Grupo de Pesquisa de Estudos de Heteroidentificação da UTFPR (GPEH-UTFPR)

Coordenação: Jussara Marques de Medeiros (contato) e Gehad Ismail Hajar (contato).

Periodicidade: reuniões nas primeiras e na terceiras terças-feiras do mês, das 17:00 às 19:00, via Google Meet.

O GPEH-UTFPR dedica-se ao estudo sistemático, ao desenvolvimento metodológico e ao aprimoramento dos processos de heteroidentificação étnico-racial, no contexto das políticas afirmativas nas instituições de ensino superior. Nosso foco está especialmente na realidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e nas especificidades dos processos seletivos para cursos tecnológicos.

A pesquisa do grupo abrange aspectos teóricos, metodológicos, jurídicos e práticos da heteroidentificação, com o objetivo de contribuir para o avanço científico nessa área e fortalecer a implementação de políticas institucionais que promovam a igualdade étnico-racial no acesso à educação superior.

Bibliografia:

VAZ, Lívia Sant’Anna. Cotas raciais. São Paulo: Editora Jandaíra, 2022.

VIEIRA, Cleber Santos e SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Lei de Cotas: vigência, avaliação e revisão, 10 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://fpabramo.org.br/2022/02/10/lei-de-cotas-vigencia-avaliacao-e-revisao. Acesso em 12 de dezembro de 2022

WELLER, Wivian; DE HOLANDA, Maria Auxiliadora Gonçalves. Trajetórias de vida de jovens negras da Universidade de Brasília no contexto das ações afirmativas. Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 8, n. 13, p. 57-80, 2014.

BRASIL. Lei n.º 10.678 de 23 de maio de 2003. Cria a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm. Acesso em 10/04/2022.

BRASIL. Lei nº 14.553, de 20 de abril de 2023. Altera os arts. 39 e 49 da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 (Estatuto da Igualdade Racial), para determinar procedimentos e critérios de coleta de informações relativas à distribuição dos segmentos étnicos e raciais no mercado de trabalho. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14553.htm. Acesso em 14/08/2023.

BRASIL. Decreto nº 8727, de 28 de abril de 2016. Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2016/decreto-8727-28-abril-2016-782951-publicacaooriginal-150197-pe.html. Acesso em: 10 de abril de 2022.

BRASIL. Lei n° 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.

BRITO, M. A atualidade do pensamento de Lélia Gonzalez. Disponível em: https://nossacausa.com/atualidade-do-pensamento-de-lelia-gonzalez/. Acesso em: 18/08/2023.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; MARÇAL, José Antônio; TRIGO, Rosa Amália Espejo. Políticas de ações afirmativas no Brasil: Educação e Políticas Públicas. In: KOMINEK, Andrea Maila VOSS e VANALI, Ana Christina (orgs). Roteiros temáticos da Diáspora: Caminhos para o enfrentamento do racismo no Brasil. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Regis, Katia. Miranda, Shirley Aparecida de (orgs.). Educação das relações étnico-raciais [recurso eletrônico]: O estado da arte. Curitiba: NEAB-UFPR e ABPN, 2018.

TELLES, Edward E. O significado da raça na sociedade brasileira. 2012. Disponível em: http://telles.faculty.soc.ucsb.edu/uploads/8/7/5/2/87525260/livro_o_significado_da_raca_na_sociedade_brasileira.pdf Acesso em 22/11/2020.