16.10. Base de dados

A atividade Base de Dados possibilita a criação de uma atividade contendo um banco de dados que pode ser alimentado por professores e/ou alunos, conforme as especificações dadas pelo professor. Essa atividade pode ser usada como um método de avaliação, para confecção de material para ensino ou revisão dos conteúdos.

Para criar este recurso o professor precisa clicar sobre o link “Ativar edição” localizado no canto superior direito da tela da área de trabalho:

Após, escolher um tópico do seu curso/disciplina, no qual deseja acrescentar a atividade Base de Dados, clique no link “Adicionar uma atividade ou recurso” para abrir um overlay com uma lista de atividades e recursos existentes no ambiente:

Ao selecionar a atividade Base de dados, o professor poderá configurá-lo a partir das seguintes opções:

BLOCO GERAL

Nome: Nomeie a atividade Base de Dados de acordo com a sua proposta. Esse título será visualizado pelos alunos na área de trabalho.

Descrição: Descreva os objetivos da Base de Dados, as regras de postagens e considerações gerais. Nesse campo, é possível utilizar o editor de HTML, que permite inserir imagens , tabelas , links , entre outros.

Exibir descrição na página do curso: Se estiver habilitada, a descrição acima será exibida na página do curso abaixo do link para a atividade.

BLOCO ITENS

Aprovação necessária: Define se os comentários postados pelos participantes devem ter ou não sua aprovação para serem publicados.

Permitir comentários: Permite ou não que os participantes comentem cada item do Banco de dados.

Itens obrigatórios antes da visualização: Determina o número de postagens necessárias para que o participante visualize as postagens dos colegas.

Número máximo de itens: Limita o número de itens que cada participante pode postar nessa atividade.

BLOCO DISPONIBILIDADE

Disponível a partir de: Selecione uma data e um horário para deixar a Base de Dados disponível para os alunos.

Disponível até: Estipule a data e o horário limite de postagem e escolha uma data que seja posterior à primeira.

Visível a partir de: Opte pela data e horário que deixará a Base de Dados visível aos alunos.

Visível até: Defina a data final para visualização.

BLOCO NOTA

Categoria de nota: Controla a categoria na qual as notas da atividade são postadas no livro de notas.

BLOCO AVALIAÇÕES

Papéis com permissão para avaliar: Aos participantes que possuem os papéis definidos, deve ser possível avaliar itens. A lista de papéis deve ser alterada através do link de permissões no bloco de configurações.

Tipo agregado: Define como as avaliações são combinadas para formar a nota final no livro de notas.

1. Média das avaliações: A média das notas.

2. Contagem das avaliações: O número de itens avaliados gera a nota final. Note que o total não pode exceder a nota máxima para a atividade.

3. Máxima: A melhor avaliação se torna a nota final.

4. Mínimo: A pior avaliação se torna a nota final.

5. Soma: Todas as notas juntas. Note que o total não pode exceder a nota máxima para a atividade.

Se “Nenhuma avaliação” estiver selecionada, a atividade não aparecerá no livro de notas.

Escala: Se “escala” for escolhido, você pode então escolher a escala no menu “escala”. Se usar a nota por “pontos” você pode então informar a nota máxima disponível nessa atividade.

Exemplos de escala:

Avaliação Conceitual: A avaliação será feita a partir dos conceitos “Muito Bom”, “Bom”, “Suficiente” e “Insuficiente”.

Conceitos: A avaliação será feita a partir dos conceitos “A”, “B”, “C”, “D” e “FF”.

BLOCO CONFIGURAÇÕES COMUNS DE MÓDULOS

Visível: Permite deixar a atividade visível ou ocultá-la dos alunos.

Número de identificação do módulo: O Número ID identifica a atividade para fins de cálculo de avaliação.

Modalidade grupo: Contempla somente os professores que fazem uso da separação de grupos. As opções de configuração dos tipos de grupo são três:

  • Nenhum Grupo: Não há divisão dos participantes do curso em grupos.
  • Grupos Separados: Os participantes de cada grupo veem apenas os outros membros deste grupo e os documentos e informações relacionados apenas a estes membros. As mensagens e os participantes de outros grupos não são visíveis.
  • Grupos Visíveis: Cada participante pode participar apenas das atividades do seu grupo, mas pode ver as atividades e os participantes dos demais grupos.

Agrupamento: O agrupamento é uma coleção de grupos dentro de um curso. Se um agrupamento é selecionado, os alunos associados aos grupos desse agrupamento poderão trabalhar juntos.

BLOCO ACESSO RESTRITO

Ao clicar no botão da restrição desejada pode-se escolher se o aluno deve ou não deve combinar as condições.

BLOCO CONCLUSÃO DA ATIVIDADE DO CURSO

Requer que o Acompanhamento de Conclusão esteja ativado nas configurações do curso.

Acompanhamento de Conclusão: Se habilitada, a conclusão da atividade é acompanhada da seguinte forma:

  • Os alunos podem marcar manualmente a atividade como concluída
  • Mostrar a atividade como concluída quando as condições forem satisfeitas.

Sendo as condições disponíveis para esta atividade:

Requer visualização: Aluno deve visualizar esta atividade para concluí-la

Requer nota: Estudante deve receber uma nota, para concluir essa atividade Requer entradas: Exigir número de entradas estipuladas

Conclusão esperada em: Data prevista para a conclusão.

BLOCO TAGS

Tags: Seleção de tags para classificação da atividade.

BLOCO COMPETÊNCIAS

Competências do curso: Competências do curso vinculadas a esta atividade.

Após conclusão da atividade:

  • Fazer nada
  • Anexar evidência
  • Enviar para revisão
  • Concluir a competência

PERSONALIZANDO BASE DE DADOS

Para prosseguir com a configuração da atividade, clique sobre a atividade na área de trabalho:

Seguindo a organização da base de dados, o professor visualiza uma mensagem indicando que esta atividade ainda não possui nenhum campo. Para definir um modelo de base de dados, o professor seleciona o(s) campo(s) desejado(s) de acordo com a proposta da sua atividade, a fim de que os alunos insiram os dados solicitados na atividade. Esses campos podem ser para inserir arquivos ou apenas para dados descritivos. A seguir, serão apresentados alguns campos que podem ser utilizados nesta atividade:

Arquivo: Permite ao aluno postar um arquivo, conforme orientação do professor;

Botão de opção: Permite formatar uma questão com diversos botões de marcação como opções de resposta para o aluno;

Caixas de seleção: Permite a marcação de mais de uma opção ao mesmo tempo;

Coordenadas (latitude/longitude): Permite ao aluno postar uma latitude/longitude com o uso (se permitido pelo professor) de serviços Link-out para a localização em mapas do ponto informado;

Data: Permite ao aluno inserir uma data. Por exemplo, a data de postagem do conteúdo, da entrega da atividade…

Imagem: Permite ao aluno postar arquivos de imagens;

Menu: Permite ao aluno selecionar uma ou todas as opções disponibilizadas pelo professor;

Menu de seleção múltipla: Disponibiliza um campo com opções que serão selecionadas pelos alunos, no qual pode ser escolhida somente uma opção;

Número: Permite ao aluno fornecer um número (positivo, negativo ou zero);

Texto curto: Permite ao aluno postar um texto, e o professor poderá permitir ou não a criação de um link automático;

URL: Permite ao aluno postar o endereço de um site.

Área de texto: Define o campo da área de texto (largura, altura e tamanho do arquivo);

Estes campos podem ser incluídos e/ou excluídos conforme a necessidade.

Após a criação dos campos, o professor conseguirá acessar as outras abas: São elas:

Ver lista: O professor ou os alunos poderão visualizar os itens que já foram postados.

Visão única: O professor ou os alunos poderão visualizar a base de dados por campo, individualmente.

Buscar: O professor ou os alunos poderão realizar uma busca dentre os itens disponíveis na atividade.

Adicionar item: O professor poderá visualizar os itens inclusos no banco de dados para preenchimento.

Exportar conteúdo: O professor poderá exportar para formato .xls, .xlsx, .csv ou .ods uma base de dados já elaborada, integralmente ou parcialmente.