[smartslider3 slider="1"]

360 horas

de carga horária divididas em 4 módulos
de disciplinas

Ambiente virtual

de aprendizagem MOODLE da UTFPR para conteúdos e realização das atividades

Flexibilidade

na organização dos espaços e horários de estudo a cargo do aluno

Módulos

Corpo docente altamente qualificado

Carlos Alberto Dallanbona

Engenheiro eletricista (1979), mestre em Engenharia de Produção (2001), doutor em educação (2011). É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1992, atuando nas áreas elétrica, engenharia de produção, educação mediada por tecnologias, educação em engenharia, educação a distância e avaliação de processos educacionais. [...]

Flavia Sucheck Mateus da Rocha

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPR, na Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia, pela Uninter. [...]

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

Professora Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR; Coordenadora de Tecnologia na Educação Campus Curitiba na UTFPR. Lider do Grupo de Pesquisa Inovação, Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Digitais na Educação. Professor das disciplinas de Educação e Tecnologia, Metodologia da Pesquisa Científica e Educação Inclusiva em curso de licenciatura; de Ambientação em EAD; e de Multimeios, Multimídia e Transmídia em Cursos de Especialização.

Jamile Ajub Brid

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente atua como Pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e como Professora do Magistério do Ensino Superior no Instituto Superior de Educação . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. [...]

Marcus Vinícius Santos Kucharski

Marcus Vinicius Santos Kucharski é Doutor em Educação pela PUCPR, tendo-se dedicado à pesquisa da prática profissional docente e suas técnicas e tecnologias em todos os seus âmbitos tanto no ensino presencial quanto na educação à distância. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lotado no Departamento de Educação (DEPED-CT), do qual atualmente é chefe. Coordenou e lecionou em curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). [...]

Marcelo Souza Motta

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). [...]

Patrícia Fernanda da Silva

Possui graduação em Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente desenvolve atividades de pósdoutorado no Projeto AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto) e também no Projeto AVAECIM (Ambiente Virtual de Aprendizagem Experimental em Ciências e Matemática) onde pesquisa sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática. [...]

Sérgio Carrazedo Dantas

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, ambos pela UEL. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana e membro do Instituto GeoGebra de São Paulo. Possui experiência de dez anos na Educação Básica em que trabalhou em escolas da rede pública e da rede particular. Possui experiência na formação de professores de matemática e atua neste campo desde 2007. [...]

Taniele Loss

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020) e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR, 2002). [...]

Tarliz Liao

Tarliz Liao Currículo Lattes Doutor em Educação Matemática (2014, UFES).Cursando Pós-doutorado em Tecnologias Digitais e Formação Docente pelo PPGAV/UFRGS Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Digitais e Formação Docente – GEPETEC UNIRIO Pesquisador e Professor Adjunto C2 no Departamento de Didatica da Unirio (03/2019) Professor colaborador no programa de Pós-graduação em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR, onde atua nas disciplinas de Realidade Virtual, Produção e Edição de Vídeos na Educação e Metodologias ativas e Design Thinking na Educação. Consultor no INEP/MEC.

Ambiente virtual de aprendizagem

A opinião de quem já conhece

Cleveron Montanarin

Webmaster e Professor de Computação

A Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação me possibilitou adquirir, aprimorar e compartilhar conhecimentos importantes que utilizo durante o meu cotidiano profissional. Além de conciliar teoria e prática, possui uma metodologia ativa, um currículo e referências atuais e excelentes professores e tutores, prontos a oferecer ajuda sempre que necessário. Com uma carga horária dividida em módulos que avançam gradativamente, o curso do Inteduc apresenta uma organização flexível, atendendo às minhas expectativas. Parabéns a toda equipe!

Emanueli Backes

Doutoranda em Ciência de Alimentos

Se o curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR atendeu às minhas expectativas? Bem, eu diria que ele as superou. Mais do que sermos apresentados às demandas contemporâneas na educação referente as tecnologias digitais e metodologias ativas de ensino, neste curso de especialização, somos constantemente incentivados a avaliar nossas próprias condutas, a fim de nos desenvolvermos sempre. Não há como se graduar nesta especialização sem ser um profissional muito melhor daquele que era no início.

Shely Faustino

Professora da Rede Pública

O curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR nos possibilita ter acesso a conhecimentos específicos de maneira clara e objetiva. Sua dinâmica é muito bem elaborada. Os conceitos são passados semanalmente através do MOODLE e temos a autonomia de fazermos a nossa própria rotina. Sou do RJ e a facilidade de acesso aos conteúdos e disciplinas (através do ambiente virtual) foi de extrema importância para que eu pudesse desenvolver as habilidades oferecidas. Mesmo sendo um curso a distância o diálogo entre professores, alunos e tutores se deu de maneira efetiva. Todos estão muito empenhados em facilitar o processo de ensino. Além de estudar com profissionais excelentes, tive a oportunidade de trocar experiências e aprender o que há de mais atual na educação. Eu “SUPER” recomendo!

Fabiana Vanessa Achy de Almeida

Professora do Magistério Superior

Decidi fazer o curso de especialização ainda antes da pandemia e, com certeza, foi uma das experiências mais produtivas que tive durante o período de trabalho remoto. Tive a oportunidade de aprender, de forma estruturada e prática, sobre como explorar recursos tecnológicos e aplica-los à minha prática docente, ajustando conteúdos e atividades. O aprendizado construído ao longo do curso permitiu que eu me sentisse mais confiante para implementar atividades baseadas nas tecnologias digitais de comunicação e informação em as minhas turmas, não somente durante o período de ensino remoto, mas também no ensino presencial. Igualmente produtivo foi me recolocar na posição de aluna e poder contar com o apoio da equipe INTEDUC!