Publicado em: 17 de abril de 2024
Elisangela Lobo Schirigatti
Maurício Silva Gino
A Companhia Cinematográfica Souza Teixeira foi uma das produtoras que atuaram em Minas Gerais nas décadas de 1960 a 1970. As produções retratam diversos eventos realizados no estado mineiro, principalmente demandados por instituições estatais e órgãos municipais, incluindo inauguração de obras, confraternizações em datas comemorativas e posses de cargos públicos. Além dos registros dessas atividades, no portfólio da empresa constam o desenvolvimento de filmes publicitários e institucionais. A animação Pindorama¹ produzida em 1976 é um exemplo de conteúdo de categoria institucional que consta nos materiais audiovisuais cadastrados no Fundo da Companhia Cinematográfica Souza Teixeira do Arquivo Público Mineiro (APM). O curta-metragem cadastrado como documentário está disponível para apreciação no acervo online por meio do Sistema Integrado de acesso do APM. O material original possui a duração de 2 minutos, foi produzido em película, com imagens coloridas e som óptico². A música é da banda paulista Os Incríveis, que surgiu em 1962. Em 1967 o grupo realizava o programa “Os Incríveis” na TV Tupi e se torna líder de audiência nacional (EMBRASHOW, s/d). Já a estrutura visual é composta por uma animação 2D tradicional feita à mão com desenho quadro a quadro.
Figura 2. Frames da animação Pindorama (1976)
A narrativa é dinâmica e retrata várias cenas sequenciadas que vão desde os primeiros habitantes do Brasil no período de pré-colonização, ressaltando a flora e a fauna locais, passando pela evolução industrial, científica e tecnológica. O filme encerra com a população brincando em clima de felicidade.
Pindorama (canção)
Foi Pindorama a mãe
Dessa terra gigante
Chamada Brasil
Unida na mesma língua
No canto, na dança,
Destino comum
Índio, mulato e branco
De todas as cores
São todos por um
A esperança de um novo amanhã
Já presente
No sorriso dessa gente
Foi Pindorama a mãe
Dessa terra gigante
Chamada Brasil
Unida na mesma língua
No canto, na dança,
Destino comum
Índio, mulato e branco
De todas as cores
São todos por um
A esperança de um novo amanhã
Já presente
No sorriso dessa gente
Esse é um país que vai pra frente
¹ Nome de um bairro periférico situado na região noroeste de Belo Horizonte, localizado na microrregião do Glória. A palavra Pindorama é de origem indígena, que significa em Tupi “terra boa para plantar”, também significa “terras das Palmeiras”, e era o nome dado ao Brasil pelos índios tupis.
² O filme foi digitalizado com recursos da 4ª edição do Programa de Estímulo ao Audiovisual – Filme de Minas – promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais.
APM. Imagens em Movimento. Pindorama. Disponível em: <http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/x_movie/x_movie_view.php?cid=1&lid=74>. Acesso em: 9 de abr. de 2024.
CAMARGOS, Virginia Assis; SOARES, Pedro de Brito. História em Movimento. Revista do Arquivo Público Mineiro, 136. p. 141. Disponível em: <http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/arquivistica02_2009.pdf>. Acesso em: 9 de abr. de 2024.
EMBRASHOW. Os Incríveis: Biografia. Disponível em: <https://www.embrashow.com.br/artistas/contato-contratar-os-incriveis/>. Acesso em: 9 de abr. de 2024.
Link de acesso às obras citadas:
➤ Pindorama (1976)
https://www.youtube.com/watch?v=SNLjX3VKPso
➤Pindorama - Os Incríveis
https://www.ouvirmusica.com.br/os-incriveis/1356375/