DÚVIDAS FREQUENTES
O que é?
A Pós-graduação lato sensu compreende Cursos de Especialização, com duração mínima de 360 horas, nos quais se incluem os cursos designados como MBA – Master of Business Administration. Diferentemente da Pós-graduação stricto sensu, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Os Cursos de Especialização da UTFPR têm por finalidade capacitar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades em áreas específicas do saber, incrementando a produção técnico-científica através da elaboração de Trabalho Final de Conclusão de Curso.
Posso me inscrever em um Curso de Especialização antes de concluir a Graduação?
Não, pois de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, os cursos são oferecidos somente aos candidatos diplomados em curso superior.
É possível efetuar o cancelamento da inscrição?
A taxa de inscrição é devolvida ao aluno no caso de o curso ser cancelado. Se o motivo for desistência por parte do aluno, não há ressarcimento desta taxa. Caso o candidato se inscreva e não efetue o pagamento, o boleto bancário será cancelado.
Posso fazer o cancelamento do Curso de Especialização?
Sim, é possível fazer o cancelamento através do preenchimento do requerimento e encaminhamento do mesmo para a secretaria geral.
Quanto ao pagamento de mensalidades após o cancelamento do curso
O aluno paga a mensalidade até o mês em que o curso foi cancelado.
Existe alguma taxa ou multa para cancelamento do curso?
Sim, conforme especificado e informado no ato da contratação do curso.
Posso fazer o trancamento do curso?
Não, porém você pode solicitar a desistência do curso. Se houver a edição do mesmo curso, no prazo de 5 anos há a possibilidade do aluno retornar e solicitar a equivalência das disciplinas já cursadas.
Onde encontro o requerimento para efetuar uma solicitação à secretaria geral?
Indo diretamente à Secretaria Geral (Bloco “K”, próximo a entrada pela Rua Westphalen) ou solicitando via e-mail (derac-ct@utfpr.edu.br)
Os Cursos de Especialização ofertados pela UTFPR são reconhecidos pelo MEC?
Pós Lato Sensu – Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais, nos quais se incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration), oferecidos por instituições de ensino superior, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018.
Qual a diferença entre Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu?
A pós-graduação stricto sensu compreende programas de mestrado e doutorado, também abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.). Contudo, diferentemente da pós-graduação lato sensu, ao final do curso o aluno obterá diploma. Além disso, os cursos de pós-graduação stricto sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002. Os cursos de mestrado e doutorado da UTFPR visam à formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento e para a produção de conhecimento científico.
Quem pode cursar os Cursos de Especialização?
Os portadores de diplomas de cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnologias) que atendam às exigências do Edital de Abertura do Curso pretendido.
Quais instituições podem ofertar Cursos de Especialização?
Apenas Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação, nas áreas em que possuem competência, experiência e capacidade instalada. Você pode consultar as instituições cadastradas no MEC aqui.
A UTFPR disponibiliza bolsa de estudos nos Cursos de Especialização?
Não, as bolsas existentes são vinculadas somente aos Cursos de Graduação e Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Como posso me inscrever / matricular?
A inscrição e matrícula devem ser realizadas nos locais, horários e conforme instruções descritas no Edital de Abertura de cada Curso. O Edital de Abertura é publicado tanto no portal eletrônico do campus de oferta do Curso quanto em veículos de circulação local. Conheça os campi da UTFPR e os cursos de especialização ofertados clicando aqui.
Posso fazer inscrição por meio de procuração?
Sim. A procuração deve ter firma reconhecida a fim de garantir a autenticidade da mesma evitando fraudes como falsificação de assinaturas ou utilização indevida da procuração pelo mandatário.
Até quando posso fazer minha inscrição?
O prazo de inscrição de cada Curso é definido em Edital, o qual é publicado tanto no portal eletrônico do câmpus de oferta do Curso quanto em veículos de circulação local.
A instituição onde me graduei ainda não expediu meu diploma, somente declaração de conclusão e histórico escolar. Posso me matricular?
Sim. É necessária a apresentação destes documentos, que comprovarão que você concluiu um Curso de Graduação. Após, você deverá assinar um termo de compromisso para entrega de cópia do diploma até o término do curso.
Posso cursar mais de um Curso de Especialização simultâneos na UTFPR?
Sim, desde que as atividades dos cursos não sejam simultâneas.
Como poderei acompanhar minhas notas e frequência?
Após efetivar sua matrícula, você receberá um número de registro acadêmico e uma senha para acessar o sistema acadêmico on-line.
Como terei acesso ao conteúdo programático das disciplinas?
Após efetivar a matrícula, você pode fazer requerimento no DERAC (Departamento de Registros Acadêmicos).
Há possibilidade de transferência de alunos de Cursos de Especialização de outras instituições para a UTFPR?
Não. O ingresso aos Cursos de Especialização da UTFPR é realizado apenas por meio de seleção realizada conforme descrito no Edital de Abertura de cada curso.
É possível ser aluno ouvinte nos Cursos de Especialização da UTFPR?
Não. O corpo discente dos Cursos de Especialização da UTFPR é composto apenas por alunos regularmente matriculados nos mesmos.
Quais os critérios de avaliação nos Cursos de Especialização?
A avaliação do rendimento acadêmico será realizada por meio: atividades presenciais e/ou não presenciais (trabalhos, exercícios, atividades práticas etc.) e frequência. Considera-se aprovado o aluno que obtém presença nas aulas igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e Nota Final (em cada disciplina mais o Trabalho de Conclusão de Curso) igual ou superior a 7,0 (sete).
Há um número mínimo de alunos para se formar uma turma?
Sim. A viabilidade do curso está condicionada ao número mínimo de inscritos, que varia conforme as necessidades específicas (laboratórios e outros recursos) de cada curso.