Gravador Cassete Aiko
Descrição: Produzido a partir de 1964 pela empresa japonesa Aiko Denki Sangyo Co., Ltd., posteriormente renomeada para Aiwo Co., Ltd., o gravador cassete Aiko é um equipamento capaz de gravar sons em uma fita eletromagnética, utilizando um microfone integrado, e depois reproduzi-los através de um alto-falante.
Para a gravação, o som é convertido em um sinal eletromagnético oscilante, conforme esse sinal passa pelas espiras de um eletroimã, a fita se magnetiza e forma um padrão correspondente ao som recebido. Para a reprodução, o padrão gravado produz um sinal elétrico que, após ser amplificado, aciona um alto-falante.
Uso no ensino de língua estrangeira: Embora a tecnologia de gravação de áudio tenha sido inventada no final do século XIX, apenas em 1935 a fita cassete foi fabricada, ganhando popularidade em diversas áreas como uma ferramenta de registro de memória. Um gravador cassete Aiko em sala de aula poderia ser utilizado na auto-correção de pronúncia, possibilitando ao estudante gravar e escutar sua própria produção oral. Porém, levando em consideração a tendência da gravação em intimidar os “gravados”, assim como a disponibilização limitada de fitas para gravação, seu uso em sala de aula para o auxílio da prática da pronúncia sempre foi um pouco complicado e ineficiente na maioria das escolas. Por esses motivos, seu principal uso em sala de aula era nas atividades de listening, como suporte às unidades didáticas que traziam diálogos entre falantes de língua estrangeira. Muitas vezes os livros de inglês era vendidos contendo uma fita cassete repleta de áudios gravados que poderiam ser usados por professores e alunos nas práticas.