Programação dos GTs
09 de junho de 2025 (segunda-feira)
14h00 às 15h30, Sala E-206: GT Literaturas africanas, negras e indígenas em língua portuguesa (mediação: Robson Custódio e Sueli Monteiro)
“O MANHOSO JEITO DE SENTIR AS RELAÇÕES HUMANAS: A CONTADORA DE HISTÓRIAS CONCEIÇÃO EVARISTO EM HISTÓRIAS DE LEVES ENGANOS E PARECENÇAS” – Rafaella Siqueira Rodrigues de Oliveira
“MIRTES APARECIDA DA LUZ, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIAS” – Bárbara Gonçalves de Lima de Oliveira
“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA EM ANGOLA: ENTRE A AUSÊNCIA METODOLÓGICA E A INVISIBILIDADE DA LEITURA LITERÁRIA” – Rosa Sacalumbo Chingamba
“UM OLHAR DO SUJEITO ANGOLANO NO TEMPO COLONIAL E PÓS-COLONIAL COM BASE NAS OBRAS O SEGREDO DA MORTA (ANTÔNIO DE ASSIS JÚNIOR)” – Maria Luiza do Rocio Leite
14h00 às 15h30, Sala E-204: GT Artes e Visualidades Negras e Indígenas (mediação: Lariane Casagrande)
“POESIA VISUAL AFRO-BRASILEIRAS DO SÉCULO XXI” – Renata da Silva de Barcellos
“ARTE E ESPAÇO: AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NEGRAS NA PERIFERIA DE COLOMBO/PR” – Gracieli Andrade da Luz Custódio
“DESIGN DE CORPOS: EVIDENCIANDO A MAQUIAGEM COMO PRÓTESE DE GÊNERO PARA SUBVERSÃO” – Tiago Claus da Silva
15h30 – 16h00: Intervalo – Coffee Break
16h00 às 17h00, Sala E-106: GT Artes e Visualidades Negras e Indígenas (mediação: Jaqueline Donada e Lariane Casagrande)
“COMO REPRESENTAR TRANSFORMAÇÕES EMOCIONAIS E PROCESSOS DE IDENTIDADE INTERLIGADOS AO APAGAMENTO ÉTNICO CULTURAL INDÍGENA POR MEIO DOS QUADRINHOS” – Gustavo Soares da Costa, Liber Eugenio Paz e Marcio Matos
“ARTE CERÂMICA: UMA PRÁTICA MILENAR DOS POVOS ORIGINÁRIOS” – Thalia Carolina Cretã, Allanys Raimundo Paraná, Angélica Ferreira Camargo, Nauan Felipe Fotanh Felix Bernado e Ana Elisa de Castro Freitas
“CORAÇÃO NA ALDEIA, PÉS NO MUNDO: AS HISTÓRIAS, AS LUTAS E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA DAS MULHERES INDÍGENAS” – Flávia Gisele Nascimento
16h00 às 17h00, Sala A-101: GT Literaturas africanas, negras e indígenas em língua portuguesa (mediação: Robson Custódio e Sueli Monteiro)
“À MARGEM DA MARGEM”: UMA ANÁLISE SOBRE A OBRA DE CIDINHA DA SILVA NO CAMPO DA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA” – Andressa Ignácio da Silva
“MEMÓRIA, JUSTIÇA E AÇÃO POLÍTICA: A REPRESENTATIVIDADE TERRITORIAL DE BIBIANA, DE TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR” – Pietra Barbosa Catalani
“A VISÃO DE CONCEIÇÃO LIMA NA LITERATURA DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA (PALOPS)” – Ana Clara Perius Pozzato
10 de junho de 2025 (terça-feira)
14h00 às 15h50, Sala A-102: GT- Educação para as Relações Étnico-Raciais (Mediação: Fernanda Daldin e Walker Pincerati)
“INFOCULTURA: UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS” – Raianny Paixão Silva Reis, Ana Julia Schuenck Dos Santos, Leonardo Kanzaki Andion Borba, Felipe Comitre e Magda Luiza Mascarello
“ANÁLISE DOS PDIs E PPCs DO IFPR À LUZ DA ERER E DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS” – Ana Julia Ruthes Cantuario, Bárbara Elisa Marques, Claudionei Cella Pauli, Eliana Maria dos Santos, Emilly Joyce Oliveira Lopes Silva e Magda Luiza Mascarello
“NYUMBANI: VALORIZAR CULTURAS QUILOMBOLAS POR MEIO DA TECNOLOGIA” – Ana Julia Ruthes Cantuario, Julia Pinheiro Ledo
“LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO DAS OBRAS DE EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA E A PRÁTICA DOCENTE” – Renata Cristina Alves de Brito; Ana Josefina Ferrari.
“A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES NA SUBVERSÃO DA FORMA ESCOLAR” – Lucilene Aparecida Soares e Rozangela Barbosa de Sales
“A UTILIZAÇÃO DO ACERVO SONORO DE OBRAS LITERÁRIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E INCLUSIVA PARA ABORDAR TEMAS ETNICO-SOCIAIS EM SALA DE AULA” – Luiz Antonio Gaebler Rosa da Luz e Thalyta Baldi Couto
15h50 às 16h10: Intervalo – Coffee Break
16h15 às 17h35, Sala E-106: GTs Comunicação e Relações étnico-raciais e Artes e Visualidades Negras e Indígenas (mediação: Lariane Casagrande)
“QUAL É A IMAGEM QUE A UTFPR FAZ DE SI MESMO? COR NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL” – Erick Brasil Lopes; Tiago Claus da Silva; Waltemberg Matos de Souza
“ENTRE ESTEREÓTIPOS E POSSIBILIDADES: REPRESENTAÇÕES DA MULHER NEGRA NA PERSONAGEM SOL EM VAI NA FÉ” – Paola Silva Morais
“ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O SAMBA E O CARNAVAL EM CURITIBA” – Manoel Salvador Dos Santos Neto; Juliana dos Santos Barbosa.
“ESCREVIVÊNCIA E AUTOCONHECIMENTO: FERRAMENTAS DE EXPANSÃO DO PROCESSO CRIATIVO ARTÍSTICO” – Mayara Cristina Miranda
“MULHERES NEGRAS, ARTE E RESISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE INTERSEÇÕES DE RAÇA E GÊNERO” – Marjory Faria de Mello Raimundo
21h00 às 22:05, Sala E-207: GT Estudos Linguísticos Negros e Indígenas: colonialismo, racismo e preconceito linguísticos (mediação: Simone Floripi)
“PAJUBÁ: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA HISTÓRICA” – Anna Glaucia de Morais Vieira e Amanda Baroni
“PRÁTICAS LINGUÍSTICAS: O PAJUBÁ COMO LINGUAGEM DE RESISTÊNCIA EM ESPAÇOS DIGITAIS” – Mariah Morigi Gonçalves; Emanuel Lopes Garcia
“PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PAUTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM LETRAS” – Simone Azevedo Floripi
21h00 às 22:05, Sala E-105: GT Literaturas africanas, negras e indígenas em língua portuguesa (mediação: Paulo Benites)
“COLONIALISMO E ESCRAVIDÃO EM A CARNE, DE JÚLIO RIBEIRO” – Pedro Biaobock
“VISIBILIDADE HISTÓRICA E MEMÓRIA AFRODIASPÓRICA: A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO LETRAMENTO RACIAL” – Elen Juliane Ribeiro dos Santos
“A ANCESTRALIDADE NA LITERATURA” – Amanda Barboza Silva; Luiza Santana de Aguiar; Rafaela Palmyra Giovanini; Rhaissa Rodrigues de Souza.
“GRUPO TEATRAL NEGRO NÃO NEGO: A CENA NEGRA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA E FORMAÇÃO CRÍTICA” – Camila Gaio Penter
11 de junho de 2025 (quarta-feira).
14h00 às 15:35, Sala C-206: GT Educação para as Relações Étnico-Raciais (mediação: Amanda Crispim e Walker Pincerati)
“EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA” – Amanda Crispim Ferreira e Walker Douglas Pincerati
“ENSINO ANTIRRACISTA DE LITERATURA E HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO” – Gerliani Mendes
“EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL” – Elisangela Iargas Iuzviak Mantagute
“MAIS DO QUE CRUZAR O OCEANO: UMA TRAVESSIA ANCESTRAL E ACADÊMICA” – Hiully Thainá Andrade Oliveira
“KRIGKRIG – ESPALHAR, SEMEAR: TRANÇADOS ENTRE AS ARTES E HISTÓRIAS DOS POVOS INDÍGENAS E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS)” – Flávia Gisele Nascimento
15h35 às 16h00: Intervalo – Coffee Break
16h00 às 17h20, Sala E-104: Educação para as Relações Étnico-Raciais e Literaturas africanas, negras e indígenas em língua portuguesa (mediação: Jaqueline Donada e Sílvia Amélia Bim)
“LEIA MULHERES NA ESCOLA: UM ESPAÇO PARA A LITERATURA DAS MULHERES NEGRAS” – Sileide France Turan Salvador, Regina Celia de Castro Gomes e Joyce Muzzi
“A OUTRA FACE DO BRASIL” – Mariane Aparecida Kerscher e Adriana Souza da Costa
“DIVACAST: QUEM É ESSA DIVA? A HISTÓRIA DE DIVA GUIMARÃES” – Erick Brasil Lopes; Franciele Cristina Gabriel; Heitor Brognolli d’Aquino de Souza
“NARRATIVAS INDÍGENAS PARA A INFÂNCIA – INICIAÇÃO AO SONHO DE UM FUTURO ANCESTRAL” – Sílvia Amélia Bim
21h00 às 22h15, Sala C-301: GTs Literaturas africanas, negras e indígenas em língua portuguesa e Estudos Linguísticos Negros e Indígenas: colonialismo, racismo e preconceito linguísticos (mediação: Paulo Benites e Simone Floripi)
“PRECONCEITO LINGUÍSTICO E RACISMO ALGORÍTIMICO EM INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS” – Thaciany da Silva Rocha, Gabriel Silva da Luz, Laiza Glumbowsky e João Carlos Pereira de Moraes
“RACISMO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: ENTRE LINGUAGEM, PODER E EXCLUSÃO” – Fabiano Berno e Deborah de Almeida Oliveira
“ANÁLISE HISTÓRICA E SEMÂNTICA DE EXPRESSÕES RACISTAS E SEUS ECOS NA LITERATURA” – Alessandra de Lima Silva Franco e Natália Meisen