A Matemática no Mundo

RESUMO
A pandemia e a revolução tecnológica pela qual estamos passando nos impulsionam a buscar novas formas de ensino. Os filósofos peripatéticos tinham por princípio ensinar por meio da observação da natureza. Os livros didáticos suprem essa abordagem por meio de ilustrações retiradas de laboratórios, de lugares e construções, entre outros. Com a internet, no entanto, estão disponíveis aos professores e alunos ferramentas cada vez mais poderosas com o intuito de produzir essa experiência local, mesmo que a distância. Entre elas estão as ferramentas de mapeamento do Google: Google Maps, Google Street View e Google Earth. Este guia didático traz informações sobre o Recurso Educacional Aberto “A Matemática no Mundo” desenvolvido com o fomento do Edital 46/2020 – DIRGRAD, UTFPR-CT, e apresenta possibilidades para a aplicabilidade das ferramentas de mapeamento do Google para o ensino de Matemática. Esperamos com isso fomentar um método, à semelhança dos peripatéticos, onde o estudante é levado a construir o conhecimento a partir da observação. Este trabalho é todo desenvolvido a partir de um dos últimos trabalhos de Fábio Dadam, um professor incrível e apaixonado por ensinar, que infelizmente perdeu a batalha contra a COVID-19.

AUTORES
Prof. Dr. Adriano Verdério – Coordenador
Prof. Dr. Fábio Dadam (in memorian) – Idealizador
Marlus Rudi Saade – Bolsista

ANO DE PUBLICAÇÃO
2022