Pular para o conteúdo

PRcontraCOVID ganha Prêmio FNA 2020

Matéria do e-campus UTFPR por Scheilla Godioso

PRcontraCOVID é uma iniciativa de profissionais e estudantes de planejamento urbano que tem como objetivo produzir conteúdos técnicos e científicos a respeito da Covid-19 no estado do Paraná, como o Mapa da Solidariedade. Esta plataforma conta com a parceria do campus Curitiba da UTFPR por meio de um projeto de extensão vinculado ao Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP). O projeto também conta com a colaboração de professores e estudantes da UFPR, com pesquisadores independentes e do Observatório das Metrópoles e profissionais do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Prêmio FNA 2020 é promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e foi, segundo o próprio site, “instituído para reconhecer iniciativas que dialoguem em favor da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil.” Além disso, apenas três iniciativas do Brasil inteiro foram escolhidas este ano, incluindo a plataforma PRcontraCOVID.

“A experiência de participar da plataforma PRcontraCOVID é muito rica pela variedade de temáticas. Com a pandemia, as pesquisas são muito novas, então temos uma certa dificuldade porque nem todos os dados para produzir o georreferenciamento e o mapeamento estão disponíveis, tudo é feitoaos poucos, mas estamos aprendendo novas técnicas nessa possibilidade da integração do planejamento urbano com a área da saúde”, relata Simone Polli, professora do DEAAU e PPGPGP e membro do núcleo gestor da plataforma.

Simone também fala sobre a importância deste prêmio para a UTFPR: “mostra como um trabalho de extensão universitária e de pesquisa podem colaborar com a sociedade, com temas atuais, produzindo conhecimento, produzindo informação, gerando mapas analíticos, que poderiam até subsidiar políticas públicas. A universidade está integrada com a sociedade, com o poder público e com o compromisso da produção de conhecimento novo, mesmo com momentos tão difíceis quanto o atual. Esse prêmio é importante a fim de mostrar o reconhecimento do trabalho sério e competente que a UTFPR tem feito.”

A inscrição para participar da premiação foi feita pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (Sindarq-PR) em nome da plataforma e a premiação ocorre no dia quatro (4) de dezembro virtualmente.

Para saber mais sobre as outras iniciativas, acesse a matéria da FNA.