Período
Vespertino e Noturno
Duração
8 períodos – 4 anos
Ingresso
SISU ou Vestibular
Sobre o curso
O Curso tem como objetivo formar professores de Química que possam atuar como protagonista na transformação da sociedade brasileira, baseados em sólidos conhecimentos de Química de forma interdisciplinar e humanizadora.
Objetiva formar profissionais críticos, com sólido conhecimento químico, pedagógico e didático em torno de como ensinar os mais variados conceitos químicos, os quais sejam capazes de enfrentar situações de ensino e aprendizagem complexas e sejam conscientes de seu papel na sociedade, como docentes formadores de sujeitos plurais e ímpares, que devem assumir seu papel autônomo e protagonista de forma crítica, respeitando as relações e tendo o compromisso com sua formação permanente.
Dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná–los, demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem, reconhecer os contextos, conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais, além de saber planejar ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens, criar e saber gerir ambientes de aprendizagem avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino e conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento das competências e habilidades. Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros, identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, político- educacional, administrativo e fatores específicos do processo de ensino- aprendizagem de Química.
O Licenciado em Química poderá atuar em: Instituições de ensino de redes públicas e/ou privadas; editoras e em órgãos públicos e privados, espaços de educação não formal, como feiras de divulgação científica e museus, dentre outros, instituições que desenvolvem pesquisas educacionais, empresas que demandem sua formação específica ou atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria a instituições de ensino de redes públicas e/ou privadas, entre outras áreas.
Organização Curricular - Grade vigente a partir de 02/2023
Disciplinas
– Interpretação e Produção de Texto (CH = 30h)
Ementa: Estudo da constituição do texto escrito, seus diversos processos de formulação, reformulação e retextualização de gêneros da esfera acadêmica e técnica. Compreensão dos procedimentos de reescrita como prática e registro de letramentos acadêmico–profissional.
– Tópicos Matemáticos 1 (CH = 90h)
Ementa: Introdução à lógica matemática. Conjuntos numéricos. Funções. Funções polinomiais e racionais. Gráfico de funções polinomiais e racionais. Limites de funções polinomiais e racionais. Derivadas de funções polinomiais e racionais. Integral de funções polinomiais e racionais. Matrizes e sistemas de equações lineares. Vetores no plano e
no espaço. Retas e planos.
– Fundamentos de Química (CH = 60h)
Ementa: Definições e determinações da composição de corpos materiais. Compreensão e aplicação dos cálculos estequiométricos. Sistema internacional de medidas (SI): compreensão e aplicação do sistema na conceituação de algarismos significativos, notação científica e precisão de medidas. Gases: conceituação e compreensão das leis, misturas, idealidade x realidade. Estudo das variações de energia em reações Químicas e aplicações: termodinâmica, equilíbrio químico e eletroquímica. Cinética Química: conceituação e compreensão das leis e dos fatores que influenciam na velocidade das reações.
– Química Fundamental Experimental (CH = 30h)
Ementa: Noções Básicas de Normas de Segurança em Laboratórios de Química. Fundamentos de Metodologia Científica. Compreensão de Medidas e Precisão de Grandezas Físicas. Caracterização de Ácidos e Bases. Estudo e Balanceamento de Reações de Oxidação e Redução. Preparação e Padronização de Soluções. Investigação de Alguns métodos de Análise Quantitativa de substâncias. Determinação de Propriedades Termodinâmicas. Estudo e Compreensão de Equilíbrios Químicos. Investigação sobre Cinética de Reações Químicas. Estudo de Sistemas Eletroquímicos.
– História da Profissão Docente (CH = 30h)
Ementa: Compreensão dos fundamentos históricos da educação, das ideias e das práticas pedagógicas. Concepção da escola como instituição e de seu papel na sociedade desde Antiguidade ao momento atual. O papel do professor nas principais abordagens das teorias pedagógicas que explicam o processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento acadêmico e profissional próprio, por meio do comprometimento com a escola e participação em processos formativos de melhoria das relações interpessoais para o aperfeiçoamento integral de todos os envolvidos no trabalho escolar.
– Psicologia da Educação (CH = 45h)
Ementa: Psicologia e Educação, aprendizagem e as concepções de desenvolvimento humano. As principais teorias da Psicologia da Educação que explicam os processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Temas e teorias contemporâneas do campo da Psicologia da Educação.
– Libras (CH = 45h)
Ementa: Língua Brasileira de sinais em seus aspectos legais, conceituais e gramaticais. Sinais em contexto na Libras, dentro de práticas de conversação formais e informais na Libras. Cultura surda e formas de comunicação com sujeitos surdos. Singularidades linguísticas e de aprendizagem do discente surdo.
Disciplinas
– Tópicos Matemáticos 2 (CH = 90h)
Ementa: Funções exponenciais e logarítmicas. Funções trigonométricas. Cálculo de funções de uma variável real. Espaços Rn. Transformações Lineares de Rn para Rm. Autovalores e autovetores. Sequências e séries numéricas. Equações diferenciais de primeira ordem
– Introdução à Estatística (CH = 60h)
Ementa: Estatística Descritiva. Introdução à Teoria de Probabilidades. Variáveis Aleatórias. Distribuições de Probabilidade. Estimação Pontual. Intervalos de Confiança. Testes de Hipóteses. Análise de Regressão.
– Fundamentos da Estrutura Atômica Molecular (CH = 60h)
Ementa: A visão clássica do átomo; A radiação eletromagnética e quantização. O espectro atômico e o átomo de Bohr. A natureza do elétron. Funções de onda e orbitais atômicos. Propriedades atômicas e periodicidade. Átomos polieletrônicos. O modelo de Lewis para a ligação química. Teoria da ligação de valência. Teoria do orbital molecular. Teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. O modelo iônico de ligação.
Interações intermoleculares.
– Gestão Escolar (CH = 30h)
Ementa: Gestão educacional e gestão escolar: aspectos históricos, conceituais, legais e princípios básicos. Concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo – pedagógico. Organização do trabalho escolar. Projeto Político-Pedagógico.
– Educação Especial e Processos Inclusivos (CH = 45h)
Ementa: Educação Especial e inclusiva como referência para repensar as construções políticas e legais; O contexto do ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado para o público-alvo da Educação Especial; O desafio para a equidade social e educacional.
– História da Química (CH = 30h)
Ementa: A Origem do Universo – Teoria do “Big Bang”. Origem do Sistema Solar e a formação da Terra. História do Homem na Terra. Concepção da Ciência nas diferentes fases da História (Pré-História, Idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea). Fundamentos sobre a petroquímica, alquimia, química pré-moderna e moderna. Pesquisadores associados à química e suas contribuições.
– Práticas de Ensino Experimental (CH = 105h)
Ementa: Introdução à experimentação como instrumento de aprendizagem e como estratégia didática para o aperfeiçoamento e formação do profissional do Ensino de Química. Organização e manipulação de equipamentos, vidrarias e reagentes na experimentação para a educação básica. Desenvolvimento de equipamentos e aparatos experimentais. Atividades experimentais baseadas na articulação entre teoria e prática. Concepção, elaboração e proposição de experimentos para o Ensino de Química.
Disciplinas
– Tópicos Matemáticos 3 (CH = 60h)
Ementa: Sistemas de coordenadas. Números complexos. Cônicas e Quádricas. Funções vetoriais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais. Diferenciabilidade. Integração Múltipla.
– Física Teórica 1 (CH = 60h)
Ementa: Medição. Movimento retilíneo. Vetores. Movimento em duas ou três dimensões. Leis de Newton. Força e Movimento. Energia Cinética e Trabalho. Energia Potencial e Conservação de Energia. Centro de Massa e Conservação do Momento Linear. Rotação. Rolamento, Torque e Conservação do Momento Angular. Leis de Conservação, Simetria e Referencial Girante. Equilíbrio Estático.
– Introdução á Termodinâmica (CH = 60h)
Ementa: Definição de Sistemas Termodinâmicos. Estudo de Gases Ideais e Reais. Compreendendo a Teoria Cinética dos Gases e as distribuições de Maxwell e de Boltzmann. Fundamentação e Interpretação das Leis da Termodinâmica e suas Aplicações em Sistemas Físico-químicos.
– Química Inorgânica 1 (CH = 60h)
Ementa: Introdução à Química do estado sólido. Classificação e composição de minerais. Teorias ácido-base. Química dos elementos representativos. Introdução à Química de
coordenação.
– Química Analítica 1 (CH = 60h)
Ementa: Métodos analíticos. Soluções e cálculos de concentração de soluções. Equilíbrio químico. Equilíbrio em reações ácido-base. Equilíbrio em reações de precipitação. Equilíbrio em reações de complexação. Equilíbrio em reações de oxidação-redução. Equilíbrios de sistemas complexos.
– Didática (CH = 45h)
Ementa: Pedagogia e Didática. Formação permanente: saberes docentes. A escola que aprende: relação professor, discente e comunidade em diferentes ambientes de aprendizagem. Avaliação e Ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Docente.
Disciplinas
– Física Teórica 2 (CH=60h)
Ementa: Esforço Mecânico e Elasticidade; Gravitação; Mecânica dos Fluidos; Oscilações; Ondas; Som; Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica; Teoria Cinética dos Gases; Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica.
– Química Orgânica 1 (CH = 30h)
Ementa: Ligações Químicas e Estrutura Molecular de compostos de carbono, Ácidos e Bases, Funções Orgânicas, Nomenclatura, Propriedades Químicas e Físicas dos Compostos Orgânicos, Análise Conformacional, Estereoquímica.
– Termodinâmica de Sistemas Homogênios e Heterogênios (CH = 30h)
Ementa: Descrição e Interpretação da Termodinâmica de Misturas Ideais e Não-Ideais. Estudo de Propriedades Coligativas. Estudo e Investigação sobre as Condições de equilíbrio Físico e Químico.
– Química Inorgânica 2 (CH = 60h)
Ementa: Simetria molecular e introdução à teoria de grupo. Teorias de ligação aplicadas aos compostos de coordenação. Espectroscopia eletrônica aplicada aos compostos de
coordenação. Magnetismo molecular.
– Química Analítica 2 (CH = 30h)
Ementa: Introdução aos métodos de análise quantitativa. Métodos gravimétricos e volumétricos de análise.
– Metodologias para o Ensino de Química (CH = 75H)
Ementa: Principais teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao ensino de Química. Metodologias de ensino de Química abrangendo situações de inclusão na educação básica. As metodologias problematizadoras como prática docente no Ensino de Química: Uma abordagem crítica, na construção do conhecimento compartilhado. Elaboração de plano de trabalho docente/plano de ensino e plano de aula. Estudo do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e análise dos livros do programa. Estudo das principais estratégias de ensino visando a aprendizagem dos conceitos químicos no ensino médio. Análise das abordagens metodológicas que privilegiam o educar, valorizando e socializando conhecimentos, comportamentos e emoções.
– Recursos Didáticos para o Ensino de Química (CH = 105h)
Ementa: Conhecimento de repertório e possibilidades do uso de ferramentas, processos, mídias e linguagens digitais, visuais e materiais, direcionado para a aplicação em metodologias de ensino das ciências, por meio da realização de projetos de material didático e pedagógico. Conhecer a linguagem lúdica e aplicá-la no desenvolvimento de material didático e pedagógico.
Disciplinas
– Estágio Obrigatório 1 (CH = 60h)
Ementa: Legislação nacional em torno da educação básica e da licenciatura em Química. Estrutura e funcionamento da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Estado do Paraná. O currículo em suas múltiplas dimensões teórico- práticas. O currículo da educação básica nas propostas oficiais e no contexto da prática. Reflexões em torno do tornar-se professor/docente em química. A formação de professor no Estado do Paraná. Estrutura da escola, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. Ensino de Química: atividades de docência acompanhadas na escola. Observação participante das aulas de química. Pesquisas sobre a comunidade escolar e o entorno. Elaboração parcial de portfólio de aprendizagem relativo ao estágio curricular obrigatório.
– Química Orgânica 2 (CH = 60h)
Ementa: Estrutura e reatividade de intermediários orgânicos. Reações Radicalares de alcanos. Substituição Nucleofílica SN2 e SN1. Reações de eliminação. Reações de alquenos e alquinos. Polimerização.
– Cinética Química (CH = 30h)
Ementa: Definição de Velocidade de Reações Químicas. Estudo e Aplicações das Leis Empíricas de Velocidade de Reação Química. Estudo dos Fatores que Influenciam a Velocidade de Reação. Estudo e Desenvolvimento de Mecanismos de Reação. Compreensão de Processo Catalítico. Introdução aos Fenômenos de Transporte. Introdução à Teoria de Colisões e da Teoria do Estado de Transição.
– Práticas de Químicas Inorgânicas 1 (CH = 30h)
Ementa: A química dos elementos e dos compostos dos elementos dos Blocos s, p e d da Tabela Periódica.
– Laboratório de Químicas Analítica 1 (CH = 60h)
Ementa: Introdução à prática de laboratório. Soluções e cálculos de concentração de soluções. Reações para separação e identificação de cátions. Métodos estatísticos e erros em análise. Métodos gravimétricos de análise. Métodos volumétricos de análise: neutralização, precipitação, complexação e oxidação-redução.
– Instrumentação para o Ensino de Químicas (CH = 120h)
Ementa: A educação, a informação e a orientação como princípios básicos na prática docente para o desenvolvimento de responsabilidades individuais e coletivas no ambiente escolar, na comunidade e suas projeções. Orientações, princípios e fundamentos para uma prática docente que promova a educação de cidadãos conscientes e atuantes quanto à pluralidade étnico-racial, na construção de relações positivas, evidenciando a igualdade, o respeito à dignidade humana, o respeito à multiculturalidade, a valorização de identidade e a democracia. Desenvolvimento de recursos e estratégias a respeito dos conceitos de química para educação básica em variadas metodologias, com vistas a execução de planos de trabalho docente/planos de aula. Proposição de instrumentos e processos de avaliação na aprendizagem dos conteúdos de química, articulados aos recursos, estratégias e metodologias. Estudo dos obstáculos epistemológicos e de aprendizagem em química (Bachelard). Desenvolvimento de experimentos com o uso de materiais alternativos para a realização de aulas práticas de química na educação básica, articulados aos recursos, estratégias e metodologias. Aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), inclusive de softwares no ensino e aprendizagem em química.
Disciplinas
– Estágio Obrigatório 2 (CH = 105h)
Ementa: Observação participante das aulas de Química. Contrato didático e pedagógico. Elaboração de plano de trabalho docente/plano de ensino e plano de aula. Laboratório escolar de Química: organização e proposição de atividades. Regência com o uso de metodologia: experimentação, 3MP, ABP, Ensino por Investigação. Mediação de conflitos no contexto escolar e a importância das relações interpessoais no reconhecimento e respeito às diferenças. Elaboração parcial de portfólio de aprendizagem relativo ao estágio curricular obrigatório.
– Química Orgânica 3 (CH = 60h)
Ementa: Substituição Nucleofílica e Eletrofílica em Sistemas Aromáticos, Adição Nucleofílica em Aldeídos e Cetonas, Reações de adição/eliminação em derivados de Ácidos carboxílicos.
– Físico Química Aplicada (CH = 45h)
Ementa: Estudo e caracterização de processos de superfícies. Caracterização e aplicação de surfactantes, coloides e dispersões. Fundamentação de sistemas eletroquímicos em condições de equilíbrio. Aplicação dos Fundamentos da termodinâmica e cinética química em práticas e/ou estudo de casos.
– Química Quântica Computacional (CH = 45h)
Ementa: Softwares livres para cálculos químico-quânticos: Como obtê-los, instalá-los e utilizá-los. Métodos de aproximação para resolução da equação de Schrödinger baseados em funções de onda e na densidade eletrônica. Energia e geometria molecular. Propriedades Termodinâmicas. Espectros Vibracionais e Eletrônicos. Reatividade Química: Orbitais e Densidade Eletrônica, Intermediários de Reação, Estados de Transição e Constantes de Velocidade. Equilíbrios Conformacionais. Ressonância Magnética Nuclear. A química dos Metais de Transição.
– TIC’s no Ensino de Química 1 (CH = 60h)
Ementa: Descrição de Microcontroladores de fonte aberta. Programação básica para microcontroladores Arduíno e/ou similares. Desenvolvimento didático de sensores e instrumentos para aulas de química e suas aplicações em laboratórios de ensino. Desenvolvimento de interfaces para celulares utilizando a plataforma App Inventor e/ou
similares.
– Políticas Educacionais (CH = 30h)
Ementa: O campo da política educacional. Políticas educacionais e as relações entre Estado, educação e sociedade. Estrutura e organização do sistema educacional brasileiro. Temas atuais da política educacional brasileira.
Disciplinas
– Estágio Obrigatório 3 (CH= 120h)
Ementa: Observação participante das aulas de Química. Elaboração de plano de trabalho docente/plano de ensino e plano de aula. Regência com o uso de metodologia: Jigsaw, Pesquisa em Sala de Aula, Sala de Aula Invertida. Elaboração parcial de portfólio de aprendizagem relativo ao estágio curricular obrigatório. Proposição didática visando situações de inclusão.
– Laboratório de Química Orgânica (CH= 60h)
Ementa: Segurança no laboratório e no manuseio de compostos orgânicos. Propriedades físicas e químicas. Procedimentos experimentais de purificação, extração, preparação e
caracterização de compostos orgânicos.
– Projetos Interdisciplinares 1 (CH= 120h)
Ementa: Estudo sobre a interdisciplinaridade na educação básica na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O currículo em suas múltiplas dimensões teórico-práticas. O currículo da educação básica nas propostas oficiais e no contexto da prática. Investigação de projetos interdisciplinares para o ensino de química e de ciências. Desenvolvimento de plano de aula e projetos de ensino extensionistas contextualizados em situações reais, a partir de temas interdisciplinares e transversais, de abrangência social que devem ser abordados na educação básica, a partir dos conhecimentos desenvolvidos nos componentes curriculares afins.
– Ciência, Tecnologia e Sociedade ( CTS) (CH= 90h)
Ementa: Aspectos do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS): As interrelações entre ciência, tecnologia e a reconstrução cultural da sociedade, embasadas nos conhecimentos mundialmente construídos. O currículo e o enfoque CTS na educação básica nas propostas oficiais e no contexto da prática. O desenvolvimento tecnológico versus as desigualdades sociais no Brasil e no mundo: Questões políticas, étnicas, sociais e raciais. Análises sobre as tensões entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento sustentável. Argumentação e tomada de decisão sobre decisões científicas e tecnológicas a respeito da realidade local e global. A construção sócio-histórica da Ciência e Tecnologia. Implicações do enfoque CTS no Ensino de Ciências e Ensino de Química no espaço-tempo da sala de aula tanto na escola da Educação Básica quanto na universidade. Escrita, leitura, argumentação, diálogo e tomada de decisão a respeito de aspectos concernentes ao enfoque CTS.
Disciplinas
– Estágio Obrigatório 4 (CH = 120h)
Ementa: Reflexões teórico-práticas sobre as aprendizagens do Estágio Curricular Obrigatório. Preparação para processos seletivos para docência. Observação participante das aulas de Química. Elaboração de trabalho docente/plano de ensino e plano de aula. Elaboração de planejamento da disciplina de química no curso de ensino médio. Regência com abordagem CTSA. Elaboração e apresentação de portfólio de aprendizagem relativo aos estágios curriculares obrigatórios em formato de seminários.
– Práticas em Educação Ambiental (CH = 30h)
Ementa: Princípios e fundamentos teóricos. Recursos didáticos e técnicas de sensibilização. Projetos de Educação ambiental (EA): Criação, desenvolvimento e execução de projetos.
– Projetos Interdisciplinares 2 (CH = 120h)
Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos sobre Transposição Didática. Análise dos Conceitos Centrais da Química. Integração do conhecimento científico nos processos de ensino e aprendizagem, por meio do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar extensionista, através do estudo de temas atuais da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e áreas afins. Aplicação de um projeto interdisciplinar extensionista, sobre um conceito central da química, valorizando a inovação e aplicação de metodologias ativas que possibilitem aos estudantes vivenciarem a experiência da prática docente a partir de um projeto interdisciplinarmente constituído e a relação teoria e prática na aquisição do conhecimento.
Orientações Rápidas
A matrícula deve ser realizada diretamente no Portal do Aluno conforme Cronograma de cada campus: http://portal.utfpr.edu.br/secretaria/matricula
O processo de matrícula de veteranos está dividido em quatro etapas:
- Requerimento de matrícula: o estudante solicita matrícula nas unidades curriculares e turmas (horários) desejados e o sistema valida de acordo com os regulamentos específicos. O requerimento não garante vaga nas unidades curriculares para o estudante, é apenas uma solicitação.
- Ajuste e Confirmação de Matrícula: o estudante recebe a confirmação de matrícula com o resultado das unidades curriculares solicitadas, e, caso não tenha conseguido vaga em alguma unidade curricular/turma, pode solicitar a matrícula em outra turma disponível que possua ainda vaga. As vagas são preenchidas por ordem de solicitação.
- Inclusão de Unidade Curricular: o estudante pode solicitar matrícula em unidades curriculares de enriquecimento curricular e/ou unidades curriculares do seu curso ou de outros cursos. As vagas são preenchidas por ordem de solicitação
- Inclusão de Unidade Curricular Intercampus (Matrícula Intercampus): o estudante pode solicitar matrícula em unidades curriculares de enriquecimento curricular em outros campus. As vagas são preenchidas por ordem de solicitação.
Os atendimentos ocorrem tanto de maneira presencial quanto remoto, via Discord. Clique aqui para ter mais informações
A 2ª chamada de avaliação será concedida no caso de o aluno perder alguma avaliação, por motivo de doença ou força maior e poderá ser requerida uma única vez por avaliação no prazo de até 5 dias úteis, a contar da data da avaliação. Para requerer a 2ª chamada, o aluno deverá encaminhar e-mail para o Departamento de Registros Acadêmicos a (DERAC), derac-ct@utfpr.edu.br, informando seu nome completo, número de registro acadêmico, nome e código da disciplina e data em que ocorreu a avaliação, anexando a documentação comprobatória.
Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento
O estudante poderá requerer exame de suficiência para unidades curriculares que julgar possuir conhecimentos, no prazo estabelecido em Calendário Acadêmico. O exame poderá ser requerido apenas uma vez por disciplina, desde que o aluno não tenha reprovado na disciplina por frequência, conforme Artigo nº 39 do Regulamento da Organização Didátido Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR – Resolução n nº 81/2019 – COGEP. Para requerer o exame, o aluno deve encaminhar solicitação via e-mail (derac-ct@utfpr.edu.br) para o Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC), informando nome completo, número do Registro Acadêmico, e nome e código da disciplina.
Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento
As Atividades Acompanhadas caracterizam-se pela realização das atividades acadêmicas em regime de exercícios domiciliares, quando comprovada a situação de impossibilidade de comparecimento às aulas por um dos motivos descritos nos itens de 1 a 3, do Art. 2º da Resolução nº 110/2021 – COGEP.
Para solicitação, o aluno ou um representante deste deverá protocolar Requerimento no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) via e-mail derac-ct@utfpr.edu.br, acompanhado de documentos que comprovem a condição alegada, e a concessão será autorizada a partir da data deste protocolo, se ainda for viável, não gerando efeitos retroativos.
Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento
O cancelamento de matrícula em disciplina é feito pelo próprio aluno no Portal, até o prazo limite definido em calendário acadêmico da UTFPR. O cancelamento fora do prazo é permitido somente para estágio curricular, obrigatório ou não, por trabalho ou por motivos de força maior, devidamente comprovados, desde que autorizados pela coordenação do curso e que o fato tenha ocorrido após o período de matrícula. A solicitação deverá ser encaminhada diretamente para a Coordenação do Curso (jgolart@utfpr.edu.br), que, aprovando a solicitação, encaminhará a informação ao Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) para que o cancelamento da disciplina seja realizada.
Entende-se por convalidação o aproveitamento de conteúdos de unidades curriculares nas quais o estudante tenha sido aprovado, cursados no mesmo nível de ensino ou superior, desde que atendidas as condições expostas nos incisos I a IV do Artigo nº 27 do Regulamento da Organização Didátido Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR – Resolução n nº 81/2019 – COGEP.
A solicitação de convalidação de disciplinas poderá ser realizada a qualquer tempo. O aluno deverá encaminhar e-mail para a coordenação do curso (coamb-ct@utfpr.edu.br) anexando Requerimento e Tabela de Equivalência devidamente preenchidos. Quando as disciplinas tiverem sido cursadas externamente à UTFPR, o aluno deverá anexar também o histórico escolar e os planos de ensino das disciplinas.
Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento
Para as demais solicitações como desistência de curso, trancamento de matrícula, enviar email para o DERAC: derac-ct@utfpr.edu.br.
Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento
Para outras dúvidas, entre em contato com a coordenação do curso.