Reunião de projeto de pesquisa inaugura Sala Multimeios do Ecoville

O ambiente designado pelo código EB-206, na sede Ecoville do campus Curitiba, agora é uma Sala Multimeios Didáticos. No dia 4 de maio, ocorreu o lançamento do espaço com uma reunião do projeto de pesquisa “Avaliando Múltiplos Estressores em Ambientes Aquáticos Costeiros”, coordenado por Renata Ruaro, professora do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI).

Como a reunião da pesquisa exigia exposição de recursos multimídia e interação com participantes a distância, foi uma oportunidade para usar pela primeira vez a Sala Multimeios. A sala foi idealizada e operacionalizada pela Coordenação de Tecnologia na Educação do campus Curitiba (COTED-CT) e a iniciativa teve apoio da Direção-Geral (DIRGE-CT) e da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-CT).

“Teve início em abril de 2021, contando com a participação de professores, bolsistas e estagiários de diversas áreas apoiando na definição de equipamentos, mobiliários, processos de compras e execução das obras de reforma”, conta João Paulo Kuzma, chefe da COTED. “Diante da relevância com que as tecnologias se apresentam no cenário educativo, provocando mudanças no modelo pedagógico, no entendimento do que é educação, nas relações entre professor e aluno, é que se concebe a Sala Multimeios Didáticos”, explica o servidor.

Equipada com sistema de som e vídeo integrados ao ambiente via rede e tela interativa de 75 polegadas, a Sala Multimeios propõe reduzir distâncias e integrar estudantes e pesquisadores separados geograficamente por meio de webconferência com alta definição de imagem e som. Os mobiliários modulares e estações de trabalho distribuídas na sala proporcionam condições de aplicação de metodologias inovadoras, rotação de estações, recebimento de convidados de forma virtual, “mas com a sensação de que estão muito próximos, como se estivesse presencialmente”, avalia Kuzma.

Para disseminar o uso, a COTED-CT pretende trabalhar de forma intensa a capacitação de professores durante o segundo semestre de 2023. E uma segunda Sala Multimeios está em fase de implantação no bloco I da sede Centro. “A inauguração da sala representa um passo para o futuro e um convite para o uso de tecnologias digitais na educação”, finaliza João Paulo.

Primeira utilização

A ASCOM já produziu matéria sobre o projeto de pesquisa “Avaliando Múltiplos Estressores em Ambientes Aquáticos Costeiros”, da professora Renata Ruaro, que estuda impactos na fauna e flora do rio Guaraguaçú, no litoral paranaense. O projeto reúne uma equipe multi-institucional, com pesquisadores da UFPR e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para vê-la, clique aqui.

A professora Renata conta sobre o encontro da equipe: “a reunião foi muito produtiva. Foi a primeira dessa equipe que é grande, bem diversa e nunca tinha trabalhado junto antes, de modo que foi uma reunião integrativa. Trabalhamos com o planejamento das amostragens em campo que, como serão colhidas no litoral paranaense, tem toda uma logística necessária”.


Leia essa reportagem no portal da UTFPR: https://portal.utfpr.edu.br/noticias/curitiba/reuniao-de-projeto-de-pesquisa-inaugura-sala-multimeios-do-ecoville