Leituras de Linguística Aplicada na Anticolonialidade (LeiLAA)

Coordenação: Franziska Lorke (UTFPR) e Walker Douglas Pincerati (UTFPR)

O LeiLAA é um grupo de estudos e trabalhos que realiza, desde a perspectiva anticolonial, leituras de textos da Linguística Aplicada. Consideramos ‘Anticolonialidade’ como um espírito do tempo, Zeitgeist, um espírito que é exusíaco porque atualmente há movimentos cada vez mais proeminentes ditos de-des-contra-anticolonialistas, que reconhecem os efeitos da colonialidade como estruturantes da sociedade como um todo. Isso tudo porque é na aurora da Modernidade que nasce a Colonialidade e florescem o Capitalismo e os Racismos. Se Linguagem é uma instituição social das mais importantes, se é uma faculdade humana porque permite a cognição, e se ela é também práticas sociais, não há como estarmos fora da colonialidade. Sendo assim, o objetivo é compreender essas linguagens/línguas para sua desinvenção e reconstituição rumo a práticas edificantes de um novo humano.

Metodologia: O grupo se reúne presencialmente, às terças-feiras das 11 às 12:30, semanalmente para as leituras e discussão de bibliografia.

Se desejar participar, fazer contato com um dos coordenadores, escrevendo um e-mail/carta motivacional.

Cronograma de leituras de 2025/2: capítulos dos livros “Suleando conceitos em linguagens”, volumes 1 e 2, de Cristiane Landulfo e Doris Matos (2022, 2024).

Referências:

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CÉSAIRE, Aimé (1955). Discurso sobre o colonialismo. Ilustração Marcelo D’Salete. Tradução Claudio Willer. São Paulo: Veneta, 2020.

FANON, Frantz (1961). Os condenados da terra. Tradução Lígia Fonseca Ferreira, Regina Salgado Campos. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

MAKONI, Sinfree, PENNYCOOK, Alastair. Desinventando e (re)constituindo línguas. Working Papers em Linguística 16, n.2, p.9-34, ago/dez, 2015.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SADLIER, Darlene. Brasil Imaginado. De 1500 até o presente. Trad. Flavia Bancher. São Paulo: Edusp, 2016.