Maior evento institucional da UTFPR ocorre no Campus Curitiba até sexta (25)
A inserção de meninas e mulheres na ciência foi o tema da palestra de abertura da edição 2025 dos seminários de Extensão e Inovação (SEI) e Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) da UTFPR, o maior evento institucional da Universidade, e que ocorre até esta sexta-feira (25) no Campus Curitiba . O evento reúne apresentações de trabalhos desenvolvidos por estudantes e servidores dos 13 campi ao longo do último ano.
A palestra de abertura, realizada nesta terça (21) no Auditório da Sede Centro, foi ministrada por Maurici Luzia Del Monego, professora do Campus Curitiba e coordenadora do projeto de extensão ‘Meninas nas Ciências’.
Segundo a professora, as áreas científicas têm um histórico de baixa participação de mulheres. Uma solução encontrada, então, foi criar uma estratégia de aproximação com esse público ainda ao longo do ensino básico, baseado na ideia de que “as meninas nas ciências de hoje serão as mulheres cientistas do amanhã”.
E tudo iniciou com o objetivo de preparar as estudantes para as olimpíadas de química. Com o amadurecimento do projeto, outras áreas do conhecimento foram englobadas, possibilitando a participação de um público maior nas atividades. “Hoje, temos alunas de graduação nos nossos cursos que participaram do projeto quando estudavam na educação básica. Isso é um reflexo concreto do resultado desse trabalho”, destaca.
Para o reitor Everton Lozano, esta edição tem um caráter especial, pois o evento retorna ao campus que deu origem à instituição no mês em que se comemora os 20 anos de transformação em Universidade Tecnológica. “O que move a UTFPR é que somos inquietos. Temos dificuldades, desafios, mas temos um diferencial: somos a primeira universidade tecnológica do Brasil e a maior federal multicampi, uma referência na interiorização do ensino superior”, disse.
Com o tema ‘Reunindo Ideias que Transformam o Mundo’, a 15ª edição do SEI e a 30ª do Sicite, o evento recebeu 1.537 trabalhos e 3.647 participantes inscritos – a maior edição dos seminários já realizada, segundo os organizadores. Ainda, a programação conta com atividades integradas à Semana da Sustentabilidade do Campus Curitiba , visitas, apresentações culturais e exposições.
Os eventos são promovidos pelas pró-reitorias de Relações Empresariais e Comunitárias e de Pesquisa e Pós-Graduação, e organizados localmente pelas diretorias de Relações Empresariais e Comunitárias e de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Curitiba .
Homenagens
Durante a mesa de abertura do evento, a UTFPR recebeu duas homenagens em razão dos 20 anos da transformação em Universidade Tecnológica: votos de congratulações e aplausos da Câmara Municipal de Curitiba , proposta pelos vereadores Nori Seto e Laís Leão; e menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, proposta pelo deputado Jairo Tamura e entregue aos diretores-gerais dos campi, ao reitor e à vice-reitora.
Programação
O SEI-Sicite conta com apresentações de trabalhos nos três primeiros dias de forma remota e no quarto dia presencialmente. O evento premiará os melhores trabalhos, teses e dissertações, além de oferecer a Feira de Economia Solidária (TecSol), exposições de projetos acadêmicos e grupos estudantis, cinco palestras plenárias e uma série de minicursos e oficinas sobre temas como sustentabilidade, propriedade intelectual, segurança cibernética, inclusão, ciência, carreira e cultura digital.
A programação inclui ainda visitas a espaços culturais da cidade e da própria Universidade, como museus, o Parque Científico e Tecnológico, além de atividades esportivas, recreativas e culturais – a programação completa pode ser conferida na página do SEI-Sicite.


