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15.1. Arquivo

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O recurso Arquivo permite que o professor disponibilize arquivos de diferentes formatos para auxiliar no desenvolvimento do curso. Estes arquivos são armazenados dentro do ambiente e podem ser abertos em uma nova janela ou disponíveis para download.

Para criar este recurso o professor precisa clicar sobre o link “Ativar edição” localizado no canto superior direito da tela da área de trabalho.

Após, escolher um tópico do seu curso/disciplina, no qual deseja acrescentar o recurso Arquivo, clique no link “Adicionar uma atividade ou recurso” para abrir um overlay com uma lista de atividades e recursos existentes no ambiente:

Ao selecionar o recurso Arquivo, o professor poderá configurá-lo a partir das seguintes opções:

BLOCO GERAL

  • Nome: Crie o título do recurso que será visualizado pelos alunos dentro do tópico na página inicial da turma.
  • Descrição: Insira uma breve descrição do assunto que está sendo abordado.
  • Exibir descrição na página do curso: Caso habilitada, a descrição acima será exibida na página do curso logo abaixo do link para o recurso.
  • Selecionar arquivos: Neste campo o professor disponibiliza os arquivos para o participante. Para adicionar o arquivo, o professor deverá clicar na opção “Adicionar” ou “arrastar e soltar arquivos de seu computador” para adicioná-los ao ambiente.

Se clicar na opção “Adicionar arquivos“, a seguinte janela será aberta:

Nessa janela, são apresentadas as opções de locais para escolher os arquivos:

  • Arquivos do Servidor: nesta opção serão visualizadas as pasta criadas pelo usuário dentro da disciplina/curso.
  • Arquivos Recentes: arquivos utilizados recentemente pelo usuário. É importante saber, que a lista de arquivos é temporária, pois arquivos novos substituem os mais antigos.
  • Enviar um Arquivo: permite enviar arquivos do seu computador pessoal para o Moodle.
  • Arquivos Privados: esta pasta permite enviar arquivos que ficam visíveis somente para quem os enviou. Trata-se da pasta privada do usuário.

BLOCO APARÊNCIA

  • Exibir: Neste item o professor escolhe como o participante visualiza o material.
  • Mostrar tamanho: É aconselhável se o arquivo for muito grande, pois o download pode demorar.
  • Mostrar tipo: Mostra a extensão do arquivo.
  • Exibir data de envio/modificação: Mostra a data de envio/modificação
  • Exibir a descrição dos recursos:  Mostra a descrição dos recursos

BLOCO CONFIGURAÇÕES COMUNS DE MÓDULOS

  • Disponibilidade: Neste item o professor escolhe se o arquivo ficará visível assim que criado ou oculto, clicando na opção “Mostrar na página do curso” ou “Ocultar dos estudantes”.

BLOCO RESTRINGIR ACESSO

Para efetuar a restrição de acesso do usuário é necessário clicar em “Adicionar restrição”. Abrirá a seguinte janela:

Ao clicar no botão da restrição desejada pode-se escolher se o aluno deve ou não deve combinar as condições. As combinações aparecem através dos conectores “e” e “ou”, caso mais de uma condição for escolhida. Conforme mostra a seta na figura abaixo:

As restrições podem ser de:

  • Conclusão da atividade: Requer que o aluno conclua (ou não conclua) outra atividade.
  • Data: Evite acesso até (ou desde) uma data e hora específica.
  • Nota: Requer que os alunos alcancem uma nota específica.
  • Grupo: Permita apenas estudantes que fazem parte de um grupo específico ou de todos os grupos.
  • IP address: Restringe por endereço de IP
  • Perfil do usuário: Controle de acesso baseado nos campos que estão no perfil do estudante.
  • Data relativa: Impedir o acesso até que uma data relativa seja alcançada antes/depois de uma data do curso ou do usuário.
  • Grupo de restrição: Adicionar um grupo de restrições na qual se aplicará uma lógica complexa

Após realizar esta configuração, clique em “Salvar e voltar ao curso“, onde a atividade será gravada e estará disponível no tópico de aula, ou “Cancelar” caso queira desistir da configuração desta atividade.

Dica: O professor tem a possibilidade de arrastar arquivo de diversos formatos direto para a área do curso. Com o modo de Edição ativado no curso, o professor terá a possibilidade de inserir arquivos, localizados em seu computador, arrastando-os para dentro da área principal do curso. Essa possibilidade torna o processo de inserção de recursos mais rápido e fácil, conforme mostram as figuras abaixo:

Teremos, então, como resultado: