O projeto ABRALA visa identificar, registrar e difundir a produção de animação brasileira e latino-americana, promovendo reflexão, cooperação e ampliação da visibilidade internacional, com conteúdo multilíngue para promover a arte e cultura globalmente.
As obras audiovisuais de animação fazem parte do patrimônio cultural de uma nação. Recentemente, a animação brasileira fez 100 anos de trajetória, mas muitas de suas produções foram perdidas, esquecidas ou estão espalhadas na web.
Uma adequada conservação sugere que eles possam estar alocados e conservados num espaço físico, ou digital. A preservação está relacionada ao perecimento de alguns materiais físicos ou a evolução tecnológica que inviabilize o acesso a algumas tecnologias. Enfim, trata-se da constante atualização para que as duas outras diretrizes sejam atingidas.
No que se relaciona à difusão, é importante que o material conservado e preservado seja periodicamente apresentado ao público, é uma forma de manter a memória viva do patrimônio cultural.
Uma boa conservação e preservação também deve garantir o acesso a esse material de maneira democrática e ampla, desde que o acesso não prejudique a preservação do próprio material.
Com base nessas diretrizes da conservação, preservação, difusão e acesso (CPDA), é importante ressaltar que a iniciativa de identificar e registrar esse acervo, bem como incentivar a apreciação das obras, ajuda a entender a história da animação brasileira e o desenvolvimento no setor.
Identificar e registrar a produção da animação latino-americana, em especial a brasileira.
A gestão dessas informações visa contribuir para a difusão da informação sobre as produções de animação no Brasil, incitando reflexões e trazendo à tona discussões em torno dos temas abordados para pensar soluções tecnológicas, protocolos e acordos básicos de cooperação.
A gestão dessas informações visa contribuir para a difusão da informação sobre as produções de animação no Brasil, incitando reflexões e trazendo à tona discussões em torno dos temas abordados para pensar soluções tecnológicas, protocolos e acordos básicos de cooperação.
A gestão dessas informações visa contribuir para a difusão da informação sobre as produções de animação no Brasil, incitando reflexões e trazendo à tona discussões em torno dos temas abordados para pensar soluções tecnológicas, protocolos e acordos básicos de cooperação.
A gestão dessas informações visa contribuir para a difusão da informação sobre as produções de animação no Brasil, incitando reflexões e trazendo à tona discussões em torno dos temas abordados para pensar soluções tecnológicas, protocolos e acordos básicos de cooperação.
As ações de registro e divulgação da animação brasileira são desenvolvidas pela equipe do Núcleo de Design de Animação da UTFPR desde o ano de 2020. A iniciativa foi inspirada na metodologia do Observatório Latinoamericano de Animación da Red Sur a Sur.
A UTFPR, por meio do Núcleo de Design de Animação, tem parceria firmada com a Red Académica Latinoamericana de Estudios en Animation SUR a SUR desde abril de 2020. Os docentes da Red Sur a Sur apoiam e contribuem com as ações do Observatório Latinoamericano de Animación (OLA).
Para facilitar o reconhecimento do processo CPDA na Catalogação e Organização da Animação Brasileira e Latinoamericana, batizamos nosso projeto de ABRALA.
Quando é possível, e quando os criadores disponibilizam, nós indicamos o link para que as pessoas possam assistir aos filmes de animação catalogados. Pretende-se com essa iniciativa aumentar a quantidade e a qualidade de informações disponíveis online sobre a animação nacional, incluindo o aperfeiçoamento dos serviços de exploração e na busca contextual com busca de termos em português, espanhol e inglês.