A Extensão Universitária é o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.

É um canal de interlocução entre a Sociedade e a Universidade, trazendo as demandas da população e os desafios colocados para o desenvolvimento do país para o centro da Pesquisa e desta para a sociedade.

Nossos Projetos de Extensão

Ampliando os conhecimentos de jovens integrantes de movimento escoteiro

O presente Projeto de Extensão visa dar aos estudantes da UTFPR a inserção em um processo educativo e científico, a partir da atuação como parceiros em grupos escoteiros. O Movimento Escoteiro é reconhecido mundialmente pela sua atuação na educação de jovens a partir de adultos voluntários e qualificados. A parceria selada entre este Projeto e o Grupo Escoteiro São Judas Tadeu (GESJT) contribuirá para a formação desses jovens, tornando-os mais conscientes e críticos no âmbito das habilidades trabalhadas, estimulando-os ao estudo e aperfeiçoamento na área acadêmica, enquanto que, os estudantes das UTFPR se beneficiarão pelas vivencias realizadas nesse processo de integração entre os diversos conhecimentos e saberes, permitindo com mais clareza a compreensão dos conteúdos estudados na vida acadêmica.

Professores integrantes: Maria Giovana Binder Pagnoncelli (coordenadora – DAQBi), Jana Magaly Tesserolli De Souza, Larissa Kummer, Lucia Regina Rocha Martins, Gustavo Henrique Couto, Maurici Luzia Del Monego, Thomaz Aurélio Pagioro.

BioTiba - Projetos de Biodiversidade

O projeto tem o intuito de sensibilizar e informar a sociedade quanto à importância de conhecer a biodiversidade e de adotar estratégias que conservem os serviços ambientais fornecidos por ela. Por meio desde projeto, pretende-se manter a UTFPR como instituição articuladora dos eventos Desafio da Natureza das Cidades (City Nature Challenge – CNC) e Grande BioBlitz do Hemisfério Sul (Great Southern BioBlitz – GSB) na cidade de Curitiba e demais cidades da região metropolitana. Pretende-se, ainda, idealizar e organizar um evento similar no âmbito do estado do Paraná, para que mais pessoas se sintam instigadas a ter um novo olhar sobre a biodiversidade e adotem uma postura ativa na conservação do meio ambiente. Além disso, o presente projeto se propõem a apoiar e incentivar a criação de projetos de curta duração em escolas, sedes de grupos escoteiros, entre outras instituições, buscando inventariar a biodiversidade e informar sobre a sua importância.

Coordenação:  Prof.ª Jana Magaly Tesserolli de Souza  (DAQBI) e  Prof.ª Larissa Kummer (DAQBI).
Integrantes: Gustavo Henrique da Silva Ribeiro, Nathali Rebeca Freitas Fernandes, Andrielle Cristiane Zanão, Giovana Polytito Cremasco e Erika Domaniski Dos Santos. 

Ser Ambiental - Educação para a Sustentabilidade

Este projeto tem o intuito de aplicar estratégias diversas na área de Educação Ambiental para sensibilizar, informar e/ou orientar a Comunidade sobre temas ambientais; gerar uma troca de saberes entre a Comunidade e a Universidade; contribuir para a solução de problemas relacionados ao meio ambiente, saúde e sociedade. Pretende, ainda, proporcionar aos estudantes da disciplina de Educação Ambiental, e também a outros estudantes que desejem participar do projeto como voluntários, a oportunidade de vivenciar a extensão universitária e colocar em prática ações educativas sobre temas contemporâneos na área de meio ambiente, saúde e sociedade.

Coordenação: Prof.ª Renata Ruaro e  Prof.ª Jana Magaly Tesserolli de Souza (DAQBI).
Integrantes:  Amanda Faleiro Oliveira, Shaiane Gabriela de Lima e Aline Fernandes França.

Mídias Sociais Como Ferramenta Extensionista

O projeto tem como objetivo geral usar as redes sociais para engajar os alunos, especialmente
dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Tecnologia em Processos Ambientais da
UTFPR-CT, para que divulguem as oportunidades que estes cursos e área de atuação podem
oferecer para a comunidade.

Coordenação: Prof.ª Larissa Kummer (DAQBI) e Prof.ª Maurici Luzia Charnevski Del Monego (DAQBI). 
 Integrantes: Anna Vitoria Cardoso Martins, Lucas Rodrigues Napo, Larissa Torres Diaz, Maiara Soares de Carvalho e Luiza Beatriz Spak Kubichen. 

O Mundo das Abelhas - Conhecer para proteger, apreciar para conservar!

Levando em conta a necessidade urgente de se conservar as abelhas e que medidas amigáveis a elas precisam ser adotadas o quanto antes, este projeto se propõe a sensibilizar crianças, adolescentes e adultos acerca das importâncias ecológica e econômica das abelhas e da necessidade de conservação das diferentes espécies para manter um ecossistema equilibrado, que continue fornecendo serviços úteis ao bem-estar da população humana. Como objetivos específicos, tem-se: disponibilizar iscas com atrativo para abelhas sem ferrão nas sedes do Campus Curitiba; estabelecer um meliponário e um mini-hotel para abelhas na sede Ecoville; enriquecer a flora da sede Ecoville com espécies de plantas melíferas; montar coleção entomológica didática; confeccionar material didático sobre temas relacionados às abelhas; oferecer oficinas para estudantes de escolas públicas, funcionários terceirizados, idosos, grupos de escoteiros e/ou membros da comunidade acadêmica visando esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento acerca das abelhas.

Coordenação: Prof.ª Jana Magaly Tesserolli de Souza (DAQBI) e Prof.ª Katia Regina Hopfer (DAGEE).
Integrantes: Bruna Louise Dering, Jheymson Martins Farias, Caio Vitor de Souza, Eric Maciel da Silva, Caiene de Oliveira, Maria Eduarda Mercante de Souza, Kelven Gabriel de Azevedo da Conceição, Gabriela de Andrade Cruz Hein, Leonardo José Viginheski e Andrielle Cristine Zanão.

Meninas nas Ciências

O Projeto de extensão “Meninas nas Ciências” iniciou suas atividades no ano de 2019, antes recebia o nome “Olimpíada de Química como estratégia para a inserção e manutenção de meninas nas áreas de ciências exatas e suas tecnologias” foi inaugurado no dia 14 de Junho na Sede UTFPR Ecoville .
O projeto visava instigar o interesse feminino pela área das ciências exatas e suas tecnologias através da participação nas Olimpíadas de Química. No novo período do projeto, os objetivos passaram a incluir alunos de escolas públicas do ensino médio. Nesse momento o projeto recebe esses alunos na universidade para a realização de oficinas ministradas por professores da universidade, graduandos, mestrandos e pós graduandos. Isso com o objetivo de fomentar a inserção na universidade e nas áreas das ciências.

Coordenação:  Prof.ª Larissa Kummer (DAQBI) e Prof.ª Maurici Luzia Charnevski Del Monego (DAQBI). 
 Integrantes: Fernanda Zanatto.

Mentoria Ela-STEM

O projeto de mentoria Ela-STEM é direcionado para alunas do nono ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio da rede pública de ensino, com interesse em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). O principal objetivo do projeto – desenvolvido pelo Instituto REDI, em parceria com a UTFPR e UNESP, é contribuir para a redução da desigualdade de gênero nessas áreas, nos âmbitos acadêmico e corporativo.

Integrantes: prof. Cristiane Pilissão (DAQBI/UTFPR), prof. Daniela Mourão (Unesp), prof. Renata Mello Giona (DAMAT/UTFPR). O projeto foi idealizado por Raphaell Moreira, fundador e presidente do Instituto REDI e é gerenciado por Adriana Azevedo, também do Instituto REDI.

Desenvolvimento de Instrumentação de baixo custo para o ensino médio

O projeto objetiva produzir instrumentação de baixo custo aplicados à aprendizagem significativa de conceitos relacionados às áreas de Química e Física. 

Mais detalhadamente: (a) construir os instrumentos; (b) montar conjuntos didáticos; (c) desenvolver softwares e aplicativos para a utilização destes instrumentos, (c) propor experimentos que se adéquem à metodologia da Aprendizagem Significativa nas áreas de Química e Física; (d) ministrar aulas do ensino médio ou também do ensino superior, tendo o foco do seu conteúdo adaptado para o seu respectivo nível.

 Coordenação: Prof. Luiz Marcos de Lira Faria.

A influência das Indústrias de Cimento e Cal no ambiente urbano do município de Rio Branco do Sul/PR

Este trabalho tem como objetivo analisar o ambiente urbano do município de Rio Branco do Sul/PR, local onde as indústrias de cimento e cal representam a principal atividade econômica da região. Visando contribuir na caracterização dos poluentes ambientais oriundos de atividades industriais, especificamente cimenteira e indústria de cal, contribuindo para o avanço científico e tecnológico, bem como corroborar com subsídios científicos na implantação de ações gerenciais e de políticas públicas relacionadas à proteção e preservação da saúde e do ambiente.

 Coordenação: Prof. Danielle Caroline Schnitzler.

Ciências da Natureza e Tecnologia na Formação de Professores


Promover a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio por meio da realização de atividades práticas em Química, Ciências e Meio Ambiente; pois acredita-se que a execução de experimentos simples, de fácil compreensão pelo estudante, e sua interpretação podem contribuir para o processo de aprendizagem. 
Estabelecer relações entre a universidade e docentes do ensino fundamental e médio para aprimorar as habilidades dos docentes, bem como, de seus estudantes em diferentes áreas do conhecimento, e isso faz-se importante pois reforça que a prática destas atividades poderá sobretudo despertar o interesse do estudante para distintas carreiras científicas.

 Coordenação: Prof. Marcelo Lambach.

Oficina de construção de projetos de pesquisa

Oficinas remotas desenvolvidas para candidatos a processos seletivos de mestrado e doutorado.

 Coordenação: Prof. Tamara Simone van Kaick.

Água Mais

Projeto aprovado no edital PROJETOS PARA O PROGRAMA DE EXTENSÃO PARA SUSTENTABILIDADE TERRITORIAL n 001/2024 que visa conectar a comunidade acadêmica com a comunidade externa em seu entorno, possibilitando aprimorar a percepção sobre a interdependência dos seres vivos e o ambiente, resgatando conceitos e ações relacionadas aos ciclos da água e biogeoquímicos. O projeto envolve alunos do curso de Bacharelado em Química e Engenharia Ambiental e Sanitária, e alunos de pós-graduação com a comunidade nos arredores. Serão propostas um conjunto de ações de conscientização para conservação e preservação dos rios urbanos com a participação da comunidade, e, ações de educação ambiental em escolas da região. O projeto conta com o apoio da ITAIPU/PARQUETEC e do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UTFPR.

Coordenação: prof. Maurici Luzia Del Monego
Integrantes: prof. Julio Cesar Azevedo, Andressa Linhares Paiva, Gabriel Baccon Assolari, Jéssica Feliciano Daitch de Castilho, Julia Acunha

Seja uma Mulher Cientista: Despertando o Interesse pela Ciência

Este projeto tem como objetivo central despertar o interesse científico no estudo das ciências exatas e suas tecnologias em alunas do ensino fundamental e médio da rede pública utilizando como ferramenta estratégica oficinas temáticas, encorajando a participação feminina nas carreiras de ciências exatas e suas tecnologias, não deixando que o Ensino Médio seja visto como ponto final da educação. O projeto foi aprovado na Chamada CNPq/MCTI/MMulheres N 31/2023 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

Coordenação: prof. Maurici Luzia Del Monego
Integrantes: Izadora Dubiel dos Anjos, Flaviane Teixeira da Silva