Corpo docente GEDUCI 2023
Contador, Advogado, Mestre em Administração de Empresas e Doutor em Engenharia de Produção. Atualmente é Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE) vinculado à Graduação e à Pós- Graduação – Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP). Líder do Grupo de Pesquisa: Governança Pública e Desenvolvimento. Tutor do Programa de Educação Tutorial em Políticas Públicas (PET-PP). Acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná – ACCPR – titular da Cadeira 26. Atuou como: Pró-Reitor Acadêmico; coordenador de cursos de graduação e pós-graduação; Secretário Geral; Editor Adjunto da Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; e como Consultor Ad hoc e Membro de Comitês de Assessoramento de Área na CAPES (Área de Ciências sociais Aplicadas/PUR-D) e Fundação Araucária (CAAs/CSA). Possui experiência profissional com atuação em organizações empresariais e instituições de ensino superior, principalmente nos seguintes temas: gestão financeira, controladoria, sistema de informações, gestão educacional (acadêmico_financeira_patrimonial), currículos e avaliação da Educação Superior (institucional e de cursos de graduação).
Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, lecionando disciplinas de marketing em cursos de graduação e especialização.É mestre e doutora em Administração pela UFPR, linha de pesquisa em Estratégia de Marketing e Comportamento do consumidor. Atuou na gestão da graduação como coordenadora do curso de bacharelado em Administração, Diretora de Graduação no campus Curitiba e Diretora de Graduação da UTFPR. Tem experiência na área de pesquisa de marketing. Tem interesse nos temas: Estratégias de Marketing; Comportamento do Consumidor; Marketing Digital.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente atua como Pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e como Professora do Magistério do Ensino Superior no Instituto Superior de Educação . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Comitê Editorial da Revista Transmutare. Atuou como docente no ensino superior em instituições públicas e particulares e em cursos a distância de formação inicial e continuada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: graduação, estudantes, formação acadêmica, profissionalização docente, universidade e currículo.
Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Curitiba. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Licenciado em Matemática (UENP- campus Jacarezinho) e Pedagogia (UEM) . Atuou por doze anos na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Ourinhos/SP, exercendo a função de Professor dos Anos Iniciais, Supervisor Técnico-Pedagógico, Formador de Matemática e Professor de Matemática. No ensino privado, lecionou como Professor da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (2015-2019), atuando em disciplinas no campo da Pedagogia, do Ensino de Ciências e de Educação Matemática, bem como disciplinas de estágio supervisionado. Atualmente é vice-líder do Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática – GDFEM. Além disso, participa como pesquisador do GEPPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (CNPq/UEPG), no qual realizou estágio Pós-Doutoral em Educação, discutindo políticas públicas de formação de professores que ensinam Matemática e a BNCC. Atua, ainda, como avaliador do Sistema BASis do INEP, bem como parecerista ad hoc de periódicos científicos na área de Educação Matemática. Participa como membro do GT01 e da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Exerceu a função de Coordenador do PPGEdu/UNIPAMPA (2021-2022). Atualmente, ainda, é Editor-Chefe da Revista Transmutare. Possui interesses no campo da Educação Matemática, Ensino de Ciências e Tecnologias Sociais, priorizando discussões: 1- Matemática ou Ciências na Educação Básica e/ou formação do professor; 2- Questões didáticas em Matemática, Ciências e Tecnologias (planejamento, currículo e avaliação); 3- Infância(s) e Tecnologias Sociais (redes sociais, artefatos infanto-tecnológicos, produções tecnológicas infantis).
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). Possui interesses de pesquisas relacionadas em: Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática; Objetos de aprendizagem; pensamento computacional; programação visual (intuitiva); aplicativos educacionais móveis; jogos digitais; formação de professores para o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática; metodologias ativas no ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática; MOOCs; Educação Aberta e a Distância; Recursos Educacionais Abertos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Departamento de Educação – DEPED/ Campus Curitiba. Possui Doutorado em Distúrbios da Comunicação (Universidade Tuiuti do Paraná-UTP/2016), Mestrado em Educação (2006), Pós- Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia (2002), Educação Bilíngue Libras/ Língua Portuguesa (2007) e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (Instituto Federal do Triângulo Mineiro – lFTM (2020), graduação em Pedagogia (1999). Pesquisador no Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente (UTFPR). Participante da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores (RIPEFOR). membro da comissão Editorial da Revista Transmutare (periódico online do Departamento de Educação da UTFPR/Curitiba). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo de ensino e aprendizagem, Desenvolvimento Profissional Docente, Políticas Públicas de Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Aquisição da Língua de Sinais e Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2016). Mestre em Educação pela UEPG (2011). Licenciada em Pedagogia pela UEPG (2008). Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), colaboradora da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), integra a equipe editorial da Revista Práxis Educativa e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, membro do Conselho Editorial da Editora UTFPR (representa a área de Educação), foi editora-adjunta e editora-chefe da Revista Transmutare (2017-2022), é vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Educativas – GPPEPE (UEPG). Professora colaboradora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020) e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR, 2002). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Inovações e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior na modalidade presencial, mista e EAD. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Fundamental II pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e acadêmica bolsista da UTFPR no Departamento Coordenação de Tecnologia na Educação.
Pós-doutor em Tecnologias Digitais e Formação Docente pelo PPGAV/UFRGS (2021) Doutor em Educação na linha de Educação Matemática (2014, UFES). Líder do GEPETEC UNIRIO – Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Digitais e Formação Docente. Pesquisador e Professor Adjunto C3 no Departamento de Didatica da Unirio (desde março /2019) Professor Permamente do PPCTE/ CEFET RJ e Colaborador no NIDES UFRJ. Professor colaborador no programa de Pós-graduação em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR. Elaborador e revisor para itens do SAEB/ INEP/MEC. em 2007 e 2020. Vencedor por duas edições das Olimpíadas de Jogos Digitais da Educação -Seeduc/RJ. Atuou como professor de Ensino Superior da rede privada, Ensino Fundamental e Médio nas redes públicas do RJ. Tem larga experiência na área de Ensino de Matemática e pesquisa sobre Tecnologias Digitais.