Núcleos e Disciplinas

Núcleo Temático: Fundamentos Teóricos

Ambientação em Educação a Distância
Proporcionar ao aluno a imersão em conceitos básicos sobre EAD e a capacitação sobre as ferramentas básicas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UTFPR.

Fundamentos de Inovação e Tecnologias na Educação
Desenvolver conceitos básicos de Inovação e Tecnologias na Educação.

Mediação Pedagógica e Tecnológica na Educação
 Apresentar conceitos básicos relacionados a mediação pedagógica com o uso de tecnologias

Mídias, Comunicação e Formação
Compreender a Comunicação apoiada pelas tecnologias digitais. Compreender as diferenças entre mídias e tecnologias na formação profissional. Identificar as diferenças pedagógicas entre as mídias. Desenvolver uma proposta formativa com as mídias digitais.

Núcleo Temático: Tecnologias Digitais na Educação

M-learning: Aprendizagem e mobilidade na educação
Apresentar o conceito de M-learning e suas contribuições em sala de aula.

Softwares educacionais e Objetos de Aprendizagem na Educação
Apresentar as contribuições do uso de softwares educacionais e objetos de aprendizagem no contexto
escolar.

Realidades, simulações e mundos virtuais na educação
Apresentar as possibilidades do uso de realidades, simulações e mundos virtuais na educação.

Produção de recursos audiovisuais na educação
Possibilitar o desenvolvimento de videoaulas e podcast na educação.

Núcleo Temático: Inovações Metodológicas na Educação

Metodologias ativas e Inovação escolar
Contextualizar historicamente as metodologias ativas para analisar metodologias inovadoras e suas possibilidades no planejamento escolar.

Sala de Aula Invertida e Redes de Aprendizagem
Compreender o conceito de redes de aprendizagem. Diferenciar aprendizagem em equipe,
aprendizagem colaborativa e comunidade de aprendizagem. Conhecer a sala de aula invertida. Experienciar a
sala de aula invertida. Propor uma sequência Didática para a sala de aula invertida.

Aprendizagem Baseada em Problemas, projetos e times
Identificar e aplicar a aprendizagem baseadas em problemas, jogos e times.

Aprendizagem Baseada na instrução pelos pares, no ensino sob medida e no Design Thinking
Identificar e aplicar a aprendizagem baseada na instrução pelos pares, no ensino sob medidas e no desing thinking.

Gamificação na Educação
Identificar e aplicar a aprendizagem baseadas em jogos por meio da gamificação.

Núcleo Temático: Possibilidades e Articulações Teóricas

Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação
Conhecer as tendências de pesquisa em inovação e tecnologias na educação.

Pensamento Computacional na Educação
Compreender e utilizar noções sobre computação na produção de objetos para o ensino e para a aprendizagem.

Tópicos Especiais em Inovação e Tecnologias na Educação
Conhecer, estudar e pesquisar os principais tópicos especiais em inovação e as tecnologias de modo que possam ser implementadas no contexto escolar e oferecer novas possibilidades de aprendizagem aos alunos.