Habilitação

Os módulos de treinamento do PROTO ainda estão em desenvolvimento. Contudo, seus dois principais recursos são a impressão 3D e o corte a laser. Para se habilitar ao uso desses recursos é importante se habituar com as tecnologias que permitem a preparação correta.

Deste modo, é recomendada a instalação e treinamento dos seguintes softwares:

Impressão 3D : Creality Slicer ou Ultimaker Cura

Corte a laser : Autolaser

Para a impressão 3D incialmente é necessária que a peça feita em um modelador seja salva no formato STL. A partir dela basta abrir o fatiador. Recomendamos o Creality Slicer, por ser nativo de nossas impressoras, embora o Ultimaker Cura funcione sem problemas. No fatiador é importante inicialmente configurar qual impressora será usada. Temos dois modelos: Ender 3 MAX NEO e Ender 5 Pro. Uma vez configurada a impressora o software irá ajustar sua área de trabalho à capacidade da impressora em questão. A partir dai, é preciso também configurar qual material será usado. Temos preferência pelo uso do PLA PREMIUM de 1,75mm. Ao escolher esses perfis de material a parametrização está praticamente pronta. Basicamente falta ainda definir o percentual de preenchimento e a qualidade de impressão esperada. Isto depende de cada projeto. A orientação da peça, de modo a minimizar a sua qualidade ou implicar em mais ou menos adição de suporte, assim como a quantidade delas que será impressa a um mesmo momento pode ser ajustada. Não esquecer de habilitar estruturas de suporte assim como uma aba de fixação. Conferir na prévia do software se essas estruturas aparecem. Recomendamos ainda que se busque conhecer boas práticas de projeto para impressão 3D de modo a evitar geometrias ruins para este processo. Por vezes uma peça que parece normal para injeção plástica apresenta pouca resistência mecânica como impressas. Estude o assunto e simplifique geometrias para ter um melhor resultado. O que se deve objetivar testar é o conceito de funcionamento.

O processo é finalizado com a geração do arquivo em formato gcode. Este é o arquivo que deve ser transferido para o cartão de memória da máquina de modo que esta fabrique a peça. Detalhes de pré-processamento, processamento e pós-processamento devem ser discutidos no laboratório. Uma vantagem marginal do uso do software nativo da máquina é a de que uma imagem prévia do modelo pode ser vista na própria (Ender 3 Max Neo), o que evita a impressão de peças erradas.

Para o corte a laser, é importante o projeto da chapa em formato dxf. Este é um formato 2D. Ele pode ser aberto no Autolaser e camadas, layers, podem ser atribuídas às linhas do desenho. Basicamente se trabalham com 3 tipos: Gravação (preenche o espaço entre linhas); Contorno/traços; Corte.

Os parâmetros para corte podem ser os seguintes para cada material:

Material VelocidadePotência
MDF de 3mm20 / 25Min 60 / Máx 65
MDF de 6mm10 /12Min 60 / Máx 65
Acrílico de 2mm30Min 60 / Máx 65
Acrílico de 4mm16 / 19Min 60 / Máx 65
Acrílico de 6mm8 / 10 Min 60 / Máx 65
Acrílico de 10mm2Min 60 / Máx 65

Os referidos softwares podem ser obtidos gratuitamente na internet. É importante aproveitar esta oportunidade e (por que não?) brincar com eles até aprender suas peculiaridades. Assim, as chances de sucesso e de redução de desperdício de matéria prima são aprimoradas.