Corpo docente INTEDUC 2024

Carlos Alberto Dallanbona

Engenheiro eletricista (1979), mestre em Engenharia de Produção (2001), doutor em educação (2011). É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1992, atuando nas áreas elétrica, engenharia de produção, educação mediada por tecnologias, educação em engenharia, educação a distância e avaliação de processos educacionais. Foi coordenador do curso de engenharia elétrica, atual chefe do setor responsável pelos cursos de bacharelado e licenciatura do Campus Curitiba da UTPFR. Avaliador do INEP e Arcu-Sul. Atuou em empresa de telecomunicações e como profissional autônomo em engenharia elétrica e telecomunicações. Tem experiência profissional em sistemas de energia, sistemas de telecomunicações e eficiência energética. Tem experiência acadêmica como gestor de cursos e instituições de ensino superior, gestão e docência em cursos presenciais e a distância. Desenvolve pesquisas nos temas: educação a distância,educação profissional a distância, educação em engenharia, educação tecnológica, gestão de instituições de ensino superior e avaliação de processos educacionais. Foi professor mediador e membro da equipe de coordenação de Curso de Especialização em Gestão e Docência em EaD, parceria UFSC, UTFPR e CEFET-MG e coordenador do Curso Técnico Subsequente em Logística, modalidade a distância da UTFPR, no âmbito da Rede eTec Brasil. Coordenador geral adjunto da Rede eTec Brasil na UTFPR.

Flavia Sucheck Mateus da Rocha

Doutora em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela UFPR, na Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia, pela Uninter. Possui Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela FAEL e em Formação Docente para EaD, pela Uninter. É integrante do GPTEM (Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática), do GPINTEDUC (Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação) e do grupo EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários profissionais, de gestão, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas. Atualmente é Coordenadora EaD na Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas do Centro Universitário Internacional Uninter. Tem experiência no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Pesquisa sobre Tecnologias Digitais na Educação Matemática, Pensamento Computacional e demais perspectivas metodológicas da Educação Matemática.

Jamile Ajub Brid

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente atua como Pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e como Professora do Magistério do Ensino Superior no Instituto Superior de Educação . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Comitê Editorial da Revista Transmutare. Atuou como docente no ensino superior em instituições públicas e particulares e em cursos a distância de formação inicial e continuada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: graduação, estudantes, formação acadêmica, profissionalização docente, universidade e currículo.

Marcus Vinícius Santos Kucharski

Marcus Vinicius Santos Kucharski é Doutor em Educação pela PUCPR, tendo-se dedicado à pesquisa da prática profissional docente e suas técnicas e tecnologias em todos os seus âmbitos tanto no ensino presencial quanto na educação à distância. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lotado no Departamento de Educação (DEPED-CT), do qual atualmente é chefe. Coordenou e lecionou em curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Gerenciou a educação à distância da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) por seis anos, onde participou decisivamente da criação e implementação do primeiro curso no Brasil de graduação tecnológica à distância (EAD) em Gestão de Transporte Aéreo pela parceria UTP / Universidade de Uberaba (UNIUBE). Lecionou em diversas instituições de ensino superior no Paraná (PUCPR, UEPG, UTP, UniCuritiba), tendo também participado de projetos de pesquisa e extensão e de implementação de programas de EAD. Acumula experiência na Educação Básica, tanto na rede privada quanto na pública. Ocupou, por oito anos, cargo de coordenador de mídia digital junto ao Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), tendo autorado e coordenado a implementação de materiais didáticos multimídicos, além de treinado professores e gestores para implementação de soluções educacionais informatizadas no âmbito da Educação Básica. Seu interesse atual de trabalho e pesquisa centra-se especialmente na formação de professores com e para a incorporação de recursos digitais de comunicação à prática pedagógica de todos os níveis educacionais na perspectiva da Educomunicação, bem como na identificação e desenvolvimento de um novo Ethos docente a partir dos desenvolvimentos tecnológicos e das características e exigências da geração que ora aporta em nossas universidades. Metodologicamente, também tem-se dedicado ao aprimoramento e divulgação do método de etnografia virtual para pesquisas na área das ciências humanas em geral e da educação em específico – tendo sua tese sido a primeira totalmente desenvolvida no Brasil sob tal perspectiva metodológica.

Marcelo Souza Motta

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). Possui interesses de pesquisas relacionadas em: Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática; Objetos de aprendizagem; pensamento computacional; programação visual (intuitiva); aplicativos educacionais móveis; jogos digitais; formação de professores para o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática; metodologias ativas no ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática; MOOCs; Educação Aberta e a Distância; Recursos Educacionais Abertos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Patrícia Fernanda da Silva

Possui graduação em Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente desenvolve atividades de pósdoutorado no Projeto AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto) e também no Projeto AVAECIM (Ambiente Virtual de Aprendizagem Experimental em Ciências e Matemática) onde pesquisa sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática. Atua como professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) e professora Substituta de Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Sérgio Carrazedo Dantas

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, ambos pela UEL. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana e membro do Instituto GeoGebra de São Paulo. Possui experiência de dez anos na Educação Básica em que trabalhou em escolas da rede pública e da rede particular. Possui experiência na formação de professores de matemática e atua neste campo desde 2007. Atualmente é formador de professores na UNESPAR, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e coordena um projeto de formação de professores, intitulado Curso de GeoGebra (atualmente na 13ª edição) com uma equipe formada por 90 profissionais de educação matemática de vários estados do Brasil.

Taniele Loss

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR; possui especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR). É integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) e do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM) da UTFPR. Já atuou como professora da Área de Exatas, modalidade presencial e EAD, na Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter. Foi bolsista da UTFPR, Campus Curitiba, no Departamento Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED). Atualmente compõe a Equipe de Matemática da Gerência de Currículo da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Doutor em Educação Matemática (2014, UFES).Cursando Pós-doutorado em Tecnologias Digitais e Formação Docente pelo PPGAV/UFRGS Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Digitais e Formação Docente – GEPETEC UNIRIO Pesquisador e Professor Adjunto C2 no Departamento de Didatica da Unirio (03/2019) Professor colaborador no programa de Pós-graduação em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR, onde atua nas disciplinas de Realidade Virtual, Produção e Edição de Vídeos na Educação e Metodologias ativas e Design Thinking na Educação. Consultor no INEP/MEC. Vencedor por duas edições das Olimpíadas de Jogos Digitais da Educação -Seeduc/RJ. Foi Professor colaborador no Mestrado em Educação Matemática da UFPel (2018-2019) Foi Pesquisador e Professor Adjunto do Departamento Interdisciplinar da UFRGS (2015 -2019). Foi Coordenador Acadêmico do Polo EaD Rio de Janeiro Centro – da Universidade Paulista. Foi professor de cursos de atualização na Fundação Cecierj, Atuou como professor de Ensino Fundamental e Médio nas redes públicas do RJ. Tem larga experiência na área de Ensino de Matemática e pesquisa sobre Tecnologias Digitais.