Como parceiros das atividades da Red Latinoamericana de Estudios de Animación – Sur a Sur, contribuindo como projeto de extensão Observatório Internacional do Ensino em Animação, dentro do Núcleo de Design em Animação da UTFPR, nosso objetivo geral é a catalogação das animações brasileiras, sobre tudo em festivais, para que sejam apreciadas e/ou reconhecidas pela “Red”, dessa forma contribuindo com a pesquisa na América Latina sobre o assunto. Como objetivo específico, deve-se realizar atividades de pesquisa, publicação e divulgação.
Em nossa primeira análise analisamos a catalogação da Cinemateca Brasileira, em sua divisão da Filmografia Brasileira, conseguindo demonstrar a carência de termos no vocabulário controlado que se ajustem às demandas sociais, por exemplo, o uso de Indígena ao invés de Índio.
Contudo, percebeu-se que uma maneira de testar novos termos e entender a aceitação do público foi o uso do vocabulário livre. Essas indexações que não apareciam antes começaram a retornar valores que apenas pelo primeiro vocabulário não retornaram. Dependendo da ramificação da área da ciência da informação, a forma de acesso do público ao conteúdo pouco importa, nessa perspectiva, mais tradicional, o arquivamento sempre deverá ser neutro e suficiente, se seguir as diretrizes estabelecidas (Lima, 2018). Por outro lado, uma abordagem mais crítica questiona a veracidade de uma escolha neutra, sendo que várias obras não são classificadas ou presentes em bibliotecas públicas, como o caso de filmes LGBTQIA+.