Publicado em: 19 de dezembro de 2024
Elisangela Lobo Schirigatti
Maurício Silva Gino
Formado em 1975 em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte. Em 1975, foi convidado pelo professor José Tavares de Barros para atuar 20h no Centro Audiovisual da UFMG e 20h nas atividades de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Fotografia e Cinema (DFTC) da Escola de Belas Artes da UFMG, lecionando a disciplina de Introdução ao Cinema. Esta abordava uma visão geral sobre a história e linguagem do Cinema com enfoque no cinema brasileiro e as etapas de produção: argumento, sinopse, roteiro técnico, plano de produção e orçamento. Já a disciplina intitulada de Cinema, que era na sequência e ficava sob responsabilidade do professor Evandro José Lemos da Cunha, envolvia o desafio de produzir um filme curta-metragem de 16mm, cujo roteiro era desenvolvido na primeira. Ambas as disciplinas eram optativas.
Em 1980 finalizou o mestrado sobre a produção cinematográfica no Departamento de Fotografia e Cinema da The Ohio State University (OSU) Colombus, Ohio. Dentre as disciplinas cursadas, a animação foi uma das delas. O prof. Brian Lewis lecionou as principais técnicas de animação cinematográfica, das mais básicas até as mais avançadas, incluindo desde o taumatrópio até o digital. O livro utilizado como referência teórica foi The Animation Book, de Kit Laybourne e segundo Ribeiro (2013) a disciplina era bem prática, englobando todas as etapas do processo produtivo de uma animação. A filmagem envolvia a experiências na truca e em películas de Vídeo News colorido de 16mm com som magnético acoplado e a revelação realizada no próprio departamento.
José Américo Ribeiro também participou da equipe de recuperação de filmes de pioneiros mineiros, incluindo as obras de Igino Bonfioli.
Ribeiro, José Américo. Uma paixão chamada cinema. Belo Horizonte: C/Arte, 2013.
NOGUEIRA, Soraia Nunes. Paralelos, Convergências e Divergências entre o restauro digital e os processos de animação. 2015. 257 f. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.