A UTFPR promoverá os Seminários de Extensão e Inovação e de Iniciação Científica e Tecnológica (SEI-SICITE 2025), na próxima semana, de 20 a 24 de outubro, na Sede Centro do Campus Curitiba . Será o maior encontro institucional que reúne as produções e os projetos de pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e competição.
A edição deste ano adota o tema “Reunindo ideias que transformam o mundo”, em integração à Semana da Sustentabilidade do Campus Curitiba e às comemorações dos 20 anos de transformação da UTFPR em Universidade Tecnológica. Estão previstas apresentações de trabalhos, exposições, minicursos, oficinas, visitas técnicas, atividades culturais e esportivas, além de sessões plenárias e premiações. As cerimônias de abertura e encerramento do evento serão transmitidas no canal oficial da UTFPR, no Youtube.
Para o reitor da UTFPR, Everton Lozano, é uma oportunidade para celebrar o protagonismos de estudantes e pesquisadores. “É uma oportunidade de abrir as portas da UTFPR para a sociedade, mostrar resultados que transformam realidades e incentivar novas conexões entre ciência, cultura e inovação. Ao completar 20 anos como Universidade Tecnológica, reafirmamos nosso compromisso com a formação de excelência, a pesquisa de impacto público e a inclusão”, afirma.
O SEI-Sicite contará com a presença de estudantes e docentes dos 13 campi, em formato híbrido. Quem quiser participar como ouvinte também pode se inscrever gratuitamente no site do evento.
Programação resumida
O SEI-Sicite acontecerá de 20 a 24 de outubro, na Sede Centro do Campus Curitiba . Nos três primeiros dias, das 8h às 17h, serão feitas as apresentações dos trabalhos na modalidade remota e no penúltimo dia de forma presencial.
O evento promoverá a Feira de Economia Solidária (TecSol), além de trazer as exposições de projetos como: Arquivo, Acalântis Aerodesign, Azure Bears, Bears Cheerleading, Crossbots e Fórmula SAE e o grupo de teatro da UTFPR (TUT). Também estão agendados minicursos e oficinas, abordando temas como ideação, inteligência emocional, economia solidária, ensino de línguas, sustentabilidade, propriedade intelectual e segurança cibernética.
Durante a semana, serão realizadas visitas a locais da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer, o Museu da Imagem e do Som, a Unilivre, a Fazenda Urbana, o Planetário, a Solução Selantes e o Parque Estadual Serra da Baitaca. Também a espaços da UTFPR, como o Parque Científico e Tecnológico/Fabtech e o Centro de Pesquisa em Reologia e Fluidos Não Newtonianos (Cernn). Além disso, estarão agendadas atividades de esporte, recreação e lazer, como vôlei e futsal; e de cultura, como mostra de animação, música, teatro e dos Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis).
No dia 22, das 19h30 às 21h30, será realizada a premiação das melhores teses e dissertações da Universidade. No dia 24, das 9h às 13h, também terá a entrega de um prêmio aos melhores trabalhos do SEI-Sicite.
Palestras plenárias
A programação conta com cinco palestras plenárias que abrangem uma diversidade de temas, articulando inclusão, ciência, carreira e cultura digital ao longo de três dias, no auditório da Sede Centro do Campus Curitiba .
No dia 20, às 19h, a professora da UTFPR Maurici Monego aborda o tema de Meninas na Ciência. No dia 22, às 17h30, a professora e influenciadora Paula Gabriela apresenta Vida Acadêmica à Construção de Autoridade: Criatividade, Carreira e Redes Sociais, conectando produção acadêmica, posicionamento profissional e estratégias de conteúdo. Já no dia 23, acontecem três palestras em três horários distintos. Às 13h30, professor da UEL Eduardo Jussiani fala sobre desafios e oportunidades da divulgação científica. Às 17h, estrategista de comunicação Luciana Burko aborda marca pessoal e o futuro da carreira. Às 19h, os estudantes Mateus Mendes e Washington Wu explicam sobre o cenário universitário de e-sports e seu impacto na geração Z.
Confira a programação completa no site do SEI-Sicite.
Mais sobre
Esta é a 15ª edição do SEI e a 30ª do Sicite. Os eventos são organizados anualmente em um dos 13 campi da UTFPR, em parceria com as Pró-Reitorias de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e diretorias locais das respectivas áreas (DIREC e DIRPPG). O objetivo é mostrar o que é produzido na Universidade nas áreas de extensão, inovação e iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação.


