II Encontros 2025 Oficina 4

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Oficina 4 – Pensando na Educação das Relações Étnico-Raciais a partir do filme Kiriku e a Feiticeira (Michel Ocelot, 1998), por Amanda Crispim1 e Walker Douglas Pincerati2.

1Professora da UTFPR-CT, NEABI-UTFPR, Neabi Diva Guimarães UTFPR-CT, amacrispim@utfpr.edu.br.

2Professor da UTFPR-CT, UTFPR-CP, Neabi Diva Guimarães UTFPR-CT, wdpincerati@utfpr.edu.br.

Resumo: Objetivamos na atividade trabalhar elementos da cultura afro-brasileira e indígena como perspectiva de formação de conceitos para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Faremos isso guiados pela pedagogia das encruzilhadas, isto é, considerando o tripé política-ética-poética para ensinagens, escrevivências e – por quê não? – desenhaturas. Por isso, para essa formação, propomos três momentos: (1) ver o filme, (2) pensar “em silêncio” sobre o filme produzindo uma arte e (3) falar sobre… A ideia é produzir em linguagens performativas articulações de conceitos com os elementos considerados. Esta atividade está articulada à disciplina extensionista LEM7CC S85 TOPT Educação para as Relações Étnico-Raciais 2025.2.

Palavras-chaves: Educação das Relações Étnico-Raciais; Pedagogia Exusíaca; Negritude; Cultura Afro-brasileira e Indígena.

REFERÊNCIAS:

CAVALLEIRO, Eliane (2006). Introdução. Em: Orientações e ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, pp. 15-28. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf. Acesso em: 20 julho.2025.

EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. Em: (Constância Lima Duarte e Isabella Rosado, orgs.), Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Ilustrações Goya Lopes. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

MACHADO, Vanda. Irê Ayó: uma epistemologia afro-brasileira. Salvador: EDUFBA, 2019.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

OCELOT, Michel. Kiriku e a Feiticeira (Kiriku et la sorcière). DVD, colorido/71min, IMOVISION, classificação LIVRE, 1998. (Se houver crianças, executaremos a versão dublada. Podemos escolher no momento).

NÚMERO DE VAGAS: 30 VAGAS

ESPAÇO SOLICITADO: SALA COM BOM RETROPROJETOR E SOM OU TV GRANDE.

OBSERVAÇÕES:  CURIOSIDADE, CRIATIVIDADES, LIBERDADE. PAPEIS A3, PRANCHETAS, CANETINHAS, LÁPIS DE COR, GIZ, TINTAS, RISADAS, CONVERSAS E MUITA ESTRIPULIA!