360 horas
de carga horária divididas em 4 módulos
de disciplinas
Ambiente virtual
de aprendizagem MOODLE da UTFPR para conteúdos e realização das atividades
Flexibilidade
na organização dos espaços e horários de estudo a cargo do aluno
Corpo docente altamente qualificado

Engenheiro eletricista (1979), mestre em Engenharia de Produção (2001), doutor em educação (2011). É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1992, atuando nas áreas elétrica, engenharia de produção, educação mediada por tecnologias, educação em engenharia, educação a distância e avaliação de processos educacionais. [...]

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPR, na Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia, pela Uninter. [...]

Professora Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR; Coordenadora de Tecnologia na Educação Campus Curitiba na UTFPR. Lider do Grupo de Pesquisa Inovação, Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Digitais na Educação. Professor das disciplinas de Educação e Tecnologia, Metodologia da Pesquisa Científica e Educação Inclusiva em curso de licenciatura; de Ambientação em EAD; e de Multimeios, Multimídia e Transmídia em Cursos de Especialização.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente atua como Pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e como Professora do Magistério do Ensino Superior no Instituto Superior de Educação . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. [...]

Marcus Vinicius Santos Kucharski é Doutor em Educação pela PUCPR, tendo-se dedicado à pesquisa da prática profissional docente e suas técnicas e tecnologias em todos os seus âmbitos tanto no ensino presencial quanto na educação à distância. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lotado no Departamento de Educação (DEPED-CT), do qual atualmente é chefe. Coordenou e lecionou em curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). [...]

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). [...]

Possui graduação em Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente desenvolve atividades de pósdoutorado no Projeto AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto) e também no Projeto AVAECIM (Ambiente Virtual de Aprendizagem Experimental em Ciências e Matemática) onde pesquisa sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática. [...]

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, ambos pela UEL. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana e membro do Instituto GeoGebra de São Paulo. Possui experiência de dez anos na Educação Básica em que trabalhou em escolas da rede pública e da rede particular. Possui experiência na formação de professores de matemática e atua neste campo desde 2007. [...]

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020) e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR, 2002). [...]

Tarliz Liao Currículo Lattes Doutor em Educação Matemática (2014, UFES).Cursando Pós-doutorado em Tecnologias Digitais e Formação Docente pelo PPGAV/UFRGS Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Digitais e Formação Docente – GEPETEC UNIRIO Pesquisador e Professor Adjunto C2 no Departamento de Didatica da Unirio (03/2019) Professor colaborador no programa de Pós-graduação em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR, onde atua nas disciplinas de Realidade Virtual, Produção e Edição de Vídeos na Educação e Metodologias ativas e Design Thinking na Educação. Consultor no INEP/MEC.
Ambiente virtual de aprendizagem
A opinião de quem já conhece

Cleveron Montanarin
Webmaster e Professor de ComputaçãoA Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação me possibilitou adquirir, aprimorar e compartilhar conhecimentos importantes que utilizo durante o meu cotidiano profissional. Além de conciliar teoria e prática, possui uma metodologia ativa, um currículo e referências atuais e excelentes professores e tutores, prontos a oferecer ajuda sempre que necessário. Com uma carga horária dividida em módulos que avançam gradativamente, o curso do Inteduc apresenta uma organização flexível, atendendo às minhas expectativas. Parabéns a toda equipe!

Emanueli Backes
Doutoranda em Ciência de AlimentosSe o curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR atendeu às minhas expectativas? Bem, eu diria que ele as superou. Mais do que sermos apresentados às demandas contemporâneas na educação referente as tecnologias digitais e metodologias ativas de ensino, neste curso de especialização, somos constantemente incentivados a avaliar nossas próprias condutas, a fim de nos desenvolvermos sempre. Não há como se graduar nesta especialização sem ser um profissional muito melhor daquele que era no início.

Shely Faustino
Professora da Rede PúblicaO curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR nos possibilita ter acesso a conhecimentos específicos de maneira clara e objetiva. Sua dinâmica é muito bem elaborada. Os conceitos são passados semanalmente através do MOODLE e temos a autonomia de fazermos a nossa própria rotina. Sou do RJ e a facilidade de acesso aos conteúdos e disciplinas (através do ambiente virtual) foi de extrema importância para que eu pudesse desenvolver as habilidades oferecidas. Mesmo sendo um curso a distância o diálogo entre professores, alunos e tutores se deu de maneira efetiva. Todos estão muito empenhados em facilitar o processo de ensino. Além de estudar com profissionais excelentes, tive a oportunidade de trocar experiências e aprender o que há de mais atual na educação. Eu “SUPER” recomendo!

Fabiana Vanessa Achy de Almeida
Professora do Magistério SuperiorDecidi fazer o curso de especialização ainda antes da pandemia e, com certeza, foi uma das experiências mais produtivas que tive durante o período de trabalho remoto. Tive a oportunidade de aprender, de forma estruturada e prática, sobre como explorar recursos tecnológicos e aplica-los à minha prática docente, ajustando conteúdos e atividades. O aprendizado construído ao longo do curso permitiu que eu me sentisse mais confiante para implementar atividades baseadas nas tecnologias digitais de comunicação e informação em as minhas turmas, não somente durante o período de ensino remoto, mas também no ensino presencial. Igualmente produtivo foi me recolocar na posição de aluna e poder contar com o apoio da equipe INTEDUC!