View Categories

16.3. Tarefa

8 min read

A atividade Tarefa permite aos professores especificar um trabalho a ser feito de maneira on-line ou presencial que poderá ser avaliado. O professor pode optar por texto on-line ou envio de arquivo.

Para criar esta atividade o professor precisa clicar sobre o link “Ativar edição” localizado no canto superior direito da tela da área de trabalho.

Após escolher um tópico do seu curso/disciplina, no qual deseja acrescentar a atividade, clique no link “Adicionar uma atividade ou recurso” para abrir um overlay com uma lista de atividades e recursos existentes no ambiente:

Ao selecionar a atividade Tarefa, o professor poderá configurá-lo a partir das seguintes opções:

BLOCO GERAL

  • Nome da tarefa: Nomeie a atividade de acordo com a sua proposta. Esse título será visualizado pelos alunos na área de trabalho.
  • Descrição: Descreva os objetivos da Tarefa, as regras de postagens e considerações gerais.

Exibir descrição na página do curso: Se estiver habilitada, a descrição acima será exibida na página do curso abaixo do link para a atividade.

  • Arquivos adicionais: Modelos de arquivos para ajudar na elaboração da tarefa.

BLOCO DISPONIBILIDADE

  • Permite envios a partir de: Nesta opção os alunos poderão enviar a tarefa somente a partir da data e horário especificados pelo professor.
  • Data de entrega: O professor estipula uma data e horário para a tarefa ser enviada.
  • Data limite: A tarefa não aceitará envios após a data escolhida sem prorrogação.
  • Lembre-me de avaliar em: Esta data é usada para priorizar as notificações do painel para os professores.

Sempre exibir descrição: Se desabilitado a descrição acima somente ficará visível aos alunos a partir da data configurada em “Permitir envios a partir de”.

BLOCO TIPOS DE ENVIO

Tipos de envio:

  • Texto online: Permite aos alunos digitar um texto dentro do ambiente no navegador para a tarefa
  • Envio de arquivos: Habilita os alunos enviar um ou mais arquivos como tarefa.

Número máximo de arquivos enviados: Permite ao aluno enviar até a quantidade de arquivos como tarefa especificada pelo professor.

Tamanho máximo do envio: Permite ao aluno enviar arquivos até o tamanho especificado pelo professor, dentre eles: Limite de upload do curso (16Mb), 1Mb, 500Kb, 100Kb, 50Kb ou 10Kb.

Tipos de arquivos aceitos: formatos ou extensões de arquivos como .doc, .txt

BLOCO TIPOS DE FEEDBACK

Tipos de feedback:

  • Comentários de feedback: Se esta opção for habilitada o professor pode deixar um comentário para cada envio.
  • Anotar PDF: Se esta opção for habilitada, o professor poderá criar anotações em arquivos PDF quando estiver avaliando os envios da tarefa. Isso permite ao professor adicionar comentários, desenhos e selos diretamente sobre o trabalho do estudante. As anotações são feitas no navegador (browser) e não é necessário o uso de qualquer outro software.
  • Planilha de notas off-line: Se habilitada, o professor poderá baixar e enviar uma planilha com as notas dos alunos ao avaliar as tarefas. Comentários na linha: Se habilitado, os textos submetidos serão copiados para o campo de comentários de feedback durante a avaliação, ficando mais fácil de se fazer comentários na linha (usando cores diferentes, por exemplo) ou editando o texto original.
  • Arquivos de feedback: Se esta opção for habilitada, o professor poderá enviar arquivos com feedback quando avaliar tarefas. Estes arquivos podem, mas não estão limitados a avaliar envios de alunos, documentos com comentários ou feedback de áudio.

BLOCO CONFIGURAÇÕES DE ENVIO
Exigir que estudantes pressionem o botão enviar
: Se esta opção for habilitada, alunos terão que clicar em “Enviar” para declarar seu envio como final. Com isto os alunos poderão manter o rascunho no sistema.

Exigir aceite da declaração de não plágio ao enviar
: Exigir que os estudantes aceitem a declaração indicando que o trabalho é seu (não plágio) em todos os envios desta tarefa.

Tentativas adicionais
: Determina como as tentativas de envio do aluno são reabertas. As opções disponíveis são: Nunca: Apenas uma tentativa é possível. Manualmente: Tentativas adicionais podem ser permitidas por um professor. Automaticamente até passar: Tentativas adicionais são permitidas automaticamente até que o estudante obter a nota para ser aprovado, definida no livro de notas para esta tarefa.

BLOCO CONFIGURAÇÕES DE ENVIO EM GRUPO

Envio em grupos de estudantes: Se habilitado, os estudantes serão divididos em grupos com base no conjunto padrão de grupos ou de um agrupamento personalizado. A apresentação do grupo será compartilhada entre os membros do grupo e de todos os membros do grupo vão ver cada mudança para a apresentação.

Exigir que todos os membros do grupo enviem: Se habilitado, todos os membros do grupo devem clicar no botão de confirmação desta tarefa antes que ela seja considerada enviada. Se desabilitada, o envio do grupo será considerado enviado assim que qualquer membro do grupo clicar no botão de envio.

Agrupamento para grupos de estudantes: Este é o grupo que a atribuição irá usar para encontrar grupos para grupos de alunos. Se não definido – o conjunto padrão de grupos será usado.

BLOCO NOTIFICAÇÕES

Notificar avaliador a respeito de novos envios: Se habilitado, o professor recebe uma mensagem quando o aluno envia uma tarefa. Métodos de mensagem são configuráveis.

Notificar avaliadores sobre submissões atrasadas: Se habilitado, o professor recebe uma mensagem quando o aluno envia uma tarefa atrasada. Métodos de envio de mensagem são configuráveis.

Opção padrão para “notificar estudantes”: Define o valor padrão para caixa de seleção “Notificar os alunos” no formulário de notas.

BLOCO NOTA

Nota: O professor pode usar qualquer valor entre 0 e 100 (pontos) ou escolher uma escala de avaliação.

Método de avaliação: Nesta opção o professor pode escolher o método de avaliação que será utilizado. O professor poderá optar por “Método simples de Avaliação”(PADRÃO) OU: “Guia de avaliação” ou “Rubrica”.

Categoria de nota: O professor pode optar pela categoria na qual as notas da atividade são postadas no livro de notas.

Avaliação anônima: A avaliação anônima oculta identidades dos alunos para os avaliadores. As configurações de avaliação anônima serão travadas assim que um envio ou uma avaliação seja feito nesta tarefa.

BLOCO CONFIGURAÇÕES COMUNS DE MÓDULOS

Visível: Permite deixar a atividade visível ou ocultá-la dos alunos.

Número de identificação do módulo: O Número ID identifica a atividade para fins de cálculo de avaliação. Se a atividade não estiver inclusa em nenhum cálculo de avaliação então o campo do Número ID pode ser deixado em branco. O Número ID também pode ser definido na página de edição do cálculo das notas no Relatório de Avaliação, embora ele só possa ser editado na página de atualização da atividade.

Modalidade grupo: Contempla somente os professores que fazem uso da separação de grupos. As opções de configuração dos tipos de grupo são três:

  • Nenhum Grupo: Não há divisão dos participantes do curso em grupos.
  • Grupos Separados: Os participantes de cada grupo veem apenas os outros membros deste grupo e os documentos e informações relacionados apenas a estes membros. As mensagens e os participantes de outros grupos não são visíveis.
  • Grupos Visíveis: Cada participante pode participar apenas das atividades do seu grupo, mas pode ver as atividades e os participantes dos demais grupos.

Agrupamento: O agrupamento é uma coleção de grupos dentro de um curso. Se um agrupamento é selecionado, os alunos associados aos grupos desse agrupamento poderão trabalhar juntos.

BLOCO RESTRINGIR ACESSO

Ao clicar no botão da restrição desejada pode-se escolher se o aluno deve ou não deve combinar as condições.

As restrições podem ser de:

  • Conclusão da atividade: Requer que o aluno conclua (ou não conclua) outra atividade.
  • Data: Evite acesso até (ou desde) uma data e hora específica.
  • Nota: Requer que os alunos alcancem uma nota específica.
  • Grupo: Permita apenas estudantes que fazem parte de um grupo específico ou de todos os grupos.
  • IP address: Restringe por endereço de IP
  • Perfil do usuário: Controle de acesso baseado nos campos que estão no perfil do estudante.
  • Data relativa: Impedir o acesso até que uma data relativa seja alcançada antes/depois de uma data do curso ou do usuário.
  • Grupo de restrição: Adicionar um grupo de restrições na qual se aplicará uma lógica complexa

BLOCO CONCLUSÃO DE ATIVIDADE

Requer que o Acompanhamento de Conclusão esteja ativado nas configurações do curso.

Acompanhamento de Conclusão: Se habilitada, a conclusão da atividade é acompanhada da seguinte forma:

  • Os alunos podem marcar manualmente a atividade como concluída
  • Mostrar a atividade como concluída quando as condições forem satisfeitas.

Sendo as condições disponíveis para esta atividade:

Requer visualização: Aluno deve visualizar esta atividade para concluí-la

Requer nota:

  • Estudante deve receber uma nota, para concluir essa atividade 
  • Estudante deverá postar seu trabalho nesta atividade de forma a completá-la

Conclusão esperada em: Data prevista para a conclusão.

BLOCO TAGS

Tags: Seleção de tags para classificação da atividade.

BLOCO COMPETÊNCIAS

Competências do curso: Competências do curso vinculadas a esta atividade.

Após conclusão da atividade:

  • Fazer nada
  • Anexar evidência
  • Enviar para revisão
  • Concluir a competência

Após realizar esta configuração, clique em “Salvar e voltar ao curso“, onde a atividade estará disponível no tópico de aula, ou “Cancelar” caso queira desistir da configuração desta atividade.

*COMO AVALIAR A ATIVIDADE

Para avaliar a tarefa, o professor deverá selecionar a Tarefa criada. Ao clicar nela, a tela com a descrição e com o bloco de configurações da atividade é carregada.

Ao clicar em “Notas”, o professor será direcionado à página na qual conseguirá abrir o arquivo e logo em seguida atribuir uma avaliação para um determinado usuário:

Após visualizar e analisar a tarefa enviada pelo aluno, atribua um comentário e uma pontuação.

Depois de avaliar, clique em “Salvar Mudanças“.

É possível visualizar todos os envios da atividade, conforme imagem:

As notas irão aparecer no quadro de notas do curso: