexo do talento e da dedicação dos nossos estudantes em usar a arquitetura como uma ferramenta para a conservação ambiental.
Parabéns à equipe pelo reconhecimento e pelo impacto positivo que o projeto está gerando!