GRUPOS DE PESQUISA

No Brasil, existem diversos Grupos de Pesquisa que estudam a comunicação em contextos organizacionais. O Memórias da COMORG apresenta alguns deles que estão cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Se você faz parte de algum outro grupo de pesquisa e quiser divulgá-lo aqui, envie um e-mail para memoriasdacomorg@gmail.com e solicite sua inclusão neste espaço.
Será um grande prazer recebê-lo!

Estudos em Comunicação Organizacional: Cultura, Discursos e Processos Identitários

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 

O Grupo de Pesquisa vinculado ao Departamento de Comunicação e Linguagem da UTFPR se constitui como um espaço de discussão sobre a prática da comunicação organizacional. Parte-se do conceito de comunicação como articulador, aquele que organiza a sociedade, a linguagem, o saber, os processos dialógicos. Portanto, interessa em especial compreender os processos culturais, os discursos e os jogos de poder presentes nas interações e relações das organizações e sociedade. Entende-se, porém, de modo transversal, pela multiplicidade de perspectivas teóricas abarcadas pelo grupo, que não se trata de excluir visões, mas de somar para a constituição de um objeto comunicacional, apontando para a sistematização de conceitos que envolvam a tríade organizações, processos e sociedade. Assim, a repercussão esperada pelo grupo é estimular a produção científica acadêmica, a partir de publicações em revistas e participação em eventos afins.

 

Líder(es) do grupo: Claudia Nociolini Rebechi  e Wellington Teixeira Lisboa

 

 

 

Comunicação Institucional e Organizacional

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 

Criado em 1995, o grupo tem procurado sistematizar atividades de pesquisa nas áreas de comunicação institucional e organizacional focando especialmente as relações comunicacionais entre as instituições e as organizações e a esfera midiática.

 

Linhas de pesquisa:

Comunicação e cidadania: objetiva investigar teórica e metodologicamente as estratégias de comunicação desenvolvidas pelos diferentes atores e campos sociais que tenham como foco questões ligadas a cidadania, como os movimentos sociais e as políticas públicas de democratização de produção e acesso à comunicação, e os veículos de comunicação comunitária, popular e/ou alternativa;

Comunicação institucional e educação superior: objetiva analisar teórica e metodologicamente os processos comunicacionais que ocorrem no ambiente das instituições de educação superior por meio de uma variedade de estratégias comunicacionais. Esses processos são investigados em diferentes níveis: institucional, nacional, regional, internacional e no ensino à distância (virtual);

Comunicação institucional e visibilidade midiática: objetiva investigar teórica e metodologicamente a comunicação institucional, tomando como principal pressuposto as relações estabelecidas entre a visibilidade e a legitimidade das instituições e a comunicação midiática;

Estratégias comunicacionais em dispositivos midiáticos: objetiva investigar as interfaces entre o ambiente midiático e as estratégias comunicacionais utilizadas por atores sociais individuais e coletivos;

Estratégias de Comunicação e Desenvolvimento Local/Regional/Territorial: objetiva investigar teórica e metodologicamente as estratégias de comunicação desenvolvidas por organizações e instituições, públicas e privadas, voltadas para o desenvolvimento local/regional/territorial. Temáticas: estratégias de comunicação pública; estratégias de comunicação em função da mobilização social e da cidadania; estratégias de comunicação em função da identidade territorial; estratégias de comunicação institucional e organizacional em função das ruralidades contemporâneas

 

Líder(es) do grupo: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello e Maria Ivete Trevisan Fossá

Site: http://poscom.ufsm.br/index.php/pt-br/2-uncategorised/261-comunicacao-institucional-e-organizacional

 

Comunicação para o Século XXI (COM XXI)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

O grupo de pesquisa “Comunicação para o Século XXI” busca compreender os distintos modos de interação social nas práticas comunicativas. Tais interações são observadas no contexto da sociedade contemporânea, com ênfase nos sistemas midiáticos de comunicação. A mídia é compreendida como um ambiente cultural, considerada e relacionada além dos meios convencionais e dos suportes tecnológicos. O interesse deste grupo de pesquisa concentra-se no contexto desse ambiente cultural, permeado por questões sociotécnicas, sociohistóricas, institucionais e políticas. Dentro do grupo, as pesquisas desenvolvidas sobre interações sociais nas práticas comunicativas abrangem estudos sobre convergência, mobilidade, formatos audiovisuais, consumo, comunicação organizacional, responsabilidade social, jornalismo e políticas da comunicação. O COMXXI é formado por professores de diversas instituições (UFPR, UEPG, UTP, UEL e PUCPR).

 

Líder(es) do grupo: Claudia Quadros

 

Ensino e Prática de Comunicação (GPEPcom)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

 

Visa apropriar-se dos princípios teórico-metodológicos para o ensino e a pesquisa em Comunicação. Seus objetivos específicos são: a) fundamentar aspectos curriculares para a formação acadêmica no campo da Comunicação; b) aprofundar aspectos da memória institucional como atividade acadêmica e profissional no campo da Comunicação; c) embasar aspectos metodológicos da pesquisa em Comunicação para um capital cultural. Apresenta três fases. De 2002 a 2008, originalmente denominado Grupo de Pesquisa Ensino e Prática de Relações Públicas-GPEP, enfocou práticas acadêmicas e profissionais, processos e aplicações em Relações Públicas, na gestão da comunicação e do relacionamento nas organizações. De 2009 a 2012, abrigou questões do espaço digital, da memória institucional, da formação acadêmica e do relacionamento internacional. Desde 2013, abrange o ensino e a pesquisa em Comunicação, em Jornalismo, em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Em 2015, seu nome foi alterado para GPEPcom.

 

Líder(es) do grupo: Claudia Peixoto de Moura

 

 

Grupo de Estudos Avançados em Comunicação Organizacional

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

 

O Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados em Comunicação Organizacional- GEACOR reúne pesquisadores, doutorandos, mestrandos, bolsistas IC e alunos de graduação com interesses voltados para as diferentes perspectivas e interfaces da Comunicação Organizacional. Tem como objetivos principais evidenciar o atual estado da arte da área, bem como discutir sobre tendências e desafios, especialmente no que se refere à adoção de novos paradigmas. O grupo é pioneiro no sul do país em estudos de comunicação organizacional. Tal fato vem permitindo a produção de conhecimento na área, ampliando as interfaces de atuação. Desde 2006, as pesquisas desenvolvidas estão atreladas à Comunicação Organizacional e as ouvidorias virtuais, sobre o ‘Lugar’ da Comunicação, os Diálogos organizacionais, Memória Organizacional, Comunicação e Saúde.

 

Líder(es) do grupo: Cleusa Maria Andrade Scroferneker

 

 

Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

O Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP – foi constituído em 2009, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), para problematizar e refletir sobre a pesquisa em comunicação organizacional em seus aspectos epistêmicos, teóricos e metodológicos. Tem como principal eixo temático as questões envolvendo comunicação, cultura, relações de poder, identidade, imagem-conceito e estratégia. Os integrantes vêm apresentando trabalhos em congressos nacionais e internacionais (Abrapcorp, ALAIC, Intercom, Compolítica e Compós). Destaque para: 3 pesquisas de doutorado e 8 de mestrado defendidas, publicação de capítulos de livro e artigos em periódicos e mais de 30 TCCs de graduação orientados. Outras frentes de atuação: palestras, pareceres para periódicos e eventos, cursos de curta duração, aulas em cursos de especialização, assessorias etc.

 

Líder(es) do grupo: Rudimar Baldissera

 

Site: https://www.ufrgs.br/gccop/

 

 

Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações públicas (CECORP)

Universidade de São Paulo (USP)

 

Associado ao Projeto de Produtividade em Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação na Gestão da Sustentabilidade nas Organizações Públicas e Privadas, o CECORP desenvolveu atividades sobre sustentabilidade e comunicação. Foi feito um levantamento bibliográfico para indexar livros, teses e dissertações e artigos de periódicos científicos. Foram apresentadas comunicações em congressos nacionais e internacionais e registrados resumos de dissertações e teses defendidas e promoveu encontros, seminários e grupos de discussão para reunir pesquisadores, estudantes e profissionais e debater temas relacionados com a pesquisa e elaborar as bases teórico-metodológicas para construção da pesquisa empírica. Também houve a criação do Cine Sustentável com reunião da comunidade universitária e debate de filmes sobre sustentabilidade. Está em implantação o Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade para reunir pesquisadores que tenham interesses científicos em comum.

 

Líder(es) do grupo: Margarida Maria Krohling Kunsch e Maria Aparecida Ferrari

Site: http://www2.eca.usp.br/cecorp/

 

 

 

Comunicação, mobilização social e opinião pública (MOBILIZA)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

Investigação acerca da formação e movimentação de públicos na sociedade, bem como as dinâmicas de opinião pública implicadas nos processos de comunicação pública e da comunicação para mobilização social, que se dá em coletivos mobilizados, comunidades, fóruns participativos, projetos de mobilização social diversos, movimentos sociais e entre os públicos e as organizações públicas, privadas ou da sociedade civil. Observa especialmente as relações intersubjetivas e os vínculos na formação dos públicos, as controvérsias e conflitos de interesse com suas manifestações públicas, as conversações cotidianas, a formação do interesse público e constituição de causas sociais e as relações entre cidadãos e poder público. Para isso analisa as diversas manifestações de opinião, os discursos dos diversos atores na cena pública, os conteúdos veiculados por diversos meios de comunicação, as interações em mídias sociais digitais e as dinâmicas das conexões em redes de conversação.

 

Líder(es) do grupo: Márcio Simeone Henriques

 

Site: http://www.fafich.ufmg.br/mobiliza/

 

 

Comunicação Organizacional, Inovação e Gestão (CIG)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

 

Estudo sobre o nexo entre a comunicação organizacional, a inovação e a gestão em organizações – privadas, públicas e do terceiro setor. Seu principal objetivo é entender a comunicação como constituinte da inovação e da gestão em organizações, em especial, as micro e pequenas empresas. E, embora seja pautado no campo da Comunicação Organizacional, possui várias temáticas transversais que subsidiam suas pesquisas, tais como: Empreendendorismo, Aprendizagem, Conhecimento, Informação, Desenvolvimento local, Diversidade, Mediação, Midiatização, dentre outros. Também se caracteriza por ser estudo contextualizado em cenário das sociedades e organizações midiatizadas e todas as transformações sócio, política, cultural e econômica inerentes a ele.

 

 

Líder(es) do grupo: Maria Eugênia Porém e Tamara de Souza Brandão Guaraldo

 

 

Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (DIALORG)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

 

Formado em 2004, na FCA/PUC Minas, o grupo procura refletir acerca da necessidade de constituição de um campo teórico-conceitual da comunicação organizacional. Abrir o campo para o pensamento crítico e mapear um território de pesquisas que possa vir a marcar um “lugar de fala”, um olhar próprio. Pretende-se, ainda, ir além das concepções que abordam a comunicação organizacional como um instrumento ou ferramenta das empresas e aproximar-se das reflexões sobre o campo da comunicação, entendendo-a como um processo constituinte da complexidade das relações das organizações com a sociedade. Em parceria com o grupo Grisorg/UFMG organiza seminários internacionais sobre comunicação organizacional. Os eventos foram realizados em 2013, 2014 e 2016 com a participação de professores, americano, francês e colombiano. O grupo produziu dois livros científicos e tem intercâmbio de estudos e cooperação com outras universidades estrangeiras.

 

 

Líder(es) do grupo: Ivone de Lourdes Oliveira  e Márcio Simeone Henriques

 

Grupo de pesquisa em Estratégias Midiáticas Organizacionais (EstratO)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 

Criado em 2015 o grupo atua no estudo, pesquisa e publicação de resultados obtidos a partir de suas investigações sobre mídia, estratégias e organizações. Partimos do entendimento da ambiência midiática, espaço perpassado por instituições, grupos, indivíduos e campos sociais que no seu cotidiano acionam estratégias com vistas a conquista de visibilidade e legitimação. Destacamos também as estratégias empreendidas na relação entre organizações e as mídias que representam a centralidade do campo midiático (como jornais, TV, rádio), bem como aquelas empreendidas por organizações nas suas mídias próprias. Da mesma forma, atentamos para estratégias lançadas com a finalidade de conquistar a adesão a causas de grupos, projetos, movimentos sociais, debate público ou formação da opinião pública. Dessa forma as pesquisas centram-se na comunicação organizacional acionada pelas estratégias midiáticas.

 

Líder(es) do grupo: Patrícia Milano Pérsigo e Daiane Scheid

 

Site: http://pesquisaestrato.weebly.com/

 

 

Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (COMSiS)

Universidade de Brasília (UnB)

 

O Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico promove a observação das organizações como sistemas autopoiéticos, emergentes, autônomos, interdependentes e constituídos de comunicação e de sentido; estudos sobre a dinâmica da constituição comunicativa das organizações publicas, privadas e do terceiro setor, bem como daquelas caracterizadas como organizações efêmeras; e a condução de pesquisas teóricas e aplicadas sobre os fenômenos da comunicação organizacional. Conta com pesquisadores da UnB, da UCB, da PUCRS, além de estudantes de graduação, de pós-graduação e técnicos administrativos.

 

 

Líder(es) do grupo: João José Azevedo Curvello