Ementas

Disciplina
AMBIENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO ONLINE

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Proporcionar ao discente a imersão em conceitos básicos sobre Educação Online e a capacitação sobre as ferramentas básicas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UTFPR.

Programa
Concepções sobre Educação Online; Ambiente virtual de aprendizagem; Atividades em Avaliações na educação online; Sincronicidade e assincronicidade; Ensino Híbrido; Interação e Interatividade; Aprendizagem ubíqua; Organização do tempo no Ensino online.

Bibliografia
1. CHRISTENSEN, C.; HORN, M.; STAKER, H. Ensino Híbrido: Uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Disponível em <https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf > Acessado em 14 mar. 2023.
2. MOREIRA, José António Marques; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, p 1-35, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772. Acessado em 14 de mar. 2023.
3. PULINO FILHO, A. R. Moodle: Um sistema de gerenciamento de cursos. Brasília: UnB. s/d. Disponível em: <https://www4.tce.sp.gov.br/epcp/sites/default/files/manual-completo-moodle_0.pdf> Acesso em: 27 mar 2017.
4. SANTOS, H.; FIGUEIRA, Á.; FIGUEIRA, C. Moodle: criação e gestão de cursos online. São Paulo: FCA, 2015.
5. SCHERER, Suely. Comunidades Virtuais de Aprendizagem: habitantes, visitantes e transeuntes. Santos: 14 CIAED, 2008. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200835743PM.pdf>. Acesso em 14 mar 2023.

Disciplina
POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Agregar de forma contributiva, valores às experiências vivenciadas e trazidas do mundo do trabalho pelos participantes, bem como aos conteúdos estudados nos seus percursos formativos, enfatizando-se a estrutura e funcionamento da educação brasileira, políticas públicas e a legislação educacional aplicável.

Programa
Estrutura do Estado brasileiro; Políticas Públicas em sentido amplo; Políticas Públicas de Estado e de Governo; Políticas Públicas educacionais; Legislação aplicável.

Bibliografia
1. BES, Pablo; SILVA, Michela Carvalho da. Organização e Legislação da Educação. Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595027282. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027282/. Acesso em: 17 mar. 2023.
2. BITTAR, Eduardo C. B. Teoria do estado : filosofia política e teoria da democracia. 5. ed. rev. atual. e modificada. – São Paulo : Atlas, 2016. (disponível MB – https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597007947).
3. LIMA, Caroline C N.; BES, Pablo; NUNES, Alex R.; OLIVEIRA, Simone de; FREITAS, Glória. Políticas públicas e educação. Porto Alegre: Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788595027503. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027503/. Acesso em: 17 mar. 2023.
4. MENDES, Gilmar F.; SILVA, Raphael Carvalho da; FILHO, João Trindade C. Políticas Públicas no Brasil: uma abordagem institucional. São Paulo: Editora Saraiva, 2017. E-book. ISBN 9788547218515. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547218515/. Acesso em: 17 mar. 2023.
5. SANT´ANNA, Geraldo J. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. E-book. ISBN 9788536522319. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536522319/. Acesso em: 17 mar. 2023.
6. VESTING, Thomas. Teoria do Estado: a transformação do Estado na modernidade. (Série IDP. Linha direito comparado). São Paulo: Editora Saraiva, 2022. E-book. ISBN 9786555599244. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555599244/. Acesso em: 17 mar. 2023.

Disciplina
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Contextualizar historicamente a Educação Inclusiva e diversidade; Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade; Proporcionar ao aluno um espaço de reflexão sobre as políticas públicas no contexto da Educação.

Programa
Educação Inclusiva e a Diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais; a inclusão e as reformas da escola; pessoas com necessidades educacionais especiais.

Bibliografia
1. ALIAS, G. Desenvolvimento da aprendizagem na educação especial: princípios, fundamentos e procedimentos na educação inclusiva. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522123544. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000010773&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site.
2. LOURENÇO, É. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. São Paulo: Autêntica, 2010. ISBN 9788575264904. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000008340&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site.
3. GOMES, Márcio. Construindo as trilhas para a inclusão.Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
4. MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos et al ( Org.). Inclusão: compartilhando saberes. 5.ed.Petrópolis- RJ: Vozes, 2011.
5. SILVA, Tomás Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes. 2000

Disciplina
CURRÍCULO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EDUCACIONAL

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Analisar os fundamentos teórico-metodológicos que permeiam o currículo educacional e suas influências na prática educativa dos diferentes níveis de ensino, assim como os aspectos políticos e legais que o fundamentam.

Programa
O currículo em suas múltiplas dimensões. Teorias e perspectivas de currículo. A produção do currículo a gestão de conhecimento no contexto da prática. Questões e debates contemporâneos sobre currículo e gestão do conhecimento.

Bibliografia
1. BES, Pablo; SILVA, Carlos Gustavo Lopes da; Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira; Castadelli, Gilson Aparecido; Cardoso, Patrícia Regina de Morais Bertolucci. Currículo e desafios contemporâneos. Porto Alegre: SAGAH, 2020.
2. LLARENA, Rosilene Agapito da Silva. Gestão do conhecimento nos currículos dos Programas e Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil e Espanha /Rosilene Agapito da Silva Llarena, Emeide Nóbrega Duarte. – João Pessoa: Editora UFPB, 2020. Disponível em http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/743
3. PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; ALBINO, ngela Cristina Alves; DANTAS; Veridiana Xavier (org.) Políticas de currículo e formação : desafios contemporâneos. João Pessoa : Editora da UFPB, 2019. Language: Portuguese, Base de dados: Conteúdos Eletrônicos de Acesso Aberto
4. SACRISTÁN, G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas. 2000. Base de dados: Minha Biblioteca.
5. SILVA, Tomaz Tadeu da. São Paulo: Autêntica, 2007. 3. Language: Portuguese, Base de dados: Minha Biblioteca.

Disciplina
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Compreender os fundamentos do planejamento educacional e sua importância para o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro, reconhecendo a conjuntura da política e gestão da educação no Brasil, as políticas nacionais de planejamento da educação, bem como os debates atuais.

Programa
Fundamentos do planejamento educacional: marcos teórico-conceituais. Planejamento educacional e seu processo histórico no contexto brasileiro. Política e gestão da educação no Brasil: conjuntura e perspectiva sistêmica. Planejamento e gestão: o Plano Nacional de Educação. Debates atuais sobre planejamento e gestão da educação.

Bibliografia
1. KUENZER, A. Z.; CALAZANS, M. J. C.; GARCIA, W. Planejamento e educação no Brasil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
2. OGIBA, S. M. M. (Org.). Garantia do direito à educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. (Recurso eletrônico).
3. OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. (Orgs.). Política e gestão da educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
4. SANTOS, P. S. M. B. dos. As dimensões do planejamento educacional: o que os educadores precisam saber. São Paulo: Cengage Learning, 2016. (Recurso eletrônico).
5. SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2017.

Disciplina
PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL E INOVAÇÃO

Carga horária
20 horas

Objetivo
Conhecer as tendências de pesquisa em Gestão Escolar e Inovação na Educação.

Programa
Tendências na Gestão escolar. Tendências em Inovação escolar. Técnicas de pesquisa na Gestão Educacional e Inovação. Elaboração de Projetos Pedagógicos.

Bibliografia
1. BACICH, L; MORAN, J. (Org.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico prática. Editora Penso, Porto Alegre, 2018.
2. BARROS, D. M. V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. E-book. Lisboa: [s.n.], 2011. Disponível em <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com.br/> . Acesso em 04 mar. 2018.
3. BATES, A. W. (Tony). Tendências em Educação Aberta. Educação na era digital: design, ensino e
aprendizagem. São Paulo: Artesanato Digital, 2016, p. 421-450 (Tradução de Claudio Cleverson de Lima).
4. FREITAS, M. T. A. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 57-74.
5. MORAN, J.; MASETTO, M.T; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

Disciplina
GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS

Carga horária
20 horas

Objetivo
Discutir e refletir sobre as perspectivas tecnológicas digitais que favorecem a Gestão Escolar neste cenário contemporâneo. Estudar e aplicar as potencialidades das principais ferramentas digitais que dão suporte aos processos de gestão escolar.

Programa
Gestão escolar no cenário contemporâneo digital. Planilhas editáveis e algumas funcionalidades. Editores de texto e algumas funcionalidades. Editores de apresentação e algumas funcionalidades

Bibliografia
1. BARROS, D. M. V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. E-book. Lisboa: [s.n.], 2011. Disponível em <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com.br/> . Acesso em 04 abr 2018.
2. BATES, A. W. (Tony). Tendências em Educação Aberta. Educação na era digital: design, ensino e
aprendizagem. São Paulo: Artesanato Digital, 2016, p. 421-450 (Tradução de Claudio Cleverson de Lima).
3. MCFREDIE, P. Microsoft Excel 2019: Fórmulas e Funções. Alta Books. 2021.
4. SABINO, R. PowerPoint 2019. SENAC. 2019
5. SILVA, M.G. Microsoft office word 2016: Recursos avançados. SENAI-SP Editora.2017.

Disciplina
GESTÃO FINANCEIRA PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Carga horária
30 horas

Objetivo
Contribuir, somando-se à substantividade inerente à atividade educacional e aos conteúdos e experiências profissionais dos participantes, com a compreensão dos Fundamentos de Finanças enquanto instrumento fundamental à gestão de instituições de ensino, maximizando seus valores em busca da sustentabilidade financeira para atendimento ao princípio da continuidade.

Programa
Ambiente dos negócios; Fundamentos de finanças e aplicabilidade sobre diversas atividades empresariais; Fundamentos básicos de contabilidade; Estática e dinâmica patrimonial; Demonstrações financeiras como fonte de dados para a tomada de decisões; Administração de capital de giro; Ciclos e prazos.

Bibliografia
1. COLOMBO, Sonia S. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Grupo A, 2007. E-book. ISBN 9788536312590. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536312590/. Acesso em: 17 mar. 2023.
2. JUNIOR, Silvano A. Alves P.; SILVA, Fabiane Padilha da; BARBOSA, Fábio R. dos S.; et al. Fundamentos de Finanças. Porto Alegre: Grupo A, 2020. E-book. ISBN 9786556900506. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900506/. Acesso em: 17 mar. 2023.
3. JUNIOR., Antonio Barbosa L.; CHEROBIM, Ana Paula M.; RIGO, Claudio M. Fundamentos de Finanças Empresariais: Técnicas e Práticas Essenciais. São paulo: Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9788597028195. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597028195/. Acesso em: 17 mar. 2023.
4. LEMES JR, Antonio B., RIGO, Cláudio M. e CHEROBIM, Ana Paula. Fundamentos de finanças empresariais. 1ª. Ed. Rio de Janeiro. LTC. 2015.
5. NETO, Alexandre A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Grupo GEN, 2020. E-book. ISBN 9788597026184. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597026184/. Acesso em: 17 mar. 2023.
6. SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. As dimensões do planejamento educacional: O que os educadores precisam saber. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. E-book. ISBN 9788522125937. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522125937/. Acesso em: 17 mar. 2023.

Disciplina
GESTÃO DE MARKETING EDUCACIONAL

Carga horária
20 horas

Objetivo
Conhecer os pressupostos básicos do marketing aplicados à gestão educacional, visando a captação e retenção de estudantes.

Programa
Fundamentos do Marketing educacional. Inteligência de mercado. Estratégias de marketing. Desenvolvimento da proposta de valor: composto de marketing educacional. Comunicação integrada. Marketing digital e mídias sociais. Marketing de relacionamento educacional.

Bibliografia
1. FERNANDES, Fábio Fernando R. Marketing Educacional. [Digite o Local da Editora]: Cengage Learning Brasil, 2015. E-book. ISBN 9788522122646. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122646/. Acesso em: 13 mar. 2023.
2. COLOMBO, Sonia S. Marketing educacional em ação: estratégias e ferramentas. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2005. E-book. ISBN 9788577803859. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577803859/. Acesso em: 13 mar. 2023.
3. GASALLA, José Maria. A nova gestão de pessoas: o talento executivo. São Paulo: Saraiva, 2007.
4. WIRTZ, Jochen, et al. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia, estratégia. Disponível em: Minha Biblioteca, (8th edição). Editora Saraiva, 2021.
5. ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary J.; GREMLER, Dwayne D. Marketing de Serviços. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788580553628. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580553628/. Acesso em: 13 mar. 2023.

Disciplina
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

Carga horária
30 horas

Objetiva
Estimular o desenvolvimento de competências de gestão de pessoas e de liderança na nos líderes de instituições de ensino, permitindo a criação de um clima organizacional educacional motivador e colaborativo.

Programa
Gestão de Pessoas nas organizações, Liderança como papel fundamental na construção da equipe, recrutamento, seleção de pessoas, treinamento, motivação, clima organizacional, comunicação, capital humano nas organizações.

Bibliografia
1. BARROS NETO, João Pinheiro de (org.). Administração: fundamentos de administração empreendedora e competitiva. São Paulo: Atlas, 2018.
2. BARROS NETO, João Pinheiro de (org.). Administração de organizações complexas: liderando e simplificando a gestão para criar valor e maximizar resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
3. GASALLA, José Maria. A nova gestão de pessoas: o talento executivo. São Paulo: Saraiva, 2007.
4. OLIVEIRA, J. F.; MARINHO, R. M (orgs.). Liderança: uma questão de competência. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
5. QUINN, Robert E. et al. Competências gerenciais. Rio de Janeiro: Campus; Elsevier, 2012.

Disciplina
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Carga horária
20 horas

Objetivo
Compreender os pressupostos teóricos da Gestão Escolar Democrática e suas possibilidades para processos de inovação em educação.

Programa
Gestão democrática da Educação. Princípios de autonomia administrativa, financeira e pedagógica da gestão escolar. Gestão participativa. Processos democráticos nas decisões escolares.

Bibliografia
1. ALMEIDA, M.; FREITAS, M. C (Org). Desafios permanentes: projeto político pedagógico, gestão escolar, métricas no contexto da TICs. Rio de Janeiro, RJ: Brasport, 2015.
2. LIB NEO, J. C. Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2008.
3. LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. Petrópolos, RJ: Vozes, 2008.
4. LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Série Cadernos de Gestão. Vol II: Petrópolis/RJ: Vozes, 2006.
5. SANTOS, C. A gestão educacional e escolar para a modernidade. 1. Ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2009.

Disciplina
METODOLOGIAS E PRÁTICAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Carga Horária
40 horas

Objetivo
Estudar e refletir sobre os conceitos, potencialidades dos principais tipos de metodologias ativas na educação e suas possibilidades neste cenário digital e contemporâneo. Discutir a especificidade de cada metodologia apresentada e casos de sucesso. Refletir sobre os usos das tecnologias digitais que poderão permear essas metodologias.

Programa
Escola no cenário contemporâneo, sala de aula invertida, ensino híbrido, Peer Instruction, Ensino sob medida, Rotação por estação. Design Thinking e Metodologia baseada em projetos Gamificação e Metodologia baseada em jogos. Demais metodologias, reflexões e tecnologias digitais disponíveis

Bibliografia
1. ANASTASIOU, L.G.C; ALVES, L.P. Estratégias de Ensinagem. 2008. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1390223/mod_resource/content/1/anastasiou.pdf>
Acesso em: 31 ago 2020.
2. BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
3. BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
4. CARVALHO, F. F.; CHING, H. Y. (Org.). Práticas de ensino Aprendizagem no ensino superior. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

Disciplina
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Carga Horária
40 horas

Objetivo
Compreender o uso significativo das tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.

Programa
Cultura Digital e Mídias na Educação. Mediação pedagógica-tecnológica. Tecnologias na Formação de Professores. Aprendizagem ubíqua. Softwares Educacionais e Objetos de Aprendizagem. Realidades, simulações e mundos virtuais. Pensamento Computacional. Jogos Digitais. Recursos Educacionais Abertos. Hibridização da educação. Educação a Distância e Ensino Onlife.

Bibliografia
1. BACICH, L; MORAN, J. (Org.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico prática. Editora Penso, Porto Alegre, 2018.
2. BARROS, D. M. V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. E-book. Lisboa: [s.n.], 2011. Disponível em <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com.br/> . Acesso em 04 mar. 2023.
3. BATES, A. W. (Tony). Tendências em Educação Aberta. Educação na era digital: design, ensino e
aprendizagem. São Paulo: Artesanato Digital, 2016, p. 421-450 (Tradução de Claudio Cleverson de Lima).
4. FREITAS, M. T. A. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 57-74.
5. MORAN, J.; MASETTO, M.T; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

Disciplina
INOVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DIGITAL

Carga Horária
40 horas

Objetivo
Estudar e investigar inovações metodológicas e tecnológicas nos processos educativos na era digital. Refletir repercussões do uso de metodologias ativas e tecnologias digitais, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Realidade Mista, Objetos de Aprendizagem e Inteligência Artificial, considerando os envolvidos nos processos educativos em contexto digital.

Programa
Escola no cenário contemporâneo e a cultura digital. Exemplos de recursos digitais utilizados em contexto educacional. Metodologias ativas permeadas pelas tecnologias digitais. Ações educacionais inovadoras realizadas/pensadas em contexto digital nacional.

Bibliografia
1. ALCANTARA, Elisa, F. S. (Org.). Inovação e renovação acadêmica: guia prático de utilização de metodologias e técnicas ativas. Volta Redonda, RJ: FERP, 2020. Disponível em: http://www2.ugb.edu.br/Arquivossite/Editora/pdfdoc/Guia_De_Metodologias_Ativas.pdf
2. AMARAL, S. F. Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 48699-48714. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13539/11346
3. BARTOLOMÉ, A. et al. Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 39, n 3p. 01-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/70506/47426
4. KALINKE, Marco Aurélio; MOTTA, Marcelo Souza (Org.). Inovações e Tecnologias Digitais na Educação: uma busca por definições e compreensões. Campo Grande, MS: Life Editora, 2021. Disponível em: http://www.lifeeditora.com.br/loja/produto/inovacoes-e-tecnologias-digitais-na-educacao-uma-busca-por-definicoes-e-compreensoes-ebook-gratuito
5. SCHLEMMER, E.; DI FELICELLKA, M.; SERRA, M. R. S. Educação OnLIFE: a Dimensão Ecológica das Arquiteturas Digitais de Aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5kXJycPzpBZn6L8cXHRMRVy/?lang=ptTAVARES, L. A., MEIRA, M. C.