Parceria Coted-CT e Fabtech: projetos criativos na prática
Em processo de repaginação de nossas salas e estúdios, nossa equipe esteve no Fabtech, o fablab do Parque Tecnológico da UTFPR Campus Curitiba, mais um centro propulsor da cultura maker na cidade. Com equipamentos de ponta, o Fabtech nos ajudou a criar os moldes para a aplicação da marca UTFPR na Sala Multimeios e demais espaços. Isso foi feito com a cortadora a laser, que pode cortar formas precisas e gravar detalhes intrincados em diferentes tipos de madeira, desde compensado até MDF. A parceria entre a Coted-CT e o FabTech visa desenvolver novos projetos de inovação e tecnologia, proporcionando um ambiente propício para a criatividade e o avanço tecnológico. Esta colaboração fortalece o compromisso com a excelência e a inovação, trazendo resultados concretos e inspiradores para a comunidade acadêmica e além. Conheça o FabTechIntegrado à UTFPR, o FabTech faz parte do Parque Científico e Tecnológico do Campus Curitiba e está inserido no Vale do Pinhão (ecossistema de inovação da Prefeitura de Curitiba). Este espaço maker também é reconhecido pela Secretaria de Parques Tecnológicos do Governo do Estado do Paraná e conta com a parceria da incubadora Sprint do campus Curitiba. Com uma estrutura completa e inovadora, o FabTech oferece um ambiente equipado com impressoras 3D, fresadoras CNC, cortadoras a laser e uma vasta gama de ferramentas manuais e digitais para atender dos projetos simples aos mais desafiadores, como prototipagem rápida e eficiente e criações com laser de alta precisão. Atende também projetos sob medida, com a possibilidade de produção em pequena escala. Além disso, oferece consultorias especializadas para o desenvolvimento de novos produtos, ampliando as possibilidades criativas para inventores e empreendedores.
Sala Multimeios Didáticos foi local de abertura e palestras do DESIGNTHON
Entre os dias 13 e 18 de maio foi realizado o DesignThon, evento da Incubadora Sprint da UTFPR em parceria com o Grupo Boticário para estudantes e recém-formados da universidade. O DesignThon é um hackathon de design de embalagens que consiste em propor desafios de design em forma de maratona competitiva, para que os participantes solucionem problemas de forma criativa e inovadora. Além das atividades desafiadoras, o evento contou com 8 palestras abertas à comunidade sobre temas relacionados a design de embalagens e produtos, todas elas aconteceram de forma híbrida a partir da Sala Multimeio Didáticos que possui estrutura de ponta para transmissão de áudio e vídeo. O Professor Giuseppe Pintaude, coordenador do Programa de Empreendedorismo do Campus Curitiba destacou a importância da infraestrutura para a realização do evento “O DesignThon ter usado a Sala Multimeios para o dia de kick-off e transmissão dos conteúdos técnicos foi uma experiência que impactou o evento como um todo. Os estudantes puderam fazer uso da sala de forma presencial, para trocar ideias, mas puderam optar pelo sistema remoto, facilitando para quem não pode se fazer presente. Certamente este aspecto, junto ao conforto proporcionado pelo espaço, fez muita diferença para o andamento da competição.” Ao fim das atividades da maratona a equipe Calêndula foi a grande vencedora, formada pelos alunos: Luryam Ferreira Barreto Miranda (Engenharia Mecatrônica), Laura Tieme (Design), Laura Nalio Costa (Bacharelado em Design), Nathalia Mesquita Costa (Bacharelado em Design) e Maria Eduarda Lima Lopes (Bacharelado em Design) e pela madrinha Elaine Garcia de Lima, professora no Departamento de Desenho Industrial. Como prêmio, os estudantes participarão da DEXCONF 2024, o maior encontro da comunidade brasileira de UX e grandes especialistas do mercado para compartilhar ideias e discutir o impacto do design de experiência no cenário global que acontecerá em São Paulo em junho.
Equipe COTED-CT visita o Fab Lab Curitiba
Na quinta-feira (17), João Paulo Kuzma (servidor) e Ian Lages (estagiário), integrantes da equipe Coted-CT, e demais convidados, fizeram uma visita ao Fab Lab Curitiba, o primeiro laboratório público de fabricação digital e prototipagem criativa da cidade.Um dos principais objetivos da visita foi conhecer os processos e a infraestrutura desse importante centro de inovação, e firmar parcerias para o desenvolvimento de projetos que atendam às demandas da Coted-CT.Com chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o Fab Lab é um dos principais propulsores da cultura maker em Curitiba. Desde a sua fundação, em 2019, já apoiou 75 projetos, focados principalmente na prototipagem e impressões em 3D dos mais diversos tipos e finalidades. Com isso, tornou-se um ponto de conexão entre estudantes, empresas e a comunidade em geral, pois é focado no compartilhamento de conhecimentos multidisciplinares e na prática de ideias inovadoras. A cultura maker é um movimento contemporâneo que valoriza a criação de objetos, dispositivos e projetos. Esse movimento é uma evolução natural do conceito “faça você mesmo” (DIY – Do It Yourself), mas com um foco maior em tecnologia e colaboração comunitária.Laboratórios como os Fab Labs existem nas principais cidades do mundo. Eles se destacam como espaços multidisciplinares que reúnem pessoas com diferentes mentalidades e variados níveis de conhecimento. Nesses ambientes, encontram-se desde estudantes que buscam desenvolver novas habilidades até empresas em busca de inovação através da interação com outros profissionais e instituições acadêmicas. A participação das universidades é uma característica fundamental desses laboratórios, trazendo novos ares ao conhecimento empresarial e facilitando a experimentação. Além disso, os Fab Labs são ideais para testes e prototipagem, principalmente por estarem sempre equipados com tecnologia de ponta. Entre os materiais disponíveis, destacam-se impressoras 3D, óculos de realidade virtual, kits de robótica e softwares de inteligência artificial. Essa infraestrutura avançada torna os Fab Labs perfeitos para o desenvolvimento de projetos de design estratégico e modelagem de negócios, promovendo um ambiente de inovação contínua.Para saber mais sobre o Fab Lab Curitiba, acesse aqui.
Curso sobre Parkinson do Portal Sophia é tema de matéria na RPC
No último dia primeiro (1), o Portal Sophia ganhou uma reportagem no programa Boa Noite Paraná da emissora RPC. O destaque da matéria foi o novo curso disponível na plataforma: Doenças Neurodegenerativas: venha aprender sobre o Parkinson, produzido pela Professora Dra. Katia Elisa Prus Pinho com apoio da COTED-CT. A reportagem ressalta a importância da produção de conhecimentos sobre o Parkinson para a comunidade e trouxe como exemplo a vivência de um casal que convive com a doença. O curso Doenças Neurodegenerativas: venha aprender sobre o Parkinson está disponível de forma gratuita no Portal Sophia, com uma carga horária de 30 horas e possibilidade de certificação UTFPR. Além do curso protagonizado na reportagem, o Portal Sophia conta com diversos outros cursos gratuitos em variadas áreas do conhecimento com acesso livre. Caso queira saber mais acesse o link https://sophia.ct.utfpr.edu.br/ e se inscreva. Assista a reportagem na íntegra clicando abaixo: E acesse os detalhes da reportagem pelo link: https://g1.globo.com/pr/parana/informacoes-adicionais-dos-telejornais/noticia/2024/05/01/rpc-veja-as-informacoes-adicionais-das-reportagens-do-dia-01052024.ghtml
COTED-CT participa de visita ao Centro de Realidade Estendida da PUCPR
Na sexta-feira, 27, a COTED-CT participou da visita ao Centro de Realidade Estendida da PUCPR, em Curitiba.
Nova sala de videoconferências é inaugurada
Espaço para palestras, seminários, reuniões e cursos tem equipamentos modernos
Sala de produção de material digital é inaugurada
Novo ambiente está disponível para a comunidade
Reunião de projeto de pesquisa inaugura Sala Multimeios do Ecoville
Espaço reúne diversos recursos tecnológicos
Novos ambientes do campus Curitiba são disponibilizados para uso
Sala de estudos, biblioteca e laboratórios foram readequados para receber a comunidade acadêmica
SOPHIA comemora dois anos com mais de 2 mil usuários
Objetivo do portal é a democratização do acesso à educação de qualidade