Período

Vespertino e Noturno

Duração

8 períodos 4 anos

Ingresso

SISU ou Vestibular

Sobre o curso

Organização Curricular - Grade vigente a partir de 02/2023

1º Período

Disciplinas

– Interpretação e Produção de Texto  (CH = 30h)
Ementa: Estudo da constituição do texto escrito, seus diversos processos de formulação, reformulação e retextualização de gêneros da esfera acadêmica e técnica. Compreensão dos procedimentos de reescrita como prática e registro de letramentos acadêmico–profissional.

– Tópicos Matemáticos (CH = 90h)
Ementa: Introdução à lógica matemática. Conjuntos numéricos. Funções. Funções polinomiais e racionais. Gráfico de funções polinomiais e racionais. Limites de funções polinomiais e racionais. Derivadas de funções polinomiais e racionais. Integral de funções polinomiais e racionais. Matrizes e sistemas de equações lineares. Vetores no plano e
no espaço. Retas e planos.

–  Fundamentos de Química   (CH = 60h)
Ementa: Definições e determinações da composição de corpos materiais. Compreensão e aplicação dos  cálculos  estequiométricos.  Sistema  internacional  de  medidas  (SI):  compreensão  e aplicação  do  sistema  na  conceituação  de  algarismos  significativos,  notação  científica  e precisão de medidas. Gases: conceituação e  compreensão das leis, misturas, idealidade x realidade. Estudo das variações de energia em reações Químicas e aplicações: termodinâmica,  equilíbrio  químico  e  eletroquímica.  Cinética  Química:  conceituação  e  compreensão das leis e dos fatores que influenciam na velocidade das reações.

– Química Fundamental Experimental  (CH = 30h)
Ementa: Noções Básicas de Normas de Segurança em Laboratórios de Química. Fundamentos de Metodologia Científica. Compreensão de Medidas e Precisão de Grandezas Físicas. Caracterização de Ácidos e Bases. Estudo e Balanceamento de Reações de Oxidação e Redução. Preparação e Padronização de Soluções. Investigação de Alguns métodos de Análise Quantitativa de substâncias. Determinação de Propriedades Termodinâmicas. Estudo e Compreensão de Equilíbrios Químicos. Investigação sobre Cinética de Reações Químicas. Estudo de Sistemas Eletroquímicos.

– História da Profissão Docente   (CH = 30h)
Ementa: Compreensão dos fundamentos históricos da educação, das ideias e das práticas pedagógicas. Concepção da escola como instituição e de seu papel  na sociedade desde Antiguidade ao momento atual. O papel do professor nas principais abordagens das teorias pedagógicas que explicam o processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento acadêmico e profissional próprio, por meio do comprometimento com a escola e participação  em  processos  formativos  de  melhoria  das  relações  interpessoais  para  o aperfeiçoamento integral de todos os envolvidos no trabalho escolar.

– Psicologia da  Educação (CH = 45h)
Ementa: Psicologia  e  Educação,  aprendizagem  e  as  concepções  de  desenvolvimento  humano.  As principais teorias da Psicologia da Educação que explicam os processos de desenvolvimento  e  de  aprendizagem.  Temas  e  teorias  contemporâneas  do  campo  da Psicologia da Educação.

– Libras (CH = 45h)
Ementa: Língua Brasileira de sinais em seus aspectos legais, conceituais e gramaticais. Sinais em  contexto na Libras, dentro de práticas de conversação formais e informais na Libras. Cultura  surda  e  formas  de  comunicação  com  sujeitos  surdos.  Singularidades  linguísticas  e  de  aprendizagem do discente surdo.

2º Período

Disciplinas

– Tópicos Matemáticos 2 (CH = 90h)
Ementa: Funções exponenciais e logarítmicas. Funções trigonométricas. Cálculo de funções de uma variável real. Espaços Rn. Transformações Lineares de Rn para Rm. Autovalores e autovetores. Sequências e séries numéricas. Equações diferenciais de primeira ordem

– Introdução à Estatística (CH = 60h)
Ementa: Estatística Descritiva. Introdução à Teoria de Probabilidades. Variáveis Aleatórias. Distribuições de Probabilidade. Estimação Pontual. Intervalos de Confiança. Testes de Hipóteses. Análise de Regressão.

– Fundamentos da Estrutura Atômica Molecular (CH = 60h)
Ementa: A visão clássica do átomo; A radiação eletromagnética e quantização. O espectro atômico  e  o  átomo  de  Bohr.  A  natureza  do  elétron. Funções  de  onda  e  orbitais  atômicos.  Propriedades atômicas e periodicidade. Átomos polieletrônicos. O modelo de Lewis para a  ligação  química.  Teoria  da  ligação  de  valência.  Teoria  do  orbital  molecular.  Teoria  da  repulsão  dos  pares  eletrônicos  da  camada  de  valência.  O  modelo  iônico  de  ligação.
Interações intermoleculares.

– Gestão Escolar  (CH = 30h)
Ementa: Gestão educacional e gestão escolar:  aspectos históricos, conceituais, legais e  princípios básicos. Concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo – pedagógico. Organização do trabalho escolar. Projeto Político-Pedagógico.

 Educação Especial e Processos Inclusivos (CH = 45h)
Ementa: Educação  Especial  e  inclusiva  como  referência  para  repensar  as  construções  políticas  e  legais;  O  contexto  do  ensino  regular  e  o  Atendimento  Educacional  Especializado  para  o  público-alvo da Educação Especial; O desafio para a equidade social e educacional.

– História da Química (CH = 30h)
Ementa: A Origem do Universo – Teoria do “Big Bang”. Origem do Sistema Solar e a formação da Terra. História do Homem na Terra. Concepção da Ciência nas diferentes fases da História (Pré-História,  Idades  Antiga,  Média,  Moderna  e  Contemporânea).  Fundamentos  sobre  a petroquímica,  alquimia,  química  pré-moderna  e  moderna.  Pesquisadores  associados  à química e suas contribuições.

 Práticas de Ensino Experimental  (CH = 105h)
Ementa: Introdução à experimentação como instrumento de aprendizagem e como estratégia didática  para o aperfeiçoamento e formação do profissional do Ensino de Química. Organização e  manipulação  de  equipamentos,  vidrarias  e  reagentes  na  experimentação  para  a  educação  básica.  Desenvolvimento de equipamentos e aparatos experimentais. Atividades  experimentais  baseadas  na  articulação  entre  teoria  e  prática.  Concepção,  elaboração  e proposição de experimentos para o Ensino de Química.

3º Período

Disciplinas

 Tópicos Matemáticos 3 (CH = 60h)
Ementa: Sistemas de coordenadas. Números complexos. Cônicas e Quádricas. Funções vetoriais de uma variável real. Funções reais de várias variáveis reais. Diferenciabilidade. Integração Múltipla.

 Física Teórica 1 (CH = 60h)
Ementa: Medição. Movimento retilíneo. Vetores. Movimento em duas ou três dimensões. Leis de Newton. Força e Movimento. Energia Cinética e Trabalho. Energia Potencial e Conservação de Energia. Centro de Massa e Conservação do Momento Linear. Rotação. Rolamento, Torque e Conservação do Momento Angular. Leis de Conservação, Simetria e Referencial Girante. Equilíbrio Estático.

– Introdução á Termodinâmica  (CH = 60h)
Ementa: Definição de Sistemas Termodinâmicos. Estudo de Gases Ideais e Reais. Compreendendo a Teoria Cinética dos Gases e as distribuições de Maxwell e de Boltzmann. Fundamentação  e  Interpretação  das  Leis  da  Termodinâmica  e  suas  Aplicações  em Sistemas Físico-químicos.

– Química Inorgânica 1 (CH = 60h)
Ementa: Introdução à Química do estado sólido. Classificação e composição de minerais. Teorias ácido-base. Química dos elementos representativos. Introdução à Química de
coordenação.

– Química Analítica 1 (CH = 60h)
Ementa: Métodos analíticos. Soluções e cálculos de concentração de soluções. Equilíbrio químico. Equilíbrio em reações ácido-base. Equilíbrio em reações de precipitação.  Equilíbrio em reações  de  complexação.  Equilíbrio  em  reações  de  oxidação-redução.  Equilíbrios  de sistemas complexos.

– Didática (CH = 45h)
Ementa: Pedagogia  e  Didática.  Formação  permanente:  saberes  docentes.  A  escola  que  aprende:  relação  professor,  discente  e  comunidade  em  diferentes  ambientes  de  aprendizagem. Avaliação e Ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Docente.

4º Período

Disciplinas

– Física Teórica 2 (CH=60h)
Ementa: Esforço Mecânico e Elasticidade; Gravitação; Mecânica dos Fluidos; Oscilações; Ondas; Som; Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica; Teoria Cinética dos Gases; Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica.

– Química Orgânica 1 (CH = 30h)
Ementa: Ligações  Químicas  e  Estrutura  Molecular  de  compostos  de  carbono,  Ácidos  e  Bases, Funções  Orgânicas,  Nomenclatura,  Propriedades  Químicas  e  Físicas  dos  Compostos  Orgânicos, Análise Conformacional, Estereoquímica.

– Termodinâmica de Sistemas Homogênios e Heterogênios (CH = 30h)
Ementa: Descrição e Interpretação da Termodinâmica de Misturas Ideais e Não-Ideais. Estudo de  Propriedades Coligativas. Estudo e Investigação sobre as Condições de equilíbrio Físico e Químico.

– Química Inorgânica 2 (CH = 60h)
Ementa: Simetria molecular e introdução à teoria de grupo. Teorias de ligação aplicadas aos compostos de coordenação. Espectroscopia eletrônica aplicada aos compostos de
coordenação. Magnetismo molecular.

– Química Analítica 2 (CH = 30h)
Ementa: Introdução aos métodos de análise quantitativa. Métodos gravimétricos e volumétricos de análise.

– Metodologias para o Ensino de Química (CH = 75H)
Ementa: Principais teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao ensino de Química. Metodologias  de  ensino  de  Química  abrangendo  situações  de  inclusão  na educação básica. As metodologias problematizadoras como prática docente no Ensino de Química: Uma abordagem crítica, na construção do conhecimento compartilhado.  Elaboração  de  plano  de  trabalho  docente/plano  de  ensino  e  plano  de  aula. Estudo  do  Programa  Nacional  do  Livro  e  do  Material  Didático  (PNLD)  e  análise  dos  livros  do  programa.  Estudo  das  principais  estratégias  de  ensino  visando  a  aprendizagem  dos  conceitos químicos no ensino médio. Análise das abordagens metodológicas que  privilegiam  o  educar,  valorizando  e  socializando  conhecimentos,  comportamentos  e  emoções.

– Recursos Didáticos para o Ensino de Química (CH = 105h)
Ementa: Conhecimento de repertório e possibilidades do uso de ferramentas, processos, mídias e linguagens digitais, visuais e materiais, direcionado para a aplicação em metodologias de  ensino das ciências, por meio da realização de projetos de material didático e pedagógico.  Conhecer  a  linguagem  lúdica  e  aplicá-la  no  desenvolvimento  de  material  didático  e  pedagógico.

5º Período

Disciplinas

– Estágio Obrigatório 1 (CH = 60h)
Ementa: Legislação nacional em torno da educação básica e da licenciatura em Química. Estrutura  e funcionamento da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e dos Núcleos Regionais de  Educação (NRE) do Estado do Paraná. O currículo em suas múltiplas dimensões teórico- práticas.  O currículo da educação básica nas propostas oficiais e no contexto da prática.  Reflexões em torno do tornar-se professor/docente em química. A formação de professor  no  Estado  do  Paraná.  Estrutura  da  escola,  Projeto  Político  Pedagógico  e  Regimento  Escolar. Ensino de Química: atividades de docência acompanhadas na escola. Observação  participante  das  aulas  de  química.  Pesquisas  sobre  a  comunidade  escolar  e  o  entorno.  Elaboração parcial de portfólio de aprendizagem relativo ao estágio curricular obrigatório.

– Química Orgânica 2 (CH = 60h)
Ementa: Estrutura  e  reatividade  de  intermediários  orgânicos.  Reações  Radicalares  de  alcanos. Substituição  Nucleofílica  SN2  e  SN1.  Reações  de  eliminação.  Reações  de  alquenos  e  alquinos. Polimerização.

– Cinética Química  (CH = 30h)
Ementa: Definição de Velocidade de Reações Químicas. Estudo e Aplicações das Leis Empíricas de Velocidade de Reação Química. Estudo dos Fatores que Influenciam a Velocidade de  Reação. Estudo e Desenvolvimento de Mecanismos de Reação. Compreensão de Processo  Catalítico. Introdução aos Fenômenos de Transporte. Introdução à Teoria de Colisões e da Teoria do Estado de Transição.

– Práticas de Químicas Inorgânicas 1 (CH = 30h)
Ementa: A química dos elementos e dos compostos dos elementos dos Blocos s, p e d da Tabela  Periódica.  

– Laboratório de Químicas Analítica 1 (CH = 60h)
Ementa: Introdução  à  prática  de  laboratório.  Soluções  e  cálculos  de  concentração  de  soluções. Reações para separação e identificação de cátions. Métodos estatísticos e erros em análise. Métodos  gravimétricos  de  análise.  Métodos  volumétricos  de  análise:  neutralização, precipitação, complexação e oxidação-redução.

– Instrumentação para o Ensino de Químicas  (CH = 120h)
Ementa: A educação, a informação e a orientação como princípios básicos na prática docente para  o desenvolvimento de responsabilidades individuais e coletivas no ambiente escolar, na comunidade  e  suas  projeções.  Orientações,  princípios  e  fundamentos  para  uma  prática docente que promova a educação de cidadãos conscientes e atuantes quanto à pluralidade étnico-racial, na construção de relações positivas, evidenciando a igualdade, o respeito à dignidade  humana,  o  respeito  à  multiculturalidade,  a  valorização  de  identidade  e  a democracia.  Desenvolvimento  de  recursos  e  estratégias  a  respeito  dos  conceitos  de química para educação básica em variadas metodologias, com vistas a execução de planos de trabalho docente/planos de aula. Proposição de instrumentos e processos de avaliação na  aprendizagem  dos  conteúdos  de  química,  articulados  aos  recursos,  estratégias  e metodologias.  Estudo  dos  obstáculos  epistemológicos  e  de  aprendizagem  em  química  (Bachelard). Desenvolvimento de experimentos com o uso de materiais alternativos para  a  realização  de  aulas  práticas  de  química  na  educação  básica,  articulados  aos  recursos, estratégias e metodologias. Aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e  Comunicação (TDICs), inclusive de softwares no ensino e aprendizagem em química.

6º Período

Disciplinas

– Estágio Obrigatório 2 (CH = 105h)
Ementa: Observação participante das aulas de Química. Contrato didático e pedagógico. Elaboração  de  plano  de  trabalho  docente/plano  de  ensino  e  plano  de  aula.  Laboratório escolar  de  Química:  organização  e  proposição  de  atividades.  Regência  com  o  uso  de metodologia: experimentação, 3MP, ABP, Ensino por Investigação. Mediação de conflitos no contexto escolar e a importância das relações interpessoais no  reconhecimento e respeito às diferenças. Elaboração parcial de portfólio de aprendizagem  relativo ao estágio curricular obrigatório.

– Química Orgânica 3 (CH = 60h)
Ementa: Substituição Nucleofílica e Eletrofílica em Sistemas Aromáticos, Adição Nucleofílica em  Aldeídos e Cetonas, Reações de adição/eliminação em derivados de Ácidos carboxílicos.

– Físico Química Aplicada (CH = 45h)
Ementa: Estudo  e  caracterização  de  processos  de  superfícies.  Caracterização  e  aplicação  de surfactantes,  coloides  e  dispersões.  Fundamentação  de  sistemas  eletroquímicos  em condições de equilíbrio. Aplicação dos Fundamentos da termodinâmica e cinética química em práticas e/ou estudo de casos.

– Química Quântica Computacional (CH = 45h)
Ementa: Softwares livres para cálculos químico-quânticos: Como obtê-los, instalá-los e utilizá-los.  Métodos de aproximação para resolução da equação de Schrödinger baseados em funções  de onda e na densidade eletrônica. Energia e geometria molecular. Propriedades Termodinâmicas. Espectros Vibracionais e Eletrônicos. Reatividade Química: Orbitais e Densidade  Eletrônica,  Intermediários  de  Reação,  Estados  de  Transição  e  Constantes  de Velocidade.  Equilíbrios  Conformacionais.  Ressonância  Magnética  Nuclear.  A  química dos Metais de Transição.

– TIC’s no Ensino de Química 1 (CH = 60h)
Ementa: Descrição de Microcontroladores de fonte aberta. Programação básica para microcontroladores  Arduíno  e/ou  similares.  Desenvolvimento  didático  de  sensores  e instrumentos para aulas de química e suas aplicações em laboratórios de ensino. Desenvolvimento de interfaces para celulares utilizando a plataforma App Inventor e/ou
similares.

– Políticas Educacionais (CH = 30h)
Ementa: O  campo  da  política  educacional.  Políticas  educacionais  e  as  relações  entre  Estado, educação e sociedade. Estrutura e organização do sistema educacional brasileiro. Temas atuais da política educacional brasileira.

7º Período

Disciplinas

– Estágio Obrigatório 3 (CH= 120h)
Ementa: Observação participante das aulas de Química. Elaboração de plano de trabalho docente/plano  de  ensino  e  plano  de  aula.  Regência  com  o  uso  de  metodologia:  Jigsaw, Pesquisa  em  Sala  de  Aula,  Sala  de  Aula  Invertida.  Elaboração  parcial  de  portfólio  de aprendizagem  relativo  ao  estágio  curricular  obrigatório.  Proposição  didática  visando situações de inclusão.

– Laboratório de Química Orgânica  (CH= 60h)
Ementa: Segurança no laboratório e no manuseio de compostos orgânicos. Propriedades físicas e  químicas. Procedimentos experimentais de purificação, extração, preparação e
caracterização de compostos orgânicos.

– Projetos Interdisciplinares 1 (CH= 120h)
Ementa: Estudo sobre a interdisciplinaridade na educação básica na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O currículo em suas múltiplas dimensões teórico-práticas. O currículo da  educação  básica  nas  propostas  oficiais  e  no  contexto  da  prática.  Investigação  de  projetos interdisciplinares para o ensino de química e de ciências. Desenvolvimento de  plano de aula e projetos de ensino extensionistas contextualizados em situações reais,  a  partir  de  temas  interdisciplinares  e  transversais,  de  abrangência  social  que  devem  ser  abordados na educação básica, a partir dos conhecimentos desenvolvidos nos componentes curriculares afins.

– Ciência, Tecnologia e Sociedade ( CTS)  (CH= 90h)
Ementa: Aspectos  do  enfoque  Ciência,  Tecnologia,  Sociedade  (CTS):  As  interrelações  entre  ciência, tecnologia e a reconstrução cultural da sociedade, embasadas nos conhecimentos  mundialmente  construídos.    O  currículo  e  o  enfoque  CTS  na  educação  básica  nas  propostas  oficiais  e  no  contexto  da  prática.  O  desenvolvimento  tecnológico  versus  as  desigualdades sociais no Brasil e no mundo: Questões políticas, étnicas, sociais e raciais.  Análises sobre as tensões entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento sustentável. Argumentação e tomada de decisão sobre decisões científicas e tecnológicas a  respeito  da realidade  local  e  global.  A construção  sócio-histórica da  Ciência e Tecnologia. Implicações do enfoque CTS no Ensino de Ciências e Ensino de Química no espaço-tempo da sala de aula tanto na escola da Educação Básica quanto na universidade. Escrita,  leitura,  argumentação,  diálogo  e  tomada  de  decisão  a  respeito  de  aspectos concernentes ao enfoque CTS.

8º Período

Disciplinas

– Estágio Obrigatório 4 (CH = 120h)
Ementa: Reflexões  teórico-práticas  sobre  as  aprendizagens  do  Estágio  Curricular  Obrigatório.  Preparação para processos seletivos para docência. Observação participante das aulas de  Química. Elaboração de trabalho docente/plano de ensino e plano de aula. Elaboração de  planejamento  da  disciplina  de  química  no curso  de ensino  médio.  Regência  com abordagem CTSA. Elaboração e apresentação de portfólio de aprendizagem relativo aos estágios curriculares obrigatórios em formato de seminários.

– Práticas em Educação Ambiental  (CH = 30h)
Ementa: Princípios  e  fundamentos  teóricos.  Recursos  didáticos  e  técnicas  de  sensibilização.  Projetos de Educação ambiental (EA): Criação, desenvolvimento e execução de projetos.

– Projetos Interdisciplinares 2 (CH = 120h)
Ementa: Estudo  dos  fundamentos  teóricos  sobre  Transposição  Didática.  Análise  dos  Conceitos  Centrais  da  Química.  Integração  do  conhecimento  científico  nos  processos  de  ensino  e  aprendizagem, por meio do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar extensionista,  através do estudo de temas atuais da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e  áreas  afins.  Aplicação  de  um  projeto  interdisciplinar  extensionista,  sobre  um  conceito  central  da  química,  valorizando  a  inovação  e  aplicação  de  metodologias  ativas  que  possibilitem aos estudantes vivenciarem a experiência da prática docente a partir de um  projeto  interdisciplinarmente  constituído  e  a  relação  teoria  e  prática  na  aquisição  do  conhecimento.

Coordenação

Prof. Dr. Jonas Golart da Silva

 jgolart@utfpr.edu.br

Telefone: (41) 3279-6873

TCC

Profa. Dra. Cristiane Pilissão

pilissao@utfpr.edu.br

Estágio

Prof. Dra. Adriane Viana do Rosário

adrianev@utfpr.edu.br

Extensão

Profa. Dra. Maurici Luzia Charnevski Del Monego

maurici@utfpr.edu.br

Atividades Integradoras

Prof. Dr. Edson Luiz Seibert

eseibert@utfpr.edu.br

Telefone: (41) 3279-6448

Atividades Complementares

Profa. Dra. Fabiana Pauletti

fpauletti@utfpr.edu.br

Orientações Rápidas

Matrícula para veteranos

A matrícula deve ser realizada diretamente no Portal do Aluno conforme Cronograma de cada campus: http://portal.utfpr.edu.br/secretaria/matricula

O processo de matrícula de veteranos está dividido em quatro etapas:

  1. Requerimento de matrícula: o estudante solicita matrícula nas unidades curriculares e turmas (horários)  desejados e o sistema valida de acordo com os regulamentos específicos. O requerimento não garante vaga nas unidades curriculares para o estudante, é apenas uma solicitação.
  2. Ajuste e Confirmação de Matrícula: o estudante recebe a confirmação de matrícula com o resultado das unidades curriculares solicitadas, e, caso não tenha conseguido vaga em alguma unidade curricular/turma, pode solicitar a matrícula  em outra turma disponível que possua ainda vaga. As vagas são preenchidas por ordem de solicitação.
  3. Inclusão de Unidade Curricular: o estudante pode solicitar matrícula em unidades curriculares de enriquecimento curricular e/ou unidades curriculares do seu curso ou de outros cursos. As vagas são preenchidas por ordem de solicitação
  4. Inclusão de Unidade Curricular Intercampus (Matrícula Intercampus): o estudante pode solicitar matrícula em unidades curriculares de enriquecimento curricular em outros campus.  As vagas são preenchidas por ordem de solicitação.
Monitoria

Os atendimentos ocorrem tanto de maneira presencial quanto remoto, via Discord. Clique aqui para ter mais informações

Pedido de segunda chamada

A 2ª chamada de avaliação será concedida no caso de o aluno perder alguma avaliação, por motivo de doença ou força maior e poderá ser requerida uma única vez por avaliação no prazo de até 5 dias úteis, a contar da data da avaliação. Para requerer a 2ª chamada, o aluno deverá encaminhar e-mail para o Departamento de Registros Acadêmicos a (DERAC), derac-ct@utfpr.edu.br, informando seu nome completo, número de registro acadêmico, nome e código da disciplina e data em que ocorreu a avaliação, anexando a documentação comprobatória.

Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento

Exame de Suficiência

O estudante poderá requerer exame de suficiência para unidades curriculares que julgar possuir conhecimentos, no prazo estabelecido em Calendário Acadêmico. O exame poderá ser requerido apenas uma vez por disciplina, desde que o aluno não tenha reprovado na disciplina por frequência, conforme Artigo nº 39 do Regulamento da Organização Didátido Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR – Resolução n nº 81/2019 – COGEP. Para requerer o exame, o aluno deve encaminhar solicitação via e-mail (derac-ct@utfpr.edu.br) para o Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC), informando nome completo, número do Registro Acadêmico, e nome e código da disciplina.  

Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento

Atividades acompanhadas

As Atividades Acompanhadas caracterizam-se pela realização das atividades acadêmicas em regime de exercícios domiciliares, quando comprovada a situação de impossibilidade de comparecimento às aulas por um dos motivos descritos nos itens de 1 a 3, do Art. 2º da Resolução nº 110/2021 – COGEP.

Para solicitação, o aluno ou um representante deste deverá protocolar Requerimento no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) via e-mail derac-ct@utfpr.edu.br, acompanhado de documentos que comprovem a condição alegada, e a concessão será autorizada a partir da data deste protocolo, se ainda for viável, não gerando efeitos retroativos.

Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento

Cancelamento de Disciplina

O cancelamento de matrícula em disciplina é feito pelo próprio aluno no Portal, até o prazo limite definido em calendário acadêmico da UTFPR. O cancelamento fora do prazo é permitido somente para estágio curricular, obrigatório ou não, por trabalho ou por motivos de força maior, devidamente comprovados, desde que autorizados pela coordenação do curso e que o fato tenha ocorrido após o período de matrícula. A solicitação deverá ser encaminhada diretamente para a Coordenação do Curso (jgolart@utfpr.edu.br), que, aprovando a solicitação, encaminhará a informação ao Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) para que o cancelamento da disciplina seja realizada.

Convalidação/Equivalência de Disciplinas

Entende-se por convalidação o aproveitamento de conteúdos de unidades curriculares nas quais o estudante tenha sido aprovado, cursados no mesmo nível de ensino ou superior, desde que atendidas as condições expostas nos incisos I a IV do Artigo nº 27 do Regulamento da Organização Didátido Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR – Resolução n nº 81/2019 – COGEP.

A solicitação de convalidação de disciplinas poderá ser realizada a qualquer tempo. O aluno deverá encaminhar e-mail para a coordenação do  curso (coamb-ct@utfpr.edu.br) anexando Requerimento e Tabela de Equivalência devidamente preenchidos. Quando as disciplinas tiverem sido cursadas externamente à UTFPR, o aluno deverá anexar também o histórico escolar e os planos de ensino das disciplinas.

Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento

Desistência de Curso/Trancamento de Matrícula/Demais assuntos

Para as demais solicitações como desistência de curso, trancamento de matrícula, enviar email para o DERAC: derac-ct@utfpr.edu.br

Para maiores informações acesse http://www.utfpr.edu.br/secretaria/curitiba/requerimento

Para outras dúvidas, entre em contato com a coordenação do curso.