Pular para o conteúdo

Premiação em Pesquisa: Artigo produzido pelo LUPA é premiado em Congresso

Artigo de pesquisadores do @lupautfpr é premiado no 9° Congresso Luso-brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2021). 

Parabenizamos os autores, Prof. Simone Polli, mestranda Aline Sanches e os graduandos Carolina Gama, Mariana Sacoman e Alessandro Lunelli, pela autoria do artigo “Solidariedade Frente a Desigualdade em Tempos de Pandemia”. 

O trabalho será publicado na Revista de Geografia e Ordenamento do Território, organizada pelas Universidades do Porto, Coimbra e Minho, indexada nas principais plataformas científicas e Qualis A2 da CAPES.

https://pluris2020.faac.unesp.br/home


Notícia via e-campus, por Alexandre Azevedo Perich

Durante o último “9º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS)” que ocorreu entre os dias 7 e 9 de abril em formato digital, integrantes do Laboratório de Urbanismo e Paisagismo (LUPA) do curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR, tiveram um de seus três artigos apresentados premiado, no qual aborda o tema “Solidariedade frente a desigualdade em tempos de pandemia”.

O PLURIS é um dos maiores congressos na área de planejamento urbano, nesta última edição chegou a ter setecentos e trinta e um resumos submetidos, destes, duzentos e cinquenta e oito serão publicados em anais do evento. De acordo com Simone Polli, docente no Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), a equipe do LUPA apresentou três artigos em uma seção livre, em que também estavam presentes outros projetos sobre o período da pandemia.

Destes três, o artigo “Solidariedade frente a desigualdade em tempos de pandemia” teve o maior destaque, sendo selecionado e premiado entre os dezesseis melhores do congresso. A autoria é de Carolina Gama, Mariana Kszan, Alessandro Lunelli, estudantes de Arquitetura e Urbanismo na UTFPR, Aline Sanches, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), e Simone Polli.

A pesquisa se baseia no projeto “Mapa da Solidariedade” e será publicada na Revista de Geografia e Ordenamento do Território (GOT), organizada pelas Universidades portuguesas do Porto, Coimbra e Minho. Simone reforça a importância da publicação na Revista GOT – “Acima de tudo a publicação em revista qualis A é importante para o currículo lattes de estudantes e professores e para a divulgação do projeto”

O “Mapa da Solidariedade” foi uma ação de extensão feita pela equipe do LUPA em 2020, e surgiu a partir de uma conversa entre movimentos sociais, como o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), POP Rua, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, entre outros, uma série de coletivos que desejavam ter uma forma de identificar todas suas ações de solidariedade que já estavam acontecendo em território municipal.

A universidade por meio de ferramentas e do uso do mapeamento utilizado a partir da plataforma do google, possibilitou a concretização dessa iniciativa desses movimentos sociais, por meio do cadastro de ações. Atualmente o mapa integra a plataforma colaborativa “PRcontraCOVID”, que reúne produções técnicas, mapas e análises, para monitorar o estado de Covid-19 no Paraná.

“A universidade pública e gratuita é fundamental na produção de conhecimento, ciência, projetos inovadores que dão suporte para vida em sociedade. O que fazemos é sempre pensando nas pessoas, tecnologia e humanismo”

Simone Polli

O projeto continua ativo e já foi premiado em 2020 pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

Além do artigo premiado, é possível também acessar os outros dois artigos submetidos pelo LUPA ao congresso: “O que os protestos por moradia em Curitiba têm a nos dizer: uma análise a partir do mapeamento de Conflitos (MapCon)” e “Soluções de drenagem urbana em assentamento precário: estudo do Jardim Parque Iguaçu em Curitiba-PR”.