Propostas ainda serão apreciadas pelo Conselho Universitário em 2024
Também foi aprovada a normativa para heteroidentificação em processos seletivos
Pesquisa destaca o potencial dos dados provenientes de pesquisas por amostra de domicílio para estruturar uma base de dados para estudos do ciclo de vida dos produtos
Cursos são ofertados gratuitamente pela Universidade
A metodologia proposta pelos professores do Campus Toledo foi selecionada como capa da revista "The Journal of the Acoustical Society of America"
Posição dos dirigentes das universidades federais sobre os recursos previstos para o próximo ano
Veja o artigo publicado na edição especial Prêmio Melhores Projetos de Extensão Universitária 2023 da Revista Técnico-Científica CREA-PR, publicado por Fernanda Zanatto, Lucas Rodrigues Napo, Larissa Kummer, Maurici Luzia Del Monego:
https://revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista/article/view/1004
Resumo:
Buscando disseminar o conhecimento científico e valorizar a ciência, o projeto de extensão “Meninas nas Ciências UTFPR Curitiba” vem desde seu início dando oportunidade a estudantes e professores de escolas públicas ampliarem seus saberes. Dessa forma, a prática laboratorial foi o principal método utilizado para fortalecer a relação entre teoria e prática em todas as ações elaboradas pelo projeto. Ao longo do trabalho, pode-se notar toda a influência que as atividades experimentais obtiveram atrelando o cotidiano dos visitantes com a vivência acadêmica. Assim, o projeto estabeleceu uma inserção daqueles que participam de suas atividades do ensino superior no dia a dia de pessoas, e isso fez com que diversos estudantes mostrassem o desejo de ingressar na universidade nas mais diversas áreas, e firmar uma carreira profissional e acadêmica. Foi possível estreitar a relação entre ciências e sociedade, aplicando conhecimentos e processos que levam à qualidade e acessibilidade do ensino.
O Ministério da Educação – MEC por meio da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC abriu as inscrições para um novo curso de Formação destinado a professores e profissionais da Educação totalmente a distância e gratuito.
O Curso de Tecnologias Digitais: Ferramentas para criatividade e aprendizagem tem como proposta desenvolver uma trilha de aprendizagem sobre o uso pedagógico de ferramentas digitais para o apoio de professores no desenvolvimento de materiais didáticos, roteiros de aprendizagem e estratégias de avaliação.
Diante disso, durante as atividades propostas, os cursistas conhecerão ferramentas tecnológicas digitais que auxiliem no desenvolvimento de metodologias criativas para a aprendizagem dos estudantes.
Estrutura curricular e carga horária:
Portanto, o curso conta com carga horária total de 180 horas divididas em 8 módulos:
- Módulo 1 – Produção de material didático interativo com Genially
- Módulo 2 – Criação de sites e portfólios com Google Sites
- Módulo 3 – Produção de podcasts com Anchor
- Módulo 4 – Produção de vídeos com Flip
- Módulo 5 – Publicação e transmissão ao vivo no YouTube
- Módulo 6 – Curadoria de recursos digitais com Wakelet
- Módulo 7 – Lições interativas e quizzes com o Quizizz
- Módulo 8 – Criação de jogos educativos com Wordwall
Distribuição das vagas:
Estão sendo oferecidas duas turmas de 5 mil vagas, totalizando 10 mil vagas nessa primeira etapa de oferta do curso.
Inscrições para curso de Formação do MEC em Tecnologias Digitais:
As inscrições ocorrem na própria plataforma (https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/15475/informacoes) e sem processo seletivo, ou seja, o início do curso é imediato após a conclusão da inscrição.
A certificação será emitida aos alunos que cumprirem todo o cronograma e etapas do curso, sendo necessário o aproveitamento acima de 60% das questões dos módulos avaliativos para fazer jus ao certificado.
Lembramos que este curso vale como Atividades Complementares. Aproveite!
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