A reconfiguração consiste em trazer o curso novamente para a área de trabalho mas sem carregar dados de usuário, trabalhos enviados pelos discentes, usuários inscritos e etc, deixando apenas o professor como usuário inserido da disciplina. As atividades definidas pelo docente se mantêm, mas os envios por parte dos alunos são deletados. Após isso, o professor pode customizar o curso como ele quiser, seja adicionando mais recursos ou adequando datas caso ele julgar necessário.
Dentro do curso que será reconfigurado, vá no menu Administração e clique na opção Reconfigurar:
A seguinte tela será exibida:
Entre as opções oferecidas ao professor, estão: a possibilidade de excluir eventos, todas as anotações, todos os comentários, dados de conclusão, associações de blog, avaliações de competência, cancelar inscrições de monitores, estudantes, tutores, moderadores, professores, remover itens, categorias, notas, grupos, membros de grupos, agrupamentos, excluir mensagens de fóruns, pontuações e tags.
Mas caso o professor queira agilizar o processo, existe a opção “Selecionar padrão“, onde o Moodle escolhe algumas opções automaticamente, como a exclusão de eventos, anotações e de alunos inscritos:
Uma vez terminado a seleção das opções necessárias, clique em Reconfigurar curso e depois em Continuar para concluir o processo de reconfiguração.