ABRALA

Publicado em: 19 de dezembro de 2024

Cursos de Animação em IES

Elisangela Lobo Schirigatti
Maurício Silva Gino

 

De acordo com o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (eMEC, 2024), o estado de Minas Gerais (MG) possui 09 instituições atuantes com 11 cursos na área de animação (Figura 1). No total, estas instituições ofertam 2720 vagas, sendo que 70 (2,5%) dessas são gratuitas e possuem origem nos cursos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (40) e na Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG (30), ambos são presenciais, o primeiro com sede em Belo Horizonte e o segundo em Cataguases.

Instituição – IES

Sigla

Curso

Grau

Modalidade

Vagas Anuais

Centro Universitário Una

UNA

Animação

Bacharelado

A Distância

50

Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG

Cinema de Animação e Artes Digitais

Bacharelado

Presencial

40

Universidade do Estado de Minas Gerais

UEMG

Cinema e Animação

Tecnológico

Presencial

30

Centro Universitário Una

UNA

Design de Animação

Tecnológico

Presencial

60

Centro Universitário Una

UNA

Design de Animação

Tecnológico

A Distância

50

Centro Universitário de Belo Horizonte

UNI-BH

Design de Animação

Tecnológico

Presencial

50

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas 

FMU

Design de Animação

Bacharelado

A Distância

200

Universidade Anhembi Morumbi

UAM

Design de Animação

Bacharelado

A Distância

200

Centro Universitário Assis Gurgacz

FAG

Design de Animação

Tecnológico

A Distância

1000

Centro Universitário Internacional

UNINTER

Design de Animação

Tecnológico

A Distância

1000

Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais

FADMINAS

Design de Animação

Tecnológico

Presencial

40

Figura 1. Instituições de ensino superior em Minas Gerais com cursos de graduação em animação (E-MEC, 2024)

O curso de animação mais antigo do Brasil não está na lista, era na verdade uma habilitação em Cinema de Animação criado em 1985 na graduação em Belas Artes/ Artes Visuais da UFMG. 

No período que a habilitação ficou ativa (1986-2008), destaca-se o ano de 1988 pela implementação do Núcleo Regional de Cinema de Animação de Minas Gerais na escola, uma iniciativa resultante do convênio nacional entre a Embrafilme e o NFB Canada. Em 2009, a EBA/UFMG inaugurou o Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, registrando décadas de experiência na área de animação, gerando inúmeras pesquisas, formando profissionais e inspirando novos cursos. 

Em contraposição, o curso de Cinema e Animação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 2024) é o mais recente do estado, com sua regulação obtida em 2021 e com início em setembro de 2022. A graduação é administrada pela Unidade Acadêmica de Ubá e oferecida fora de sede, no município de Cataguases. Segundo o projeto pedagógico do curso (UEMG, 2023), a habilitação é caracterizada como tecnológica e a carga horária total é composta de 1.605 horas. A modalidade é presencial, possui duração de 2 anos, subdivididos em 04 períodos, e o curso é ofertado no turno da noite. As formas de ingresso podem ocorrer por meio de vestibular, ENEM, SISU, transferência e obtenção de novo título. Com relação aos objetivos, o curso almeja desenvolver no discente um conjunto de habilidades técnicas, estéticas, expressivas, projetuais, narrativas e gerenciais, tornando-os capazes de se envolverem diretamente com a concepção e o desenvolvimento de projetos em cinema e animação. Além da parte prática, o curso também enfatiza uma perspectiva reflexiva que capacita os egressos para atuarem nos campos da crítica, da pesquisa, da publicidade e do ensino. 

O curso passou pelo credenciamento em dezembro de 2023 e terá a sua primeira turma formada em julho de 2024. Com relação a sua origem, o curso de Tecnologia em Cinema e Animação surge por meio da cooperação técnica estabelecida, em 2021, entre a UEMG e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Podendo assim, devido ao arranjo interinstitucional, realizar cursos de extensão, graduação e pós-graduação de acordo com as necessidades locais. Pois os profissionais formados estarão aptos a atuar em agências de publicidade, emissoras de rádio e televisão, empresas de eventos, estúdios de cinema, produtoras de audiovisual, provedores de conteúdo digital e até de instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente (UEMG, 2023). 

Com exceção do Bacharelado em Cinema de Animação e Artes Digitais da  EBA/UFMG, os outros 10 cursos citados na Figura 1 surgiram em Minas Gerais a partir de 2019 (FAG, UAM e FMU), sendo que os cursos da Una, Uni-BH, UNINTER e UEMG foram os que iniciaram durante a pandemia COVID-19. Considerando a habilitação em Animação da UFMG, que teve início em 1985, pode-se afirmar que a IES dominou o mercado educacional mineiro na área de animação por 33 anos. Depois de 2009, com o surgimento dos novos cursos, a quantidade de vagas anuais aumentou de 40 para 2720, ou seja, um montante de 2680 novas vagas, gerando teoricamente, um acúmulo de 15.130 vagas só no período de 2009 a 2024, conforme ilustra a Figura 2.

Figura 2. Quantidade teórica de vagas anuais ofertadas pelos cursos de bacharelado e tecnologia em animação, em IES de Minas Gerais, no período de 2019-2024.

Os cursos superiores de Tecnologia em Design de Animação registrados pelas Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais (FADMINAS), pelo Centro Universitário Una e pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) são ofertados na modalidade presencial noturno, somando 150 novas vagas/ano. Já o Centro Universitário Internacional (UNINTER), o Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) e o Centro Universitário Una, mencionados no e-MEC, oferecem o curso de Tecnologia em Design de Animação na modalidade EaD, contabilizando 2050 novas vagas/ano.

Os centros universitários Una e Uni-BH estão localizados em Belo Horizonte/ Minas Gerais e fazem parte do grupo Ânima Educação, uma organização nacional com outros dez centros espalhados em mais quatro estados brasileiros. O Centro Universitário Una, incorporada no grupo educacional em 2003, possui no e-MEC o registro de três graduações: um bacharelado a distância designado Animação e dois tecnólogos denominados Design de Animação, sendo um deles presencial e outro a distância, totalizando 160 vagas. Ao verificar no site da IES, não foram encontradas informações sobre os respectivos cursos. No entanto, observou-se que a disciplina de Animação, com uma carga horária de 160h, está presente na grade curricular dos cursos de Cinema e Audiovisual e Produção Multimídia.

Da mesma maneira, o Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) não apresenta registro do curso de animação, mas na área de Comunicação e Artes possui a graduação de Produção Multimídia. Ao verificar o site da IES, percebe-se que Una e Uni-BH compartilham o mesmo desenho da matriz curricular, apresentando assim, a disciplina de Animação, com uma carga horária de 160h. A unidade curricular faz parte da comunidade de aprendizagem denominada de profissional, organizada por competências que simulam os ambientes do mundo do trabalho. Segundo a matriz curricular, os estudantes são advindos de outras áreas, resolvendo problemas em equipes multiprofissionais, da mesma forma que acontece no mercado de trabalho  (Uni-BH, 2024).

A Universidade Anhembi Morumbi (UAM) também faz parte do ecossistema Ânima e oferta o Bacharelado em Design de Animação na modalidade a distância. Após um processo de flexibilização da matriz, o tempo mínimo de integração passou de oito para seis semestres. A disciplina de Animação com uma carga horária de 160h que aparece na matriz curricular do Bacharelado em Animação também é encontrada nos cursos EaD de Bacharelado em Design de Games e em Cinema e Audiovisual. Este último curso possui a duração de oito semestres e a matriz curricular é idêntica ao curso de mesmo nome ofertado pela Una, revelando assim, os resultados do processo de unificação das matrizes implantada pelo sistema Ânima.Por fim, o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) oferece o Bacharelado em Design de Animação na modalidade a distância por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A carga horária total é de 2900 horas com a duração mínima de 4 anos. Segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o diferencial são as disciplinas voltadas para gestão de negócios, demandas de mercado, incluindo também a produção a partir da perspectiva autoral. 

Com relação aos cursos reconhecidos pelo MEC, apenas UFMG e FADMINAS possuem CC, sendo que a primeira recebeu conceito 5 em 2014 e a segunda foi classificada com conceito 4 em 2021.

 

Sobre o Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem


Além dos cursos de Cinema encontrados na primeira busca, o Cinema de Animação e Artes Digitais (Bacharelado) da UFMG e o Cinema e Animação (Tecnológico) da UEMG, foram observados na segunda busca mais cinco cursos registrados no MEC que atuam no estado de Minas Gerais (Figura 6).

Instituição – IES

Sigla

Curso

Grau

Modalidade

Vagas Anuais

Centro Universitário Una

UNA

Cinema e Audiovisual

Bacharelado

Presencial

160

Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF

Cinema e Audiovisual

Bacharelado

Presencial

50

Universidade Salgado de Oliveira

UNIVERSO

Cinema, Tv e Mídia Digital

Tecnológico

Presencial

60

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

PUC MINAS

Comunicação Social – Cinema e Audiovisual

Bacharelado

Presencial

90

Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais

UNILESTE

Comunicação Social – Cinema e Audiovisual

Bacharelado

Presencial

120

Figura 6. Instituições de ensino superior em Minas Gerais com cursos de graduação em cinema (E-MEC, 2024)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta em seu PPC a disciplina eletiva de animação com carga horária de 60 horas. O módulo aborda ferramentas essenciais para o processo de desenvolvimento de uma animação curta-metragem, tais como: roteiro, sonorização e edição, compreendendo diversas técnicas de produção: 2D, Stop motion e 3D (UFJF, 2019).
 
Assim como visto anteriormente nos cursos de Produção Multimídia da Una, o curso de Cinema e Audiovisual também apresenta uma disciplina de animação com carga horária de 160 horas, situada na comunidade de aprendizagem profissional (UNA, 2024). Apesar do registro no MEC, o curso de Cinema, Tv e Mídia Digital da Universidade Salgado de Oliveira não foi encontrado no site da instituição (UNIVERSO, 2024). A mesma situação ocorre com o curso de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (UNILESTE). Por sua vez, o curso de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual da  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS) disponibiliza as disciplinas da matriz, a ementa e os professores no site. A disciplina de animação está presente na matriz, possui carga horária de 80 horas e é ofertada no período da tarde. A ementa descreve os seguintes temas: Panorama histórico da animação; Características e potencialidades dos estilos e técnicas da animação; e Princípios da criação para animação: ideia, estética, personagens, roteiro, storyboard.
 
 

Outras iniciativas no estado 

 
Anterior a formalização do referido curso de Tecnologia em Cinema e Animação, a história da UEMG com a animação no polo de Cataguases, estabeleceu-se através de ações formativas realizadas por meio de oficinas e laboratórios, propostos por projetos de pesquisa e extensão. Importante ressaltar o projeto Fábrica Animada em 2011, uma residência criativa interinstitucional, que contou com a parceria da Escola de Design de Belo Horizonte e mais dois centros de ensino superior, a Faculdades Integradas de Cataguases (FIC/UNIS) e a UFMG, de Belo Horizonte. A comunidade acadêmica supervisionada por docentes e profissionais desenvolveu 13 curtas-metragem de animação. 
 
A maior parte do processo de criação e produção dos filmes foi desenvolvido à distância, por meio de uma plataforma virtual criada pela Fábrica do Futuro, Voltz e parceiros, o PRO.AR (Programa Produção Audiovisual em Rede). Nessa plataforma, os grupos de Belo Horizonte e de Cataguases desenvolveram as idéias, roteiros, storyboards, animáticos, sonorização e finalização (VOLTZ DESIGN, 2011). Infelizmente, a FIC que integra o Grupo Unis desde 2011, finalizou suas atividades presenciais em Cataguases em dezembro de 2023. Depois de 12 anos, a instituição alegou a crise econômica estabelecida pela COVID-19. Os discentes foram remanejados para outras IES. O curso de Produção Multimídia não era específico de animação, mas continua sendo ofertado à distância (UNIS, 2023).

E-MEC.Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Disponível em: <https://emec.mec.gov.br/emec/>. Acesso em: 23 mar de 2024.

FADMINAS. Tecnologia em Design de Animação. Disponível em: < https://www.fadminas.org.br/novo_site/design-grafico-2/>. Acesso em: 23 mar de 2024.

FAG. Curso de Design de Animação. Disponível em: < https://ead.fag.edu.br/cursos>. Acesso em: 23 mar de 2024.

FMU. Projeto Pedagógico de Design de Animação. Disponível em: <https://portal.fmu.br/curso/design-de-animacao/>. Acesso em: 23 mar de 2024.

INEP. Manual para classificação dos cursos de graduação e sequenciais : CINE Brasil. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.

MEC. Definidos os procedimentos para divulgação dos indicadores. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32911>. Acesso em: 23 mar de 2024.

MEC. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192>. Acesso em: 23 mar de 2024.

PUC MINAS. Grade e Corpo Docente - Cinema e Audiovisual. Disponível em: < http://portal.pucminas.br/ensino/grade/programa.php?curso=350>. Acesso em: 26 mar de 2024.

UAM. Design de Animação. Disponível em: <https://lp-ead.anhembi.br/curso/design-de-animacao-bacharelado>. Acesso em: 23 mar de 2024.

UEMG. Tecnologia em Cinema e Animação. Disponível em: <https://www.uemg.br/graduacao/cursos2/course/tecnologia-em-cinema-e-animacao>. Acesso em: 23 mar de 2024.

UEMG. Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Cinema e Animação. Cataguases, 2023.

UFJF. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação do Bacharelado em Cinema de Audiovisual. Disponível em: <https://www2.ufjf.br/cinema/wp-content/uploads/sites/341/2022/02/PPC-CINEMA-NOVO.pdf>. Acesso em: 26 mar de 2024.

UNIS. Produção Multimídia. Disponível em: <https://portal.unis.edu.br/ead-producao-multimidia-a-distancia#coordenador>. Acesso em: 23 mar de 2024.

UNA. Curso de Produção Multimídia. Disponível em: <https://www.una.br/graduacao/producao-multimidia-2/>. Acesso em: 23 mar de 2024.

Uni-BH. Matriz Curricular. Disponível em: <https://www.unibh.br/graduacao/producao-multimidia-2/>. Acesso em: 23 mar de 2024.

UNINTER. Tecnologia em Design de Animação. Disponível em: < https://www.uninter.com/graduacao-ead/design-de-animacao/>. Acesso em: 23 mar de 2024.

UNIVERSO. Universidade Salgado de Oliveira. Disponível em: <https://universo.edu.br.>. Acesso em: 26 mar de 2024.

VOLTZ DESIGN. Fábrica Animada. Disponível em: <https://www.voltzdesign.com.br/2011/08/lancamento-fabrica-animada-em-bh/>. Acesso em: 23 mar de 2024.