RESUMO
O guia didático trata de diferentes conceitos e noções como: a linguagem e a interação; a interação no meio acadêmico e profissional por meio de textos orais e escritos; a leitura e a produção de gêneros acadêmicos; a textualidade e os gêneros acadêmicos orais e escritos; o resumo acadêmico; a resenha acadêmica; o artigo acadêmico; gêneros acadêmicos orais e impostação, todos desenvolvidos como Recurso Educacional Aberto, Edital 48/2020 – DIRGRAD, UTFPR-CT. Seu objetivo é aprimorar as práticas de linguagem que envolvem a leitura e a produção de gêneros acadêmicos orais e escritos entre estudantes do ensino superior. O curso foi dividido em cinco tópicos. No primeiro se faz um exame da linguagem pela vertente variacionista com o objetivo de acionar os diferentes usos da linguagem tendo vista as situações de produção, recepção e uso da linguagem. No segundo, no estudo e na produção de um resumo acadêmico por meios de estratégias de leitura e sumarização do gênero debate acadêmico. O tópico três traz um estudo do gênero resenha, situando seu plano de texto. No tópico quadro, propomos uma análise do artigo científico tendo em vista dois tipos mais utilizados no contexto universitário: o artigo de revisão e o artigo empírico. Por fim, o tópico cinco aborda a produção de gêneros orais acadêmicos pela criação de um plano de texto e do estudo de técnicas de impostação.
AUTORES
Evandro de Melo Catelan – Coordenador
Erika Larissa Santos Sousa – Bolsista
ANO DE PUBLICAÇÃO
2022