Backlog

INFRAESTRUTURARealocar os equipamentos do Aerodesign
Identificar os danos causados pela operação prévia
Realizar os reparos necessários
Planejar a disposição adequada dos novos equipamentos e bancadas de trabalho
Ampliar os pontos de água de acordo com a demanda dos novos equipamentos
Ampliar os pontos de luz de acordo com a disposições das áreas de trabalho
Instalar e reposicionar luminárias
Redistribuir os pontos de energia elétrica de acordo com a posição dos equipamentos e bancadas
Verificar a qualidade da rede de internet sem fio
Instalar pontos de rede a cabo para os computadores
Instalar um sistema de ventilação e exaustão 
Organizar e posicionar os equipamentos e bancadas de acordo com layout definitivo
OPERAÇÃOElaborar os manuais de operação de todos os equipamentos de acordo com o fabricante
Criar um documento de boas práticas operacionais (segurança, otimização dos recursos etc.)
Imprimir os manuais
Enquadrar os manuais próximos às máquinas, de forma visível aos usuários 
Arquivar os documentos em um drive (cloud)
Como alternativa, exibir QR Codes pelo laboratório para acessar os documentos digitalmente
Elaborar um site oficial ou uma página no moodle, sendo outra alternativa de comunicação
Contratar um gestor qualificado para supervisão constante (professor, estagiário ou bolsista)
Capacitar o gestor para prestar treinamento aos usuários
Garantir a elaboração de um relatório operacional semanal pelo gestor
Instruir os professores do curso a utilizar o PROTO para aulas práticas e disseminar conhecimento
SEGURANÇAAdequar a operação de acordo com a Instrução Normativa IN 01/2023 do DAMEC
Identificar as áreas de maior risco de acordo com os equipamentos 
Sinalizar as áreas de risco de acordo com seu nível de acesso (livre, guiado, restrito)
Adquirir e disponibilizar todos os EPIs necessários de acordo com a capacidade de usuários
Adquirir e disponibilizar kits de primeiros socorros
Dispor adequadamente extintores de incêndio
Documentar e disponibilizar procedimentos de emergência de forma física ou digital
Seguir rigorosamente o processo de manutenção preventiva
Garantir o treinamento e supervisão de todos os usuários
Analisar a necessidade de registrar ciência e responsabilização perante os termos de segurança
Garantir a leitura dos manuais de operação dos equipamentos a serem utilizados
Conferir o funcionamento das câmeras de segurança
Consultar um Engenheiro de Segurança
Estudar e aplicar normativas (NR-06, NR-10, NR-12)
Definir penalizações aos usuários que descumprirem regras de segurança
Promover boas práticas e cultura de segurança
ORGANIZAÇÃO E LIMPEZADefinir os procedimentos de arrumação e limpeza após o uso
Garantir que os usuários organizem suas estações de trabalho e retornem as ferramentas
Incluir esse procedimento nos manuais operacionais
Sinalizar e categorizar os espaços de armazenamento por áreas de trabalho
Definir os métodos de descarte adequado e reutilização dos restos de materiais
Contratar o serviço de limpeza com frequência mínima semanal
Criar um quadro kanban ou cronograma visível com as rotinas de trabalho
Manter o controle de acesso ao público com agendamentos bem definidos
MANUTENÇÃODocumentar os processos de manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante
Manter a atualização dos processos sempre que novos equipamentos forem adquiridos
Identificar padrões de peças que frequentemente precisam ser substituídas
Criar um estoque de reposição
Estabelecer rotinas de limpeza, lubrificação e calibragem dos equipamentos
DOCUMENTAÇÃOCriar o acervo físico de arquivamento
Criar o acervo digital em drives na nuvem
Desenvolver um website oficial para comunicação e incentivo ao uso
Avaliar a possibilidade de utilização da plataforma Moodle
Estabelecer o processo de envio de documentos relevantes aos usuários após o agendamento
Elaborar todos os manuais operacionais contendo aspectos de segurança, manutenção e usabilidade
Rever e atualizar constantemente a listagem de manuais da seção 6.3.6 do PD
ARMAZENAMENTOAdquirir as bancadas de trabalho com portas e gavetas
Dispor armários com portas e abertos (ou prateleiras)
Dispor carrinhos de ferramentas com portas e gavetas
Dispor organizadores verticais de pequenos componentes mecânicos e eletrônicos
Dispor porta objetos horizontais nas bancadas de trabalho e gavetas

Adquirir estufas com controle de temperatura e umidade para materiais especiais
Categorizar e sinalizar todos os espaços de armazenamento
Estabilizar o controle de estoque com planilhas (entradas e saídas)
Estabelecer o processo de aquisições (solicitação, aprovação, pedido e recebimento)
Estabelecer um sistema de estoque mínimo
Seguir as recomendações de armazenamento de todos os materiais adquiridos
ACESSOReavaliar constantemente se as quantidades de recursos disponíveis são compatíveis com a demanda
Estabelecer o sistema de agendamento por e-mail
Garantir as especificações necessárias nos e-mails de agendamento (horário e descrição operacional)
Estabelecer o processo de resposta ao agendamento (confirmação, sugestão e anexos)
ESTIMULAR O INTERESSEPlanejar ações de marketing
Realizar palestras e apresentações sobre os recursos, demonstrações de resultado e cases de sucesso
Realizar eventos e workshops para demonstrar funções e instruir o uso
Firmar parcerias com empresas do setor industrial
Instruir os professores a vincularem o uso do laboratório com seus planos de ensino
Disponibilizar espaço para reuniões
Selecionar e expor os melhores projetos e artefatos criados
MATERIAIS E EQUIPAMENTOSAdquirir a lista de materiais da seção 6.5 do PD
Adquirir de forma evolutiva (conforme disponibilidade de recursos) a lista de equipamentos da seção 6.5 do PD
Estabelecer um vínculo operacional com os demais laboratórios do curso
Adquirir as licenças dos softwares listados
ENSINO E APRENDIZAGEMDisponibilizar materiais didáticos
Estabelecer um vínculo com a biblioteca do campus
Incentivar o uso didático pelos professores do curso
Criar e aplicar pesquisas de satisfação aos usuários
Disponibilizar um método de captação de feedbacks
Agir continuamente para melhorar os recursos oferecidos perante as pesquisas e feedbacks
Agendar reuniões de discussão de desempenho com professores e alunos
MEIO AMBIENTEPriorizar a aquisição de materiais biodegradáveis
Estabelecer uma gestão de resíduos
Reutilizar materiais
Reciclar materiais
Evitar desperdícios
Priorizar a eficiência energética na escolha dos equipamentos
RECURSOS FINANCEIROSRealizar um planejamento orçamentário para implantação e manutenção do laboratório
Instruir os usuários em relação a preservação dos equipamentos
Monitorar e documentar os gastos realizados
Realizar análises de custo/benefício para todas as aquisições
Buscar parcerias com empresas que possam patrocinar recursos
Buscar parcerias com outras áreas do DAMEC
Prever com um ano de antecedência as aquisições para registro no PGC
Seguir o processo de compras conforme normativas internas da UTFPR