APRESENTAÇÃO

O segundo Workshop “Culturas, Alteridades e Participações em IHC: Tecendo novas tramas em movimento – CAPAihc2023” dá sequência a reflexões e problematizações já tecidas em 2017, na e a partir da primeira edição do workshop, no IHC 2017, em Joinville. Esta segunda edição dá continuidade às temáticas de 2017 e suporte às pesquisas e projetos de extensão alinhados ao que vem sendo denominado “terceira onda” em IHC. Este movimento transcende o mundo do trabalho e da computerização ao articular questões de relevância às esferas privadas, ao cotidiano, aos movimentos populares, as comunidades subalternizadas, diaspóricas, originárias e outras, passando por dimensões feministas e de gênero, de capacidade corporalidade e sexualidade, de origem, moradia, raça e etnia, decoloniais e anticoloniais. Buscamos debater como esse período de seis anos que separa as edições, permeado por intercorrências problemáticas no contexto da cultura e da sociedade, afetou as vivências, percepções, projetos e desafios reconhecidos pela comunidade brasileira de IHC alinhadas à terceira onda. Convidamos todas e todos a refletir conosco sobre os movimentos, as tendências, incluindo as contradições, as disputas, as ausências e as invisibilizações bordadas nestas redes, onde o físico e o digital se emaranham às atividades humanas e suas interações.

Tópicos de Interesse

O CAPAihc 2023 apresenta os seguintes tópicos de interesse, ainda que não restritivos, considerando Interação Humano Computador e:

  • Terceira onda; 
  • Feminismos, estudos de gênero, de sexualidade, interseccionalidade e abordagens Queer; 
  • Colonialidade, decolonialidade e anticolonialidade; 
  • Cultura, situacionidade e circunstancionalidade; 
  • Corpo, corporalidades, capacidade e capacitismo; 
  • Raça e etnia, racismo, xenofobia; 
  • Movimentos diásporicos e processos migratórios; 
  • Cidadania, sociedades urbanas, esferas públicas e privadas; 
  • Espaço, território, meio ambiente e sustentabilidade; 
  • Subjetividades, mediações e construções identitária e fluídas; 
  • Cotidiano; 
  • Perspectivas culturais em jogos digitais e no entretenimento; 
  • Discurso, memória e identidade; 
  • Teorias críticas em tecnologia e sociedade; 
  • Extensão dialógica e problematizadora, educação formal e não formal; 
  • Pensamento e Raciocínio Computacional em face a pedagogias críticas; 
  • Cultura participativa da alteridade, da diferença e da diversidade;
  • Reconhecimento, cooperação, participação, cidadania e igualdade em alteridade; 
  • Narrativas estéticas, experiências artísticas e abordagens experimentais de fronteira; 
  • Governança, política, poder e criticismo; 
  • Saúde mental; 
  • Outras temáticas contra hegemônicas e não canônicas.

TRAMAS CAPA

SUBMISSÃO

O formato para publicação será o modelo da SBC como resumo expandido entre 4 e 6 páginas, podendo incorporar outros formatos. Considerando a amplitude de possibilidades e discursos assumidos neste workshop, entendemos que os trabalhos apresentados dentro das temáticas poderão ser em formato e natureza diversas, a partir de seus produtores e suas vertentes. Algumas possibilidades: produção de coleções, recursos, audiovisuais, produções artísticas e culturais de natureza diversa, bem como outros formatos textuais, tais como hipertextos, portais, websites ou sistemas computacionais diversos. No caso de formatos outros, indicamos que a submissão seja feita a partir de um resumo e uma apresentação da proposta a partir do modelo da SBC, com links externos para a disponibilização do(s) material(ais). A submissão deve ser feita de forma anônima, sem identificação de autoria.

DATAS IMPORTANTES

  • Submissão até 1 de setembro | 10 de setembro
  • Avaliação e curadoria até 24 de setembro | 2 de outubro | 4 de outubro
  • Envio da versão final até 4 de outubro  | 9 de outubro (via jems)
  • Apresentação e participação no Workshop dia 17 de outubro, 9h na sala Hermeto Pascoal III (180 PAX auditório)
  • Preparação dos metadados para os anais dia 13 de novembro

PROPOSTAS ACEITAS

Memórias e legado digital para além da vida: reflexões de jovens sobre manutenção de dados de usuários falecidos em redes sociais
Daniele Trevisan (UFMT); Cristiano Maciel (UFMT); Luis F. F. Monteiro (UFMT)

Robótica Educacional: Um caminho lúdico, participativo e aberto pautado pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
Marilia Amaral (UTFPR); Leonelo Dell Anhol Almeida (UTFPR); Larissa Paschoalin, (UTFPR);  Bernardo Vendruscolo Mendes (UTFPR); Giovanna G. De S Barreto (UTFPR); Thaís Say de Carvalho (UTFPR); Vitor Teixeira (UTFPR); Aline Machado (UTFPR)

Pessoas com Deficiência como Protagonistas na Construção de Software Acessível
Thayssa Rocha (UFPA); Nicoly Menezes (UFPA); Gustavo Corrêa Rodrigues, (UFPA); Luciano Teran (UFPA); Ronald Marques (UFPA); Marcelle Pereira Mota (UFPA)

Pensamento Computacional Crítico como Ferramenta de Mudança Social
Taciana Pontual Falcão (UFRPE); Flavia M. A. Peres (UFRPE); Dyego Morais (UFRPE); Rozelma França (UFRPE)

A corporeidade no desenvolvimento do pensamento computacional
Lara Santos (UTFPR); Mayara Dal Vesco Hoger (UTFPR); Murilo Oliveira (UTFPR); Fabio Machado (UTFPR)

Eu também quero brincar! IA gerativa para inclusão de crianças neurodivergentes em contextos lúdicos
Taciana Pontual Falcão (UFRPE); Karina dos Santos Machado (UFRPE); Carlos Pereira (Livox); Paulo Rodrigues (Livox);  Ana Paula Carvalho Cavalcanti Furtado (UFRPE); André C. A. Nascimento (UFRPE); 

Um Estudo Sobre a Diversidade na Computação a Partir do Pensamento Computacional como Objeto de Discussão
Gabriel Colli Pavan (UEM); Leander Cordeiro de Oliveira (UTFPR)

Investigando a Acessibilidade nos Currículos de Cursos de Ensino Superior em Computação no Brasil
Lucas Samuel Santiago Camelo (UFPA); Ingrid Moreira Miranda da Silva (UFPA); João Vasconcelos (UFPA); Bruno Sousa (UFPA); Suzane Santos dos Santos (USP); Marcelle Pereira Mota (UFPA)

Quem o Feminismo em IHC deixou de fora? Relações entre a Terceira Onda de IHC e a Quarta Onda do Feminismo no Brasil
Marilia Amaral (UTFPR); Leonelo Dell Anhol Almeida (UTFPR); Leander Cordeiro de Oliveira (UTFPR);

Falha na conexão: o Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente às Desigualdades de Acesso Digital
Maíra F Costa (UTFPR); Marilia Amaral (UTFPR); Mario Amorim (UTFPR)

Mulheres, Tecnologias e Design Participativo (vídeo)
Maíra F Costa (UTFPR); Andreia De Jesus (UTFPR); Fernanda Rios (UTFPR); Helen Melezinski (UTFPR)

ORGANIZAÇÃO

Claudia Bordin Rodrigues da Silva

Doutora e Mestre em Tecnologia e Sociedade, na linha Mediações e Cultura, pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade – PPGTE – UTFPR Campus Curitiba. Pesquisadora do LADO – Laboratório de Design contra Opressões e do IXDIVE – Interação, Experiência e Diversidade em Design de Interação. Participante do Grupo XUÊ com temas de interesse relacionados à educação em Design de Interação a partir da perspectiva da educação para a liberdade. Docente na UTFPR.

Lattescbsilva@professores.utfpr.edu.br

Leonam Cordeiro de Oliveira

Doutorando em Informática no PPGInf pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta e mestre em Informática pela UFPR. Atuo como professor substituto na UFPR. Interesse em pesquisa nas áreas de Informática na Educação, Inteligência Artificial na Educação, Educação em Computação e Sistemas Colaborativos.

Lattesleonamcdeoliveira@gmail.com

Leander Cordeiro de Oliveira

Doutor em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR), mestre em Engenharia da Computação (PPGComp/Furg) e bacharel em Ciência da Computação (UNICRUZ). Professor no DAINF/UTFPR, faz parte do grupo Xuê Participação, Interação e Computação com interesse em temas ligados a Teoria Queer, gênero, sexualidade na computação, arte e tecnologia, educação em computação, tecnologias educacionais.

Lattesleanderdeoliveira@gmail.com

CAPAihc 2023   |   Tecendo Novas Tramas em Movimento

Créditos
Identidade Visual: Leander Cordeiro de Oliveira
Trabalhos de tricô e crochê: Rosane Cordeiro de Oliveira
Tramas CAPA: Claudia Bordin Rodrigues da Silva