II Encontros 2025 Oficina 3

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Oficina 3 – Entre Rimas e Resistências: Pedagogia do Hip Hop e o Combate ao Racismo Institucional, por José Lucio da Silva Machado¹ e Luis Gabriel Rodrigues²

¹ Professor ligado ao NEABI, UTFPR – Campus Francisco Beltrão, Brasil.

²Aluno ligado ao NEABI, UTFPR – Campus Francisco Beltrão, Brasil.

Resumo: A oficina proposta tem como objetivo apresentar a arte do Hip-Hop como ferramenta pedagógica crítica e transformadora, inspirada nas reflexões de Cristiane de Correia Dias em A Pedagogia do Hip-Hop. A partir do tema “Racismo Institucional: Cultura, Mídia e Expressões Afro-Brasileiras e Indígenas”, busca-se problematizar as formas de opressão e exclusão que atravessam as experiências de grupos historicamente marginalizados, evidenciando as potencialidades da música e da arte de rua como práticas educativas de resistência e afirmação identitária. A metodologia será organizada em três momentos: no primeiro, uma exposição teórica acerca da relação entre pedagogia, cultura e Hip-Hop, ressaltando a contribuição das expressões artísticas afro-brasileiras e indígenas no enfrentamento ao racismo institucional; no segundo, a participação do acadêmico Luis Gabriel Rodrigues, coautor da atividade, que compartilhará suas produções autorais de letras e raps como forma de diálogo entre teoria e prática; e, por fim, no terceiro momento, uma dinâmica coletiva de construção de uma música sobre o tema do encontro, estimulando a participação, a criatividade e a reflexão crítica dos presentes. Como resultados esperados, pretende-se fomentar o reconhecimento da arte como linguagem pedagógica, sensibilizar os participantes para a compreensão crítica do racismo institucional e incentivar a criação artística como prática de emancipação e engajamento social.

Palavras-chave: Hip-Hop; Pedagogia; Racismo Institucional; Cultura Afro-Brasileira; Educação Crítica.

REFERÊNCIAS

DIAS, Cristiane de Correia. A Pedagogia do Hip-Hop. São Paulo: Cortez, 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

ROSE, Tricia. Black Noise: Rap Music and Black Culture in Contemporary America. Hanover: University Press of New England, 1994.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Tempo Social, v. 19, n. 1, p. 287-308, 2007.

NUMERO DE VAGAS: 20 Vagas

ESPAÇO SOLICITADO: Sala de aula

OBSERVAÇÕES: Datashow; Papel Sulfite; Caixa de Som (se tiver, com microfone); Internet.