Disciplinas

DISCIPLINAS

Os conteúdos programáticos das disciplinas do MBA (GETIC e TELECOM – Convergência Tecnológica)  incluem a abordagem de conceitos e fundamentos por meio de experiências profissionais e estudos de casos. Isso significa que os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações reais, compartilhar suas próprias experiências profissionais e participar do estudo de casos para uma compreensão mais prática e aprofundada dos temas abordados. Este método permite uma aprendizagem mais dinâmica e aplicável ao ambiente profissional.

 

Visão Geral De Telecomunicações E Radiodifusão

Introdução; Conceitos de Telecomunicações; Composição dos Sistemas de Telecomunicações; Padrões; Tecnologias de Telecomunicações; Redes de Telecomunicações; Serviços de Telecomunicações; Soluções em Telecomunicações; Aplicações; Visão Geral de Radiodifusão; Mídias e Veículos; Market- Share; O Espectro de Frequências; Introdução ao Vídeo; Áudio; Radiodifusão Sonora; Televisão Aberta e TV Por Assinatura; Surgimento e Evolução do Rádio e da TV; Modelos de Negócio; Broadcasting; Internet; Telecomunicações; Mídias Tradicionais x Novas Mídias; Novas Tecnologias; Novos Negócios; Convergência.

 

Serviços, Regulamentação E Políticas Em Telecomunicações

 

Estrutura do Setor de Telecomunicações Brasileiro; Lei Geral de Telecomunicações; Lei do Cabo; A Agência Reguladora;  Privatização e Competição; Outorgas e Contratos; Serviço de Telefonia Fixa Comutada; Serviço Móvel Pessoal; Remuneração pelo uso de Redes do STFC E SMP; Outros Serviços Privados de Telecomunicações; Serviços de Comunicação Eletrônica de Massa; Universalização, PGMU e FUST; PGMQ e Direito dos Assinantes; Plano Geral para a Atualização da Regulamentação no Brasil;  Estudo de Casos: carga Tributária; Projeto de Lei 29; TV Móvel e TV Portátil; Numeração e Portabilidade; Interconexão; Neutralidade de Redes; Plano Nacional de Banda Larga. Atualizações com as novas Tecnologias. 

 

Marketing & Vendas

 

Conceito de Produtos; Ciclo de Vida; Tipos de Produtos; Clientes;  Segmentação; Penetração de Serviços; Audiência; Receitas Publicitárias; Posicionamento da Marca; Comunicação; Cauda Longa; Novas Mídias; Inovação e Planos de Negócio; Vendas no Contexto de Marketing; Revendo Estratégias e Objetivos; Vendas: Visão Passada e Visão Atual; Habilidades do Profissional; Plano de Ação; Estratégias de Vendas; Modelo de Cliente em Ação; Relacionamento; Ética em Vendas. Novas Ferramentas.

 

Concorrência Na Prestação De Serviços

Conceitos Básicos e o Cenário Brasil; Mercado para o Serviço de Telefonia Fixa; Mercado para o Serviço Móvel Pessoal; Mercado de Acessos Fixos Banda Larga; Mercado de Acessos Móveis Banda Larga; Mercado para o Serviço de Comunicação  Multimídia; Mercado para o Serviço Móvel Especializado; Mercado para o Serviço de TV por Assinatura. Atualizações, Novos Modelos de Negócio, Concorrência e Serviços Substitutos.

 

Serviços De Valor Agregado

 

Definição de SVA; Mobile Internet: Banda Larga Móvel e Wireless Aplication Protocol (WAP); Mobile Messaging: Voice Mail/Unified Messaging; Short Message Service (SMS); Multimedia Messaging Service (MMS); Sistemas de Apoio: Location Based Service (LBS); Mobile Device Management (MDM); Service Delivery Platform (SDP); Serviços 3G/4G/5G – Novas Tecnologias -Tendências e Demandas.

 

Economia E Finanças

 

Matemática Financeira; Fluxo de Caixa; Valores Equivalentes; Juros; Valores Presente e Futuro; Anuidades e Perpetuidades; Análise de Viabilidade Econômica de Projetos; VPL; TIR; Payback; EBITDA; Margem EBITDA; Lucro; Margem de Lucro; EVA; Estruturação dos Custos e Receitas; Mercado Comunicações/Convergência Digital; Preços e Tarifas; Elasticidade; Formação de Preços; Descontos; Promoções; Impostos . Mercado Comunicações/Convergência Digital; Estudos de Casos.

Gestão Empresarial, Arquitetura De Negócios, Modelos E Processos

Gestão Empresarial; Definições e Conceitos; Objetivos e Metas de uma Empresa; A Importância dos Processos; Visão Geral de Framework para Empresas de Comunicação; Modelos de Processos e suas Dimensões; Documentação de Processos; Visão Geral dos Padrões de Mercado (COBIT, ITIL e outros); Arquitetura de Negócios Empresarial (EBA) e suas relações com BPM e BRM; Natureza Estratégica da Informação; A TI na Gestão da Empresa; Cenários e Tendências no Domínio Corporativo; Organização do Sistema de Informação; Frameworks; Metodologias e Práticas; Processo de Implementação de Sistema de Informação; Gestão e Qualidade da Informação; Governança de TI; Visão Sistêmica do Negócio.

Planejamento Estratégico e Alinhado ao Operacional

O Planejamento Estratégico; Fundamentos conceituais de estratégia empresarial; Fundamentos conceituais do planejamento estratégico; Planejamento estratégico passo a passo; Implementação e controle estratégico. Sistemas de Informação; Informação Empresarial; Introdução ao Planejamento de Informações; Introdução à Qualidade e Produtividade em Sistemas de
Informação; Sistemas de Informação Estratégica e de Gestão; Introdução à gestão dos recursos da TIC; Tecnologias Aplicadas a Sistemas de  Informação Executiva; Introdução à Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas de  Informação; Noções de Marketing da Informação;  Projetos de Planejamento. Novas Ferramentas.

Sistemas De Transmissão

Conceitos de Digitalização; Multiplexação por Divisão de Tempo; Hierarquia PDH e SDH; Modulações Digitais; Acesso ao Canal de Comunicação; Meios de Transmissão; Comunicação sem Fio; Redes de Acesso em Banda Larga (xDSL, HFC, PLC, Ethernet-in-the-Loop, WiMAX, Wi-Fi); Backbone; Televisão; Sistemas via Satélite; Órbitas e Lançamento; Propagação e Antenas; Modulação e Codificação; Segmento Espacial; Enlace Terra-Satélite; Parâmetros de Sistema; Técnicas de Múltiplo Acesso; Satélites Geoestacionários; Satélites Não-Geoestacionários; Óptica; Fibras Ópticas; Dispositivos; Fontes de Luz; Diretores e Acoplamentos; Características e Evolução dos Sistemas Ópticos; Características das Fibras Ópticas; Conversores Eletro-Ópticos e  Amplificadores Ópticos; Cabos Ópticos; Sistemas de Transmissão por Fibra Óptica; Sistema de Supervisão em Redes Óptica; Novas Tecnologias. Novas Tecnologias.

Sistemas De Comunicações Móveis Avançados

Introdução; Fundamentos de Serviço Móvel Celular; Roaming; Interconexão; Técnicas de Múltiplo Acesso; Sistemas de Segunda Geração; – Sistemas GSM; Sistemas CDMA; Core Network; Evolução para os Sistemas 3G e 4G / Sistemas Heterogêneos – Novas Tecnologias – Tendências e Demandas; CDMA 2000 1xRTT e 1xEV-DO; WCDMA GPRS; EDGE; UMTS; HSDPA, LTE, 5G; IP Multimedia Subsistem(IMS); Arquitetura; Topologia; Principais Elementos; Interfaces e Protocolos. Novas Tecnologias.

TV Digital, Radiodifusão & Novas Mídias De Comunicação Eletrônica  

Visão Geral de uma Emissora de Rádio e Televisão; Radiodifusão Sonora AM em OM; OC e OT;  Radiodifusão Sonora FM;  Radiodifusão Comunitária; TV  Aberta em VHF e UHF;  Retransmissão e Repetição de TV; Características Gerais da TV Digital; Qualidade; HDTV; EDTV; SDTV e LDTV; Mono e Multiprogramação; Mobilidade e Portabilidade; Middleware; Interatividade; Tecnologias para Transmissão de TV Digital; ISDB-T & ISDTV; Implantação da TV Digital no Brasil; Equipamentos das Emissoras e de Usuários; Radiodifusão de Áudio Digital via Terrestre; TV Digital via Satélite; Contribuição e Distribuição;  Enlaces Estúdio/Emissora; Radiodifusão de Áudio Digital por Assinatura via Satélite; TV Digital via MMDS; WIMAX & Wi-Fi Multimídia; TV Digital por Cabo. Novas Tecnologias e Últimas Gerações.

 

Internet, Redes Digitais E Telefonia IP

 

Introdução à Internet e ao TCP/IP; Endereçamento Internet; Protocolos Inter-redes; Roteamento na Internet; TCP/IP; Serviço de nomes na Internet (DNS); Conexão à Internet; Segurança na Internet; Conceitos de Intranet e Extranet; Protocolos de  Roteamento; Segurança; O Comércio Eletrônico; Unicast; Multicast e Broadcast; Cybercast; Webcast e PODCAST; Redes de  Distribuição de Conteúdo; Servidores e Streaming de Vídeo e Áudio; Portais de Vídeos Compartilhados; Rádios e TV ́s na Web; Principais Players; Operadoras; Provedores e Fornecedores; Limitações; Vantagens e Desvantagens de cada Alternativa; Noções de Preços; Prazos e Condições Gerais (Estudos de Casos); Situação Atual no Brasil e no Mundo; Introdução às Redes Telefônicas Avançadas; Sinalizações Telefônicas; Redes Corporativas; Noções de Rede Inteligente e Serviços Telefônicos; Relatórios de Telefonia; Noções de Tráfego Telefônico (Estudos de Casos); Introdução ao VoIP; Sinalizações em VoIP; Codecs; Dimensionamento de Banda em Redes IP; QoS e  SLA; Aspectos Estratégicos; AspectosLegais. Convergênca Tecnológica.

 

IPTV E TVS Por Assinatura

 

Definições e Conceitos; Histórico; Visão Sistêmica; Características; Arquiteturas; Tecnologias e Padrões Utilizados nas Redes IPTV e de TV por Assinatura a Cabo; Via Satélite; MMDS e TVA; Equipamentos; Interfaces; Conexões e Portadoras no Forward Link e no Canal de Retorno; Estrutura de Headends; Redes de  Transporte e de Acesso; Tipos de Set Top Box; Controles Remotos; Novas Facilidades e Aplicações; VoIP; Acesso em Banda Larga à Internet; HDTV e Interatividade no Contexto Triple Play; Quad e Multi Play; Visão da Implantação; Ativação; Operação;  Manutenção; Monitoração; Controle e Gerencia das Rede; QoS; Teste; Desempenho e Metas de Qualidade no Conceito de Triple Play; TI em IPTV e TV por Assinatura; Principais Players; Vantagens e Desvantagens de cada Alternativa; Preços; Prazos e Condições Gerais (Estudo de Caso); Situação Atual no Brasil. Novas Tecnologias (Alternativas).

 

Redes De Nova Geração Em Ambiente De Convergência (NGN)

 

Conceitos de Convergência; Next Generation Network: Definição e Características; Arquitetura NGN; Serviços na NGN; Tendências de Serviços; Mobilidade; IPv6 NGN; Interfaces; Protocolos NGN; Redes MPLS (Multiprotocol Label Switching); Redes Metro Ethernet; Plataforma IMS (IP Multimedia Subsistem); Interação entre NGN e Ambientes não NGN; Modelo de Negócios na NGN; Tendências e demandas; Estudo de Casos. 

Metodologia Da Pesquisa

O conhecimento e a Ciência; Características; Métodos Científicos; Conceitos; Classificação; Técnicas; Pesquisa: Conceito; Objetivo/Finalidade; Planejamento da pesquisa; Tipos de pesquisa; Tipos de abordagens; Pesquisa quantitativa; Pesquisa qualitativa; Pesquisa bibliográfica; Textos científicos; Normas da ABNT;  Trabalhos científicos em geral; Pré-projeto; Monografias.

 

Gestão Do Conhecimento

 

A Sociedade da Informação e do Conhecimento; Diferenciando o dado, a informação, o conhecimento e a inteligência;  Organizações do Conhecimento; Fundamentos e objetivos de processos de Gestão do Conhecimento (GC); Dimensões da GC; Gestão do Conhecimento (SGC); Ferramentas; Concepção e implantação de um SGC.

 

Gestão Da Inovação Tecnológica

 

Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Modelos de Mudanças Tecnológicas; Estratégias de inovação das empresas; Formas de acesso à tecnologia; Cooperação entre produtores e utilizadores do conhecimento; Planejamento de Tecnologia.  Avaliação Tecnológica; Proposições para uma empresa inovar; Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação.

Administração E Empreendedorismo

Principais conceitos; O que é empreendedorismo; Conceitos básicos do planejamento de negócios e a elaboração de planos de negócios; Tópicos básicos de administração; Empreendedorismo e as características do empreendedor; identificação de oportunidades; estudo de mercado; etapas para a elaboração de um plano de negócios; engenharia econômica com ênfase em análise de investimentos; técnicas sofisticadas e não sofisticadas para avaliação de projetos. Novos Modelos de Negócios.

Gestão Integrada Da Informação Na Cadeia De Valor

Cadeia de valor e cadeia de valor expandida; Jogo da cerveja; O efeito Forrester (efeito chicote); Clientes e fornecedores: parceiros ou inimigos?; O dilema make or buy?; A concentração nas competências centrais; O modelo de venda direta e suas vantagens; Estruturas verticais integradas x horizontais modulares; JIT, JIT II, sequenciamento modular, condomínios industriais e consórcios modulares; Integração virtual. Atualizações, novos Cenários.

Palestras E Seminários

Clima Organizacional; Gestão de Pessoas; Confiabilidade Humana ; Fomento; Relações Interpessoais nas Atividades Profissionais.

Tópicos Avançados – Novas Tecnologias 

As tecnologias emergentes no mercado; como Redes Wireless; Voz sobre IP; RFID entre outros. Variável de acordo com a definição dos tópicos no desenvolvimento das disciplinas.

 

Novas Tecnologias TI&C (Tecnologias de Informação e Comunicação) e Telecom incluem:

1. 5G: A próxima geração de redes móveis que promete velocidades muito mais rápidas, menor latência e maior capacidade para suportar um grande número de dispositivos conectados simultaneamente.

2. Internet das Coisas (IoT): Tecnologia que permite a interconexão digital de objetos cotidianos (geladeira, micro-ondas, etc) com a internet, possibilitando a coleta e troca de dados entre esses dispositivos.

3. Computação em Nuvem: Oferece acesso remoto via internet a recursos computacionais (armazenamento, processamento, aplicativos) hospedados em servidores externos, permitindo maior flexibilidade e escalabilidade.

4. Inteligência Artificial (IA): Conjunto de tecnologias que permitem às máquinas realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecimento facial, processamento de linguagem natural e tomada automatizada de decisões.

5. Novos Modelos de Negócios: frequentemente se baseiam em inovações que desafiam os métodos tradicionais. Pequenos empreendedores, sendo mais ágeis e adaptáveis do que grandes corporações, conseguem explorar essas inovações mais rapidamente. 

6. Blockchain: Tecnologia responsável por operar as criptomoedas como o Bitcoin; é um sistema descentralizado que registra transações seguras em blocos.

7. Programação Avançada: Aplicações em Soluções para acelerar os resultados de negócio, por meio de processos para a transformação digital e o alcance da eficiência digital.

8. Metodologia Ágil: Guia as ações das empresas, de todos os segmentos e tamanhos, em busca de melhores processos , resultados e aumento na produtividade, entre outras.

9. TV 3.0: Em fase de implementação no Brasil , trará melhorias de imagem e som ,com maior  interatividade com o espectador. Com o novo padrão, as TVs terão um salto de resolução, do Full HD (1.920 x 1.080 pixels) para 4K (3.840 x 2.160 pixels) ou até 8K (7.680 x 4.320 pixels).

10. Gestão e Inovação: Clima Organizacional; Gestão de Pessoas; Confiabilidade Humana; Fomento; Relações Interpessoais nas Atividades Profissionais.