Curso de Especialização
MBA em Gestão Educacional e Inovação
360 horas
de carga horária divididas em 3 núcleos de disciplinas
Ambiente virtual
de aprendizagem MOODLE da UTFPR para conteúdos e realização das atividades
Encontros online
realizados na plataforma de webconferência Google Meet
Flexibilidade
na organização dos espaços e horários de estudo a cargo do aluno
O Curso de Especialização MBA em Gestão Educacional e Inovação surge da necessidade de transformação da área educacional contribuindo na formação de gestores escolares de instituições públicas ou privadas. A gestão escolar, ao pensar a escola como um espaço transdisciplinar, ganhou destaque e nesse sentido o MBA oferece reflexões e práticas para que os profissionais da educação estejam cada vez mais qualificados para contribuir com a construção da gestão através da perspectiva democrática, inclusiva e inovadora
Núcleos
Corpo docente altamente qualificado
Contador, Advogado, Mestre em Administração de Empresas e Doutor em Engenharia de Produção. Atualmente é Professor Associado na UTFPR/ Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE). Líder do Grupo de Pesquisa: Governança Pública e Desenvolvimento. Tutor do Programa de Educação Tutorial em Políticas Públicas (PET-PP). Possui experiência profissional com atuação em organizações empresariais e instituições de ensino superior, principalmente nos seguintes temas: gestão financeira, controladoria, sistema de informações, gestão educacional , currículos e avaliação da Educação Superior .
Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, lecionando disciplinas de marketing em cursos de graduação e especialização.É mestre e doutora em Administração pela UFPR, linha de pesquisa em Estratégia de Marketing e Comportamento do consumidor. Atuou na gestão da graduação como coordenadora do curso de bacharelado em Administração, Diretora de Graduação no campus Curitiba e Diretora de Graduação da UTFPR. Tem experiência na área de pesquisa de marketing.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente atua como Pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e como Professora do Magistério do Ensino Superior no Instituto Superior de Educação . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. [...]
Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Curitiba. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Licenciado em Matemática (UENP- campus Jacarezinho) e Pedagogia (UEM) . Atuou por doze anos na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Ourinhos/SP, exercendo a função de Professor dos Anos Iniciais, Supervisor Técnico-Pedagógico, Formador de Matemática e Professor de Matemática. No ensino privado, lecionou como Professor da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos [...]
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). [...]
Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Departamento de Educação – DEPED/ Campus Curitiba. Possui Doutorado em Distúrbios da Comunicação (Universidade Tuiuti do Paraná-UTP/2016), Mestrado em Educação (2006), Pós- Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia (2002), Educação Bilíngue Libras/ Língua Portuguesa (2007) e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (Instituto Federal do Triângulo Mineiro – lFTM (2020), graduação em Pedagogia (1999) [...]
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Mestre em Educação pela UEPG. Licenciada em Pedagogia pela UEPG. Atualmente é professora do Departamento de Educação da UTFPR, colaboradora da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), integra a equipe editorial da Revista Práxis Educativa e da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, membro do Conselho Editorial da Editora UTFPR, é vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Educativas – GPPEPE (UEPG). [...]
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020) e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR, 2002). [...]
Pós-doutor em Tecnologias Digitais e Formação Docente pelo PPGAV/UFRGS, Doutor em Educação na linha de Educação Matemática (UFES). Líder do GEPETEC UNIRIO – Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Digitais e Formação Docente. Pesquisador e Professor Adjunto C3 no Departamento de Didatica da Unirio, Professor Permamente do PPCTE/ CEFET RJ e Colaborador no NIDES UFRJ. Tem larga experiência na área de Ensino de Matemática e pesquisa sobre Tecnologias Digitais.
Ambiente virtual de aprendizagem
Sobre a UTFPR
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem como principal foco a graduação, a pós-graduação e a extensão. Oferece mais de 100 cursos superiores de tecnologia, bacharelados (entre eles engenharias) e licenciaturas. A consolidação do ensino de graduação incentiva o crescimento da pós-graduação, com a oferta de mais de 90 cursos de especialização, 60 programas de pós-graduação stricto sensu, com cursos de mestrado e doutorado, além de centenas de grupos de pesquisa.